26/10/2020 às 17h45min - Atualizada em 26/10/2020 às 18h42min

3 soluções em roupas disponíveis no mercado que você ainda não conhece

Ciência, tecnologia e moda estão cada vez mais interligadas. Conheça soluções de produtos que já estão disponíveis no mercado.

SALA DA NOTÍCIA Wisrah

Por si só, a moda já é um reflexo das demandas culturais de um determinado espaço no tempo. Ao mesmo tempo, a ciência colabora com o desenvolvimento dela. Dessa forma, a indústria têxtil e a tecnologia sempre andaram de mãos dadas, sendo que o avanço de uma permite a inovação da outra.

 

Isso porque é por meio de pesquisas sérias que se chega a resultados efetivos, que podem impactar nosso cotidiano com novas soluções. O próprio modo de produção, do manufaturado ao fabril, já nos mostra os avanços tecnológicos na confecção de roupas ao longo da história.

 

Na era digital, isso não seria diferente. Nos dias de hoje, existem diversas roupas que utilizam técnicas inovadoras. Se você pensava que o conceito smart ficaria limitado aos aparelhos elétricos, eletrônicos e eletrodomésticos, se enganou. Atualmente, já se fala em tecidos e roupas inteligentes.

 

Mesmo que parte dessas invenções ainda esteja em fase de testes e pesquisas, outra já está disponível no mercado e pode ser adquirida. Algumas parecem até ter saído de filmes de ficção científica, mas o fato é que você poderá se beneficiar muito dessas inovações. Separamos três modelos de roupas para você conhecer, confira.

Roupas antivirais

Um dos temas mais abordados dos últimos anos é a crise ambiental, a qual atravessamos atualmente. Com diversas causas e consequências, as discussões em torno dela tem se tornado um fator importante para empresas de diversos setores se orientarem na busca de soluções diversas.

 

Entre esses problemas, está o surgimento de novas doenças causadas por vírus e bactérias, com potencial de pandemia. Uma solução aliada ao combate a esse tipo de questão são as roupas antivirais.

 

Com testes laboratoriais precisos, os modelos de roupas presentes no mercado são capazes de desativar até 99,99% dos vírus e das bactérias em menos de dez minutos.

 

Além da possibilidade de produzir peças comuns, como camisetas e máscaras, os tecidos antivirais são grandes aliados da confecção de uniformes para profissionais que atuam no combate e na pesquisa de enfermidades na área da saúde.

Roupas com sistema de aquecimento

Quem mora nas regiões mais frias do país ou já passou o inverno no hemisfério Norte do planeta, seja na Europa ou nos Estados Unidos, com certeza, já deve ter imaginado este produto. A boa notícia é que, hoje em dia, ele existe. Diversas marcas já produzem peças com sistema de aquecimento embutido. 

 

Ao contrário do que se possa imaginar, peças assim podem ser lavadas normalmente na máquina, com o uso de água, sem serem danificadas. Isso porque a tecnologia faz com o que os aquecedores internos sejam a prova d’água. Além disso, existem seis outras camadas finas de tecido, o que diminui o impacto dos choques mecânicos e aumenta a usabilidade das roupas.

Roupas impermeáveis

Talvez, um dos avanços mais conhecidos na intersecção entre ciência e tecnologia seja o que ficou conhecido como nanopartícula, elemento minúsculo, mas com grande potencial. Em média, uma partícula com escala nanométrica é 80 mil vezes menor que um fio de cabelo.

 

Na indústria têxtil, ela vem sido utilizada em crescente escala. Uma de suas principais aplicações é a impermeabilização de tecidos. O desenvolvimento dessas moléculas e a sua posterior aplicação tem propriedades repelentes aos líquidos.

 

Como consequência básica, as roupas se tornam impermeáveis, o que aumenta a durabilidade e evita manchas. Peças desse tipo são encontradas em modelos formais, em geral, mais caros. Sabe aquele receio de manchar uma camisa branca em um compromisso importante? Com um tecido impermeável, isso não é mais um risco possível.


Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp