18/05/2022 às 12h28min - Atualizada em 18/05/2022 às 12h36min

Projeto cultural chega a Mandaguari para incentivar as artes cênicas entre as crianças

Nos dias 17 e 18 quatro escolas recebem a estrutura do ‘Armarinho, Cantinho da Imaginação’; entre os dias 19 e 24, os alunos participam das oficinas de artes cênicas

SALA DA NOTÍCIA ENTRE ASPAS
Rodrigo Cordeiro


Iniciativa da Incentivar, “Armarinho, Cantinho da Imaginação” tem como propósito estimular as artes cênicas a partir do contato com estruturas cenográficas que também podem ser utilizadas como apoio para oficinas de artes cênicas e contação de histórias, potencializando as atividades voltadas para crianças entre 04 e 12 anos.

Realizando suas primeiras entregas em solo paranaense, o projeto chega a Mandaguari em maio. Na oportunidade, quatro escolas serão contempladas com a estrutura física: a Escola Municipal Francisco Romagnole Júnior e a Escola Municipal Angelina Teixeira Pinheiro na terça-feira (17), a Escola Municipal Walter Antunes Pereira e a Escola Municipal Dr. Ary da Cunha Pereira na quarta-feira (18). Montados em MDF, os armarinhos são de uso permanente e oferecidos de forma gratuita para as escolas e/ou instituições beneficiadas, contendo jogos educativos e brinquedos, livros, figurinos e adereços, caixa de som, projetor e DVDs. 

Para completar as ações na cidade serão realizadas duas oficinas de teatro e artes cênicas em cada local, utilizando os materiais do armarinho. A atividade complementar acontece nos dias 19 e 20, 23 e 24, respectivamente, fazendo com que os espectadores interajam no mundo do teatro através de uma imersão lúdica e participativa que pretende explorar elementos como o improviso, a expressão corporal, a oralidade e a criatividade.

Viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, “Armarinho, Cantinho da Imaginação” é uma realização do Ministério do Turismo via Secretaria Especial de Cultura, com patrocínio da Romagnole – uma das maiores fabricantes de produtos elétricos do Brasil, que anualmente apoia projetos de cultura e outras frentes via incentivo fiscal.

SERVIÇO: “Armarinho, Cantinho da Imaginação” em Mandaguari (PR)
Instituição Beneficiada: Escola Municipal Francisco Romagnole Júnior
Endereço: Rua Ludoviko  Falkoviski, 103, Jardim Progresso I, em Mandaguari (PR)
Entrega do Armarinho: Terça-feira, 17 de maio de 2022, às 09h
Oficinas: Quinta-feira, 19 de maio de 2022, às 10h e 14h

Instituição Beneficiada: Escola Municipal Angelina Teixeira Pinheiro
Endereço: Rua Jacob Evaldo Stadler, 80 – Jardim Boa Vista, em Mandaguari (PR)
Entrega do Armarinho: Terça-feira, 17 de maio de 2022, às 14h
Oficinas: Sexta-feira, 20 de maio de 2022, às 10h e 14h

Instituição Beneficiada: Escola Municipal Walter Antunes Pereira
Endereço:Rua Maria Benedita Nistoreni Giacomini, s/nº - Conjunto Mandaguari I, em Mandaguari (PR)
Entrega do Armarinho: Quarta-feira, 18 de maio de 2022, às 09h
Oficinas: Segunda-feira, 23 de maio de 2022, às 10h e 14h

Instituição Beneficiada: Escola Municipal Dr. Ary da Cunha Pereira
Endereço: Rua Carlos Gomes, 303, Jardim Esplanada, em Mandaguari (PR)
Entrega do Armarinho: Quarta-feira, 18 de maio de 2022, às 14h
Oficinas: Terça-feira, 24 de maio de 2022, às 10h e 14h

---

Sobre a Romagnole: Há 60 anos produzindo e comercializando soluções para o setor elétrico no Brasil e no exterior, a Romagnole tornou-se uma referência não só pela eficiência e qualidade dos seus produtos, mas também pelo sua forte atuação na área de responsabilidade social e sua contribuição para o desenvolvimento humano e econômico das comunidades nas quais está inserida. Ao apoiar este projeto e facilitar o acesso à cultura para os alunos da rede pública municipal, a empresa reforça seus vínculos com a comunidade local, fortalece os princípios e valores da companhia e reafirma seu compromisso com o desenvolvimento social do município.

Sobre o Ministério: Principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). 










 
Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp