18/05/2022 às 12h31min - Atualizada em 18/05/2022 às 12h36min

Jovens das redes pública e privada de ensino de Petrópolis-RJ se encontrarão em programa de inovação que visa contribuir com a reconstrução da cidade

Iniciativa oferece ferramentas de Design Thinking como estratégia na busca por soluções de problemas que impactam a vida da população

RPM Comunicação
SALA DA NOTÍCIA Camilla França
Divulgação
Reconstruir. Esse tem sido um dos principais desafios de Petrópolis, município da região Serra Verde Imperial (RJ), desde a tragédia causada pelas fortes chuvas que atingiram o famoso destino turístico em fevereiro deste ano. Graças ao empenho de moradores, empresas, poder público, organizações e pessoas de diferentes lugares do Brasil e do mundo, a cidade já começa a reerguer. Com o intuito de apoiar este processo, a ONG Junior Achievement Rio de Janeiro e a Ancar Ivanhoe, uma das maiores empresas de shopping centers do país, realizam, entre hoje, 17, e 21 de maio, com o apoio das instituições locais Serratec e SOS Serra, o programa Innovation Camp - Bem Petrópolis.

A iniciativa visa mobilizar aproximadamente 50 estudantes das redes pública e privada de ensino a, juntos, utilizarem ferramentas que proporcionem um rápido aprendizado sobre Design Thinking, conjunto de métodos e ferramentas que combina empatia, criatividade e racionalidade a fim de compreender necessidades e solucionar “dores”. Durante e entre os encontros, realizados de maneira híbrida (presencial e online), os participantes  alunos dos colégios estaduais Araras e Irmã Cecília Jardim Colégio, e do Curso PRW  contam com o suporte de quase 30 voluntários da JA Rio de Janeiro e da Ancar Ivanhoe.

“Os estudantes trabalharão em grupos para desenvolver soluções inovadoras para um desafio proposto. Após uma contextualização inicial do problema, mentores conduzem as etapas de imersão, ideação e prototipação de suas soluções. Ao final do dia, os alunos apresentam suas soluções para um júri, que avalia a melhor proposta de acordo com os critérios estabelecidos”, explica Michele França, coordenadora de Projetos da JA Rio de Janeiro.

Para Marcelo Carvalho, copresidente da Ancar Ivanhoe, o programa tem o objetivo de ser um instrumento de desenvolvimento social para a comunidade de Petrópolis. “Buscamos constantemente contribuir para a melhoria da qualidade de vida nas comunidades em que estamos inseridos. Por isso, desenvolvemos o programa a partir de quatro pilares: foco no ser humano, colaboração multidisciplinar, tangibilização de ideias e viabilidade econômica”.

Sobre a Junior Achievement
A JA Worldwide é uma das maiores ONGs voltadas para jovens do mundo. A instituição, indicada ao Prêmio Nobel da Paz 2022, prepara jovens para um mundo de possibilidades, com foco em mercado de trabalho e empreendedorismo. Há mais de 100 anos, oferece soluções práticas, aprendizagem experiencial para o mercado de trabalho, alfabetização financeira e empreendedorismo. A cada ano, quase 600 mil voluntários e professores atendem mais de 10 milhões de estudantes em mais de 100 países. No Rio de Janeiro desde 1999, atua com a missão de despertar o espírito empreendedor dos jovens por meio de programas educacionais que difundem a prática da livre iniciativa, com ética e responsabilidade social. O apoio financeiro da iniciativa privada viabiliza a implementação dos projetos, que são realizados em parceria com as secretarias de Educação do Estado e de municípios. Além disso, conta com a participação de educadores, voluntários e gestores, que unem forças para impulsionar o futuro da educação, preparando adolescentes e jovens para a vida em todas as suas dimensões.
Para saber mais sobre nossos programas e iniciativas, acesse: https://jarj.org.br

Sobre a Ancar Ivanhoe
A Ancar Ivanhoe é uma das maiores plataformas de shopping center de capital privado no Brasil e tem como um dos nossos principais valores fazer a diferença. Com mais de 45 anos de experiência como proprietária e gestora de empreendimentos comerciais, a empresa conta com a participação em um portfólio nacional diversificado de 24 shoppings espalhados pelas cinco regiões do país. Com mais de 4,5 mil lojas, possui uma equipe de gestão forte e empenhada em oferecer uma experiência de compra única e inovadora aos 26 milhões de consumidores que frequentam mensalmente os shoppings do grupo.


Sobre as instituições locais que apoiam a iniciativa
 
A SOS SERRA é uma associação sem fins lucrativos criada para melhorar a qualidade de vida em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro. A associação nasceu há menos de um ano, para ajudar as vítimas da crise financeira gerada pela pandemia do covid-19. A ação de distribuição de cestas básicas começou em abril de 2021 de maneira informal e, em agosto, a  associação foi formalizada. Desde o dia 15 de fevereiro, a SOS SERRA trabalha diariamente para minimizar o sofrimento das vítimas das enchentes e deslizamentos na cidade. A associação atuou no primeiro momento após as chuvas com ajuda emergencial aos desabrigados e desalojados, por meio de distribuição de roupas, calçados, alimentos, itens de higiene e limpeza, ração, material para equipes de resgate e muito mais. A SOS SERRA continua prestando essa ajuda e fazendo mais. Está ajudando muitas famílias que perderam suas casas e recomeçarem suas vidas, por meio de doação de geladeiras, fogões, móveis, utensílios domésticos etc. Todos esses itens foram comprados com recursos financeiros doados à SOS SERRA por indivíduos, empresas e organizações não governamentais. A associação tem planos de atuar em projetos de mais longo prazo, principalmente, melhorando a educação na cidade.
 
Já o Serratec – Parque Tecnológico da Região Serrana é uma instituição privada, sem fins lucrativos e de interesse público. Liderado pelo setor empresarial, contempla na sua governança universidades, centros de pesquisa, instituições governamentais e agências de fomento, com foco no desenvolvimento do arranjo produtivo do setor de Tecnologia da Informação (TI) da Região Serrana do Rio de Janeiro. Os pilares estruturantes do Serratec são qualificação profissional na área de tecnologia, apoio e geração de novos negócios para empresas, atração de novos empreendimentos para a região e inovação aberta. Atualmente, o setor de tecnologia da região reúne 200 empresas, fatura mais de 800 milhões e gera cerca de quatro mil postos de trabalho, desenvolvendo projetos estratégicos em tecnologia no Brasil e no exterior.
 
Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp