10/05/2022 às 14h55min - Atualizada em 10/05/2022 às 18h18min

4 Melhores fontes de energia para grandes indústrias

SALA DA NOTÍCIA Victor
 

Em todo o mundo, os fabricantes estão desenvolvendo cada vez mais novas maneiras de usar energia renovável para aumentar a competitividade da energia limpa em vários campos.

 

A indústria termoelétrica ainda é uma das principais responsáveis pelo fornecimento de energia a nível mundial. Isto acontece porque a energia termoelétrica é prática e se baseia na degradação de carbono.

 

Entretanto, a energia termoelétrica é prejudicial para o planeta, por isso a adoção de fontes renováveis pode melhorar a eficiência da geração de energia e reduzir o uso de energia desses sistemas nocivos para o planeta, reduzindo o uso de combustíveis fósseis e as emissões de gases de efeito estufa.

 

Os EUA continuam sendo a maior nação manufatureira do mundo, produzindo 21% dos bens manufaturados do mundo. 

 

Toda essa fabricação requer muito uso de energia, principalmente quando se trata de eletricidade. De acordo com o relatório de junho de 2014 da Agência Internacional de Energia Renovável na fabricação, "a termoeletricidade é responsável por cerca de 20% da energia usada na fabricação de produtos industriais, como na produção de alumínio, equipamentos e nas fábricas de iluminação e refrigeração”.

 

No mundo todo as indústrias de base, como siderúrgica, de produtos químicos e petroquímicos, metais não ferrosos, minerais não metálicos, papel e celulose são responsáveis por mais de 75% do consumo industrial de energia.

 

Este consumo elevado também gera impactos significativos no preço da energia comercial.

 

A energia renovável fornece a maneira mais eficiente de reduzir esse consumo de energia, e fabricantes de todo o mundo estão explorando maneiras praticas e inovadoras de usar energia renovável com esse objetivo em mente. 

 

Um exemplo disso é a Iniciativa de Fabricação de Energia Limpa de 2013 do Departamento de Energia Norte Americano, que visa melhorar nossa competitividade na fabricação, aproveitando energia de baixo custo e aumentando a produtividade energética.

 

Entre as opções eficazes de tecnologia de energia renovável, os fabricantes se concentram em alguns métodos-chave e sistemas alternativos, como biomassa, sistemas solares e eletrificação.

 

Vamos conhecer cada uma dessas fontes de energia e entender porque elas são consideradas as melhores para as grandes indústrias.

Biomassa

A versatilidade e o potencial de substituição da biomassa a tornam a melhor escolha para energia renovável na fabricação. 

 

Ela pode servir como um substituto adequado para os combustíveis fósseis, já que é um produtor viável de energia térmica de baixa, média e alta temperatura.

 

Outros fatores relacionados à viabilidade econômica da biomassa incluem seu baixo custo de produção, alta densidade energética, distâncias de transporte mais curtas e mais opções de métodos de transporte.

Sistema solar térmico

Os sistemas solares térmicos têm um enorme potencial para aquecer processos industriais em todo o mundo. Embora esses sistemas sejam destinados principalmente a aplicações residenciais, novos projetos foram implementados para atender a aplicações que exigem até 400°C. 

 

Pequenas fábricas e indústrias que consomem menos energia, como as indústrias têxtil e alimentícia, possuem grande potencial técnico e econômico para obtenção de energia renovável através de sistemas solares térmicos. No entanto, as restrições de altos custos iniciais de capital e altas taxas de implantação levam a um ciclo vicioso que precisa ser quebrado.

Eletrificação

Com 20% da energia final usada na fabricação, a demanda por eletricidade só deve crescer. Isso se deve em parte à eletrificação dos processos de produção e ao crescimento da manufatura com uso intensivo de energia, como metais não ferrosos. 

 

A descarbonização do setor de energia é necessária, mas outras opções para aumentar o potencial renovável do setor de energia também são possíveis. Algumas soluções importantes incluem a realocação dessas indústrias para mais perto de usinas de energia renovável e o uso de energia renovável para gerar eletricidade no local. 

 

Os desenvolvimentos tecnológicos nos setores de manufatura e energia são necessários para a implementação efetiva da eletrificação de energia renovável. Empresas especializadas neste setor são essenciais para a execução de projetos. 

 

Como por exemplo a Monex Energia, que oferece consultoria para realizar praticamente qualquer tipo de implantação ou implementação de projetos. Vale destaca que sem ajuda de especialistas, aplicar ou desenvolver projetos elétricos é extremamente perigoso e pode gerar grandes prejuízos.

 

Algumas das maneiras únicas em que esses métodos são implementados na fabricação comercial incluem instalações auto sustentáveis ​​e eficientes em energia e fábricas totalmente alimentadas por fontes de energia renováveis, como turbinas eólicas e energia solar.

Energia de Manufatura Diversificada

Fábricas em todo o mundo, estão implementando métodos alternativos de geração de eletricidade a partir de fontes renováveis ​​para aumentar a produção e reduzir o uso de energia. A Tesla Motors, por exemplo, está inovando no mercado com uma fábrica que dependerá inteiramente de painéis solares.

 

Outro exemplo é a empresa Norte Americana Method Soap, que já opera uma fábrica de platina com certificação LEED com energia renovável no local, como uma turbina eólica de 23 andares e uma matriz solar fotovoltaica. 

 

As fontes de energia renováveis são as melhores fontes para as grandes indústrias, mesmo que seu processo de implementação seja de longo prazo.


 
Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp