14/04/2022 às 12h27min - Atualizada em 14/04/2022 às 19h09min

Semana Santa: receitas saborosas para o paladar e econômicas para o bolso

Em tempos de alta nos preços dos alimentos, professores da área de gastronomia do IBMR dão dicas práticas e de baixo custo para a Sexta-feira da Paixão e para o Domingo de Páscoa

SALA DA NOTÍCIA Leticia Simões
shutterstock_
Desde que o conflito na Ucrânia eclodiu, o brasileiro vem sentindo os efeitos da inflação em todos os setores, dia após dia. O aumento do petróleo “puxou” para cima o valor médio de uma série de itens e com o setor alimentício não foi diferente. Com a proximidade do feriado da Sexta-feira Santa e do Domingo de Páscoa, muitas famílias estão “quebrando a cabeça” para encontrar alternativas acessíveis e manter a tradição de reunir os entes e confraternizar. Com os preços mais salgados que o próprio bacalhau, a saída é tentar variar o cardápio, ou buscar itens que rendam bastante.

Pensando nisso, os professores de Gastronomia do Centro Universitário IBMR, Gionvanni Gropello e Daniela Almeida, compartilham receitas de baixo custo e de ótimo rendimento, para que a tradição da Semana Santa seja mantida.

“Não é novidade pra ninguém que os valores de todos os alimentos estão mais altos do que nunca, principalmente, quando se trata de ingredientes típicos dessa época. Para não perdermos o costume de comer bacalhau na Semana Santa, o curso de Gastronomia do IBMR pensou em uma receita que leve o ingrediente, porém, em pequenas quantidades, e que renda bastante: o Bacalhau Espiritual”, comenta Gropello. A vantagem desse prato, segundo o chef, é seu rendimento. “A receita serve até 5 pessoas de maneira bem generosa.”

Já Daniela dá uma dica de sobremesa que pode ser preparada com antecedência e consumida por todos, inclusive, veganos. “O brownie de batata doce é prático, econômico e muito saudável, pois não leva glúten. Para quem segue a dieta low carb é uma ótima alternativa. E o preparo, por ser bem simples, pode envolver as crianças também”, avalia a chef. O brownie de batata doce rende até nove pedaços grandes e tem custo médio de R$20. Tempo de preparo: 45 minutos.

Confira as saborosas receitas e aproveite o feriado em família, com economia e muito sabor!

BACALHAU ESPIRITUAL
INGREDIENTES:
9 ovos (gemas)
2 litros de leite
500g de bacalhau dessalgado (pode ser o tipo Saithe, mais em conta)
100g de cebola branca
15g de alho
250g de cenoura
40ml de azeite de oliva
30g de manteiga sem sal
300g de batata
2 pãezinhos francês amanhecidos
Salsa fresca
Sal refinado
Pimenta do reino branca

MODO DE PREPARO:
Coloque o bacalhau para cozinhar em água até ele estar completamente cozido; Coloque as batatas para cozinhar em água até elas estarem cozidas; Coloque uma peça de pão francês de “molho” no leite; Rale a peça de pão restante e reserve; Desfie o bacalhau grosseiramente; Corte a cebola em tiras finas e o alho em cubos pequenos; Refogue a cebola e o alho em uma panela, junto do azeite de oliva e a manteiga, até estarem suaves e levemente dourados; Adicione o leite e o pão umedecido, mexendo constantemente até se desfazer e tempere com sal e pimenta à gosto. Adicione as gemas de ovos fora do fogo, com a mistura ainda morna, porém não fervendo e, por último, adicione o bacalhau desfiado; Forre uma assadeira ou tabuleiro com as batatas cozidas, adicione a mistura cozida com gemas e bacalhau e finalize com o pão ralado; Leve ao forno pré-aquecido à 180°C, por aproximadamente 25 minutos, ou até ter o pão ralado dourado e crocante, mantendo o interior da preparação cremoso. Finalize com salsa fresca picada finamente.

BROWNIE DE BATATA DOCE
INGREDIENTES:
½ xícara de farelo de aveia (pode ser substituído por: farinha de amêndoas, aveia em flocos grossos, flocos finos ou a farinha de aveia).
½ xícara de cacau em pó (pode-se utilizar o cacau 70% ou cacau 100%).
3 colheres (sopa) de chia.
4 colheres (sopa) de óleo de coco derretido.
1 pitada de sal.
½ xícara (chá) de amêndoas picadas (pode ser substituído por: nozes, castanha de caju, castanha do Pará, amendoim) | (opcional)..
½ xícara de chocolate 70% em gotas ou picado.
1 colher (chá) de fermento em pó.
1 xícara (250 gramas) de purê de batata-doce.
½ xícara de açúcar cristal ou demerara (pode ser substituído por açúcar refinado ou açúcar mascavo).
½ colher (chá) de extrato de baunilha (opcional).

Modo de Preparo:
Para fazer o purê de batata-doce, basta assar a batata inteira com casca (faça pequenos furos na batata com auxílio de um garfo ou de uma faca). Asse a 180° C até que fique macia. Você também pode cozinhar a batata-doce no micro-ondas ou no vapor, caso queira. 
Retire a casca e ainda quente, amasse a batata doce com auxílio de um garfo. Reserve.
Em uma tigela, deixe a chia de molho em 1/2 xícara de água quente até ficar gelatinosa.
Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte uma forma ou assadeira de 18×18 cm e reserve (ou forre a forma com papel manteiga).
Em uma tigela, junte a chia hidratada, o purê de batata-doce, o açúcar, o extrato de baunilha e o óleo de coco.
Em outra tigela, misture a farinha, o cacau, o sal e o fermento. Junte os ingredientes secos aos úmidos.
Vá acrescentando aos poucos as gotas de chocolate (ou o chocolate picado) e as amêndoas.
Distribua a massa na forma preparada, leve para assar por aproximadamente 30 minutos, ou até formar uma casquinha na superfície, porém ainda úmido por dentro.
Deixe esfriar completamente para depois cortar (assim evita que quebre a casquinha).

Notas:
  1. Pode ser conservado por até 3 dias em um recipiente fechado em temperatura ambiente.
  2.  Uma semana na geladeira e por 3 meses no freezer.
  3. Pode ser aquecido no micro-ondas por 30 segundos e servido com um sorvete caseiro de banana com maracujá**
** Congele bananas bem maduras (aquelas que seriam jogadas fora). Para fazer o sorvete, retire as bananas congeladas do freezer e deixe fora por 10 minutos. Coloque-as num processador e vá batendo, aos poucos coloque o suco de maracujá, retire e sirva em seguida.
Para cada 2 bananas, acrescente 2 colheres de sopa de suco de maracujá.


Sobre o IBMR
Com o propósito de transformar vidas promovendo o saber e a empregabilidade, o Centro Universitário IBMR está entre os três melhores centros universitários privados do estado do Rio de Janeiro, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). Os campi estão localizados na Barra, Botafogo e Catete. São 52 anos de tradição em ensino superior oferecendo mais de 60 opções de cursos de graduação nas modalidades presencial, semipresencial e EAD, além de pós-graduação lato sensu e extensão.
As melhores práticas acadêmicas já renderam ao Centro Universitário IBMR o 1º lugar na avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) em Biomedicina e Fisioterapia, entre as escolas privadas do Rio de Janeiro. A Clínica-escola é referência em ações de responsabilidade social, bem-estar e cuidados de saúde. Os alunos realizam, sob supervisão de profissionais da área, atendimentos humanizados, personalizados e gratuitos em instalações modernas e confortáveis. A instituição preza em oferecer um ensino acessível, próximo e completo baseado em seus pilares de empregabilidade, infraestrutura completa, proximidade e acessibilidade.
 
Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp