Os atendimentos bancários físicos estão sendo substituídos pelos digitais. Esse processo, que já era esperado para os próximos anos, foi acelerado pela pandemia. Segundo o Banco Central, mais de 10% das agências do Brasil fecharam desde o início da crise e essa situação deve se manter. Um levantamento da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) aponta que apenas 3% das operações bancárias são realizadas em agências.
A crise também abriu espaço para novas soluções financeiras. Entre 2017 e 2021, o número de fintechs no país foi de 244 para 1466, segundo um levantamento da Fincatch. Já um levantamento global feito pela CB Insights aponta que apenas no último ano, o investimento nessas startups mais que dobrou, passando de US$199 bilhões para US$440 Bilhões.
Mesmo que o mercado aponte para uma grande rivalidade entre bancos tradicionais e fintechs, os bancos estão entre os principais investidores dessas startups. De acordo com uma pesquisa da Deloitte feita em 2021, essas instituições financeiras investiram cerca de US$25 bilhões em tecnologia bancária de startups.
Algumas fintechs do mercado não foram criadas para rivalizar com bancos tradicionais, mas para complementar soluções financeiras que podem ser incorporadas por estas instituições. A PayKey, por exemplo, é uma fintech israelense que chegou ao Brasil em agosto de 2021 para acelerar, junto às instituições financeiras locais, a experiência digital e personalizada de seus clientes.
Entre as soluções oferecidas pela PayKey, o salário sob demanda permite que o banco ofereça opções de adiantamento salarial para colaboradores de empresas que realizam seus pagamentos por meio da instituição e sem juros. A solução ajuda a evitar multas e juros para despesas pontuais e também é responsável por uma retenção de funcionários 30% maior do que nas empresas que não oferecem o benefício.
Segundo a CEO da PayKey, Sheila Kagan, a entrada da empresa no Brasil é um movimento estratégico e importante para a consolidação internacional da fintech: “O Brasil é um dos países mais avançados em adesão a serviços financeiros digitais. Acreditamos que com a PayKey os bancos podem se aproximar de forma mais assertiva dos clientes, oferecendo soluções digitais personalizadas para eles”, conta a executiva.