18/05/2022 às 10h46min - Atualizada em 18/05/2022 às 11h03min

Capacitação ajuda professores gaúchos a detectar problemas de saúde em crianças

A Caravana Científico-Social orienta educadores do ensino fundamental sobre a importância de ouvir, respirar e dormir bem para o desenvolvimento das crianças.

SALA DA NOTÍCIA Cidiana Pellegrin

Acontece nesta quinta-feira (19 de maio), na Associação Médica do Rio Grande do Sul, a 3ª Caravana Científico-Social da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), com o apoio da representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). A ação  tem o apoio da Prefeitura de Porto Alegre e faz parte do calendário comemorativo dos 250 anos da capital gaúcha.

O objetivo é proporcionar aos docentes uma melhor capacidade de detectar, nas crianças, problemas comuns de respiração, linguagem, audição e sono, tornando-os, assim, aptos a identificar a necessidade de uma avaliação médica.

Para o presidente da ABORL-CCF, Renato Roithmann, é importante que os educadores, que estão diariamente próximos das crianças, consigam reconhecer comportamentos em sala de aula que indiquem possíveis problemas de saúde que possam prejudicar a evolução dos alunos.

“Sabemos que  ouvir, respirar e dormir bem são fundamentais para o desenvolvimento infantil, e desta forma, muitos problemas de aprendizagem podem ter origem em questões médicas que passam despercebidas. Sabe aquele aluno que está sempre espirrando e coçando o nariz? Ou aquele com atraso na fala, que não escuta bem ou que sempre dorme nas aulas? Então, esses sinais podem indicar a necessidade de uma avaliação com o otorrino. No caso de realmente se diagnosticar algum problema, o tratamento correto vai mudar a qualidade de vida e de desenvolvimento da criança ”, explica Roithmann.

A Caravana Científico-Social é uma ação itinerante que leva informação para educadores de várias capitais brasileiras. Uma cartilha ilustrada com orientações importantes é distribuída a todos os participantes. A primeira edição do projeto aconteceu no final de abril, em Brasília.
 

Serviço

3ª Caravana Científico-Social da ABORL-CCF
Data: 19 de maio de 2022
Local: AMRIGS  - Av. Ipiranga, 5311 - Partenon, Porto Alegre.
Horário:  das 14h às 16h
Público: Equipe diretiva, coordenadores pedagógicos e supervisores pedagógicos que atuam na Educação Infantil em EMEIs, EMEFs e ECEIs.
Inscrições: vagas limitadas. A inscrição é gratuita e pode ser realizada pelo link aqui.


Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp