28/04/2022 às 16h14min - Atualizada em 28/04/2022 às 16h42min

5 dicas para multiplicar o seu patrimônio

Vice-presidente de negócios da Embracon destaca os principais passos para começar a investir

SALA DA NOTÍCIA Redação
Freepik

São Paulo, abril de 2022 - Investir é uma forma inteligente de fazer o seu dinheiro trabalhar para você e garantir um rendimento extra, além da possibilidade de multiplicar o seu patrimônio a longo prazo. Muitas pessoas acreditam que para começar a investir é preciso ter um valor significativo acumulado. No entanto, não é necessário muito dinheiro para entrar no mercado financeiro, pois, hoje em dia, existem diversas alternativas acessíveis que podem se encaixar no perfil de qualquer pessoa que deseja investir. Por isso, Luís Toscano, vice-presidente de Negócios da Embracon, uma das principais administradoras de consórcios do País, compartilhou um passo a passo com dicas para quem deseja multiplicar o seu patrimônio de forma simples. Confira abaixo:
 

Aposte na educação financeira

Antes de tudo, é importante adquirir conhecimento sobre o assunto, desse modo, será possível entender qual tipo de investimento faz mais sentido de acordo com a sua finalidade. Para melhorar a educação financeira, há a possibilidade de buscar informações em artigos, vídeos, cursos e livros sobre o assunto. Segundo Toscano, aprofundar os conhecimentos, nesse tema, pode ajudar a estabelecer melhor a relação com o dinheiro e a planejar gastos e investimentos de forma mais estratégica.

 

Organize as finanças

O segundo passo para multiplicar o seu patrimônio é organizar a sua vida financeira. Coloque as contas em dia e se planeje para quitar dívidas pendentes. É importante colocar a casa em ordem antes de entrar no mercado financeiro. Para começar, não adianta investir se você não consegue nem pagar suas contas. Além disso, é importante determinar a sua renda e suas despesas mensais. É nesse momento que você planeja o quanto pode investir por mês sem comprometer o seu orçamento.

 

Monte uma reserva de emergência

Esse é um passo que merece a atenção de qualquer investidor, afinal, ter uma reserva é fundamental para cobrir gastos imprevistos ou até um corte de renda inesperado, como uma demissão. Para esse tipo de investimento, o ideal é levantar um valor suficiente para cobrir os seus gastos por um período entre 6 e 12 meses.
 

Faça investimentos

A principal estratégia de quem deseja aumentar o patrimônio é realizar investimentos, uma ótima alternativa para ampliar o rendimento e fazer o dinheiro trabalhar para você de forma inteligente. Antes de mergulhar no mundo do mercado financeiro, procure entender o seu perfil de investidor e a classificação em que sua estratégia se encaixa. Isso torna mais fácil fazer escolhas conscientes com base em suas necessidades. “Uma dica para potencializar os investimentos é realizar aportes regulares, pois isso ajuda a consolidar o hábito de poupar e investir. Como resultado, você pode ter uma vida financeira mais organizada, usar seu dinheiro com mais responsabilidade e, ao mesmo tempo, multiplicá-lo”, explica Toscano.
 

Invista em consórcios

O consórcio também é uma alternativa de investimento para quem deseja ampliar o seu patrimônio. Nessa modalidade, o consorciado pode determinar o valor do bem e a quantidade de mensalidade que deseja pagar, de acordo com as alternativas oferecidas pela administradora, responsável por fazer a gestão do grupo de pessoas participantes e dos recursos. Entre as principais vantagens desse modelo de investimento, é que não há a cobrança de juros, assim como nos financiamentos, existe apenas uma taxa de administração, que é menor do que as taxas de juros de outros métodos. Após a contemplação, o indivíduo pode negociar a compra com melhores condições, já que a carta de consórcio garante o pagamento à vista para o vendedor. “Um dos grandes diferenciais do consórcio é não ser necessário fazer um grande investimento. É feito apenas o pagamento mensal das parcelas, garantindo que o investimento seja realizado a longo prazo com um valor que cabe no bolso do investidor”, explica Toscano.

Sobre a Embracon

Há mais de 30 anos no mercado de consórcios, a Embracon é uma das maiores e mais conceituadas empresas especializadas em consórcio de automóveis, motos, imóveis, veículos pesados e serviços, e já entregou mais de meio milhão de bens. A filosofia de trabalho se baseia em conhecer e atender às necessidades dos clientes que encontram na instituição solidez, credibilidade, inovação e uma vasta gama de produtos. Atualmente, a empresa possui mais de 160 mil clientes ativos, mais de 400 parceiros em território nacional, cerca de 100 filiais no País e 2,9 mil funcionários. A Embracon é autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil e associada à ABAC (Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios).


 


Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp