02/05/2022 às 15h19min - Atualizada em 03/05/2022 às 17h18min

Chef Paulo Machado ministra aula de cozinha pantaneira na Universidade Anhembi Morumbi

Alunos de Gastronomia, Turismo, Eventos e Hotelaria, além de convidados, aprenderão os segredos da culinária do Pantanal com o

SALA DA NOTÍCIA Assessoria de Imprensa
Divulgação/chef Paulo Machado
No dia 12 de maio (quinta-feira), o chef Paulo Machado, referência nacional em culinária pantaneira, ministrará duas aulas exclusivas para alunos da Universidade Anhembi Morumbi, nos câmpus Vila Olímpia e Mooca.

Na ocasião, o ex-aluno da Instituição - formado na turma de Gastronomia de 2008 e mestre em Hospitalidade pela turma de 2013 - retorna às cozinhas para ensinar o que vem sendo seu objeto de estudos e trabalho nos últimos 14 anos, que é a gastronomia pantaneira.

Na companhia do chef Lucas Caslu, representante do centro-oeste no projeto Brasil Sabores e Saberes, do Itamaraty, fará duas receitas clássicas do Pantanal: macarrão de comitiva e sashimi de piloteiro. Além disso, o chef apresentará seu novo livro: Cozinha Pantaneira: Comitiva de Sabores, lançado pela editora BEI. Representantes da Documenta Pantanal, uma iniciativa que reúne profissionais de áreas diversas em torno da urgência de tornar as fragilidades e as riquezas do Pantanal Mato-grossense mais conhecidas do público, estará presente no evento.

“Ficamos muito felizes de receber o chef Paulo Machado, pois ele faz parte da história do curso de Gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi, não só por ter se formado conosco, mas por sempre estar envolvido em projetos e estudos sobre a culinária brasileira e sempre se disponibilizar para estar conosco, trazendo sua experiência para a academia”, ressalta o chef Daniel Frenda, coordenador do curso de Gastronomia da instituição.

“O Paulo é uma figura muito importante para a gastronomia brasileira, em especial, para a culinária pantaneira, responsável por difundir essa cultura ainda tão pouco explorada brasil afora. Por isso, quando soube que ele estava de passagem pelo Brasil, aproveitei para promover esse reencontro dele com a academia”, conta Rosa Moraes, embaixadora de Turismo e Hospitalidade da Ânima Educação.

“Eu fiquei muito animado de retornar ao Brasil depois de um tempo morando fora em um momento em que o Mato Grosso do Sul é evidenciado nacionalmente, em uma ótima oportunidade de mostrarmos ao Brasil o que a cozinha pantaneira tem de melhor”, enfatiza o chef Paulo Machado.
Apesar da aula ser exclusiva para os alunos dos cursos de Gastronomia, Turismo, Eventos e Hospitalidade da Instituição, o chef Paulo Machado compartilha uma das receitas a serem apresentadas, que é um clássico desta cultura: o macarrão de comitiva. O prato leva esse nome por ter sido criado por comitivas de peões de boiadeiro. É preparado com ingredientes simples e comuns, de forma que, juntos, conferem perfeita união entre sabor e aroma. “Nada mais é que uma versão do arroz carreteiro, porém, com macarrão”, explica o especialista.

Macarrão de Comitiva
Ingredientes:
100 g de carne-de-sol
2 dentes de alho picados
2 colheres de sopa de óleo de milho, azeite de oliva ou banha
250 g de espaguete nº 8
Água quente
Sal a gosto
Suco de 1 laranja pera
Cheiro-verde picado a gosto
Coentro picado a gosto

Modo de preparar
Limpe a carne-de-sol e lave-a em água corrente abundante, para
retirar o excesso de sal.
Em uma panela alta, refogue o alho no óleo quente. Junte a carne
picada, fritando-a até dourar.
Acrescente o macarrão quebrado (em no mínimo três partes) e frite
mais um pouco até que as pontas do macarrão adquiram uma
coloração esbranquiçada.
Adicione o suco de laranja para soltar o caldo do fundinho da panela
Acrescente a água quente até quase cobrir a mistura.
Cozinhe em fogo médio, com a panela aberta, mexendo de vez em
quando para acomodar o macarrão, até que ele fique macio e a
água seque. Sirva com o cheiro-verde e o coentro.

Receita do chef Paulo Machado.

Sobre a Universidade Anhembi Morumbi
A Universidade Anhembi Morumbi oferece programas de graduação, graduação tecnológica e pós-graduação lato sensu e stricto sensu, distribuídos nas áreas de Ciências da Saúde; Turismo e Hospitalidade; Negócios; Direito; Artes, Arquitetura, Design e Moda; Comunicação; Engenharia e Tecnologia e Educação. Seus oito campi estão localizados nas regiões da Avenida Paulista, Vila Olímpia, Mooca, Morumbi, Vale do Anhangabaú, São José dos Campos e Piracicaba. 
Possui laboratórios de última geração e diferenciais como a internacionalidade, já tendo enviado, desde 2006, milhares de alunos do Brasil para realização de cursos no exterior, além de receber centenas de estudantes estrangeiros em seus campi, que se tornaram locais multiculturais para o aprendizado. 
Saiba mais sobre a Anhembi Morumbi em https://portal.anhembi.br/

Sobre a Ânima Educação
Com o propósito de 'Transformar o Brasil pela Educação', a Ânima Educação é o maior ecossistema de educação de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com cerca de 350 mil pessoas, composta por mais de 330 mil estudantes e 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior. Está presente em 12 estados, nas regiões Sudeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste, e em quase 550 polos de ensino digital por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão oito marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.
Em 2021, a Ânima foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Em 2020, foi reconhecida como uma das cinco Empresas mais Inovadoras do País, na categoria Serviço, de acordo com o Anuário de Inovação do Valor Econômico; e conquistou, em 2019, o prêmio Mulheres na Liderança, na categoria Educação, iniciativa da ONG Women in Leadership in Latin America (WILL). Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.

 
Notícias Relacionadas »
© 2022 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp