05/05/2022 às 18h30min - Atualizada em 06/05/2022 às 14h09min

Pela primeira vez em cinco anos, intenção de compra neste Dia das Mães cai 1,6% de acordo com projeção do IBEVAR

Queda reflete o atual cenário econômico do país com aumento da inflação e diminuição no poder aquisitivo das famílias, além do fim do auxílio emergencial

SALA DA NOTÍCIA Beatriz Soares Gomes

Pesquisa realizada pelo IBEVAR - Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo aponta que, pela primeira vez em cinco anos, a intenção de compra para o Dia das Mães deve cair. De acordo com projeção realizada pelo instituto, de 2021 para este ano, a redução será de 1,6%. Os participantes ouvidos pela pesquisa que pretendem comprar um presente para comemorar a data indicaram também as marcas preferidas nos segmentos de Eletrodomésticos, Eletrônicos, Vestuário e Beleza.  

 

“A explicação para esse movimento inédito em anos é o atual cenário econômico do nosso país com restrições impostas principalmente pela deterioração do poder de compra das famílias e o aumento da inflação, que segue impactando as vendas. A queda também reflete o fim do auxílio emergencial, que alavancou resultados em anos anteriores”, avalia Claudio Felisoni de Angelo, presidente do IBEVAR.

 

Com série histórica iniciada em 2018, a projeção de intenção de compra para o Dia das Mães registrou aumento de 12,8% no segundo ano de medição, 2019. Em 2020, ano que foi implementação do auxílio, o crescimento foi ainda maior, alcançando 20,5%. Em 2021, a intenção de compra começa a refletir o atual cenário econômico do país e a curva de alta foi menor ainda que positiva, com 2,6%. 

 

A pesquisa também identificou as marcas preferidas de quem pretende presentear nesse Dia das Mães com eletrodomésticos, eletroeletrônicos, artigos de beleza ou vestuário. 

 

Em Eletrodomésticos, Eletrolux e Brastemp encontram-se na primeira e segunda posição, respectivamente, quando a intenção é comprar geladeira, fogão, micro-ondas ou máquina de lavar. A terceira colocada é a Consul, que perde a posição apenas para a Philco quando a preferência é dar um micro-ondas. Se a ideia é comprar panela elétrica, o ranking é composto pela Mondial, Eletrolux e Philco. 

 

Na hora de comprar um aparelho celular, a Apple é líder pelo quinto ano consecutivo, seguida da Xiaomi, que ocupa o segundo lugar pelo quarto ano, e Motorola, que sobe para a terceira posição, que pertencia a Samsung desde 2019. 

 

Quem prefere dar perfume de presente, opta mais pela Natura e O Boticário, enquanto o terceiro lugar fica com Eudora, que assume a posição pela primeira vez desde 2018. Em Vestuário, o ranking é formado pelas lojas Renner, Riachuelo e Marisa há cinco anos. 

 

Sobre o IBEVAR

O IBEVAR - Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo é referência em pesquisas e conteúdos sobre Varejo e Consumo e principal plataforma de relacionamento de executivos do setor. Sem fins lucrativos, a organização reúne comitês de Tecnologia e Inovação, Varejo Digital, Gestão de Pessoas e Lideranças Criativas, PRACS e Pricing com executivos de alto nível que debatem temas relevantes para as melhores decisões do mercado. O IBEVAR realiza mais de 40 pesquisas periódicas anuais que contribuem com o mapeamento do setor, como projeções relacionadas a vendas e intenção de compra, inflação e inadimplência, além de realizar pesquisas de tendências das principais datas sazonais e comemorativas do Varejo e de proporcionar a capacitação contínua de profissionais do setor por meio de parcerias educacionais. Fundado em 2009, a organização, que reúne mais de 19 mil associados, desenvolveu também o Prêmio de Inovação para estimular a criação de projetos inovadores e apresentar ao mercado soluções para os desafios do Varejo.
Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp