23/05/2022 às 16h18min - Atualizada em 23/05/2022 às 21h06min

Grupo Utam realiza workshop no Dia Nacional do Café

SALA DA NOTÍCIA Verbo Nostro
Para comemorar o Dia Nacional do Café, nesta terça-feira, 24 de maio, o Grupo Utam, com sedes em Ribeirão Preto (SP) e Piumhi (MG), oferece o workshop "Papo como Barista sobre Cafés Especiais" para convidados da rede Sam´s Club, a partir das 19h30. O objetivo é oferecer noções básicas e dicas para baristas e interessados no tema. A atividade será ministrada pelo barista e supervisor de food service, Eder Garcia.

Segundo Garcia, o Dia Nacional do Café marca o início da colheita nas principais regiões cafeeiras do Brasil. A data comemorativa, considerada a mais importante dos Cafés do Brasil, foi instituída pela Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC, em 2005, com objetivo de valorizar e homenagear o produto que é paixão nacional.

Eder Garcia trará para o bate-papo questões que são importantes para os amantes da bebida entenderem: como as principais diferenças entre café arábica e robusta; classificação por origem e defeitos; as três características básicas do produto: sabor, aroma e corpo; notas sensoriais do café (itens como doçura, aroma, sabor, aftertaste e adstringência), como extrair um café perfeito. Mostrará também como reconhecer um café de qualidade, entre outras dicas importantes para servir um café de excelência. 

O barista também apresentará um pouco da história do Grupo Utam em seus mais de 52 anos de atuação, portfolio e as cinco unidades de negócios da empresa, além de números do grupo que o posicionam como um dos mais consolidados no setor de cafés do país. “Nossa intenção é oferecer uma capacitação básica aos participantes para que possam extrair um café com mais qualidade, com consciência de noções técnicas que são primordiais no manuseio do produto. Além disso, queremos gerar conhecimento para que as pessoas conheçam e saibam diferenciar as qualidades de diferentes tipos de café e para que possamos apresentá-lo como um produto de extremo valor no agronegócio brasileiro e com potencial mercado em expansão, principalmente em função das novas exigências do próprio consumidor”, explica.  

O Sam´s Club fica na Avenida Presidente Kennedy, 1500 – Ribeirânia. 

Sobre o Grupo Utam
Idealizado no final de 1969, com início das atividades em 1970, o Grupo Utam está sob domínio acionário da atual direção desde 1985. Nestes 52 anos de atuação no mercado brasileiro, a empresa adquiriu alta performance na região sudeste e ampliou frentes de abrangência em outros Estados. Hoje, possui uma capacidade produtiva de mais de 1.400 toneladas/mês em dois modernos parques industriais. A empresa possui extenso portfólio de produtos e serviços e marcas consagradas por seus consumidores.

Atualmente, oferece extenso portfólio de produtos e serviços. Além disso, possui marcas consagradas por seus consumidores, o que garante uma performance em crescente evolução no mercado cafeeiro, estando na 13ª posição entre as maiores torrefações do ranking da Abic (Associação Brasileira da Indústria do Café), que conta com quase 700 empresas associadas.
O Grupo Utam possui certificações e prêmios de qualidade. Em 2020, a indústria ganhou o prêmio do programa Melhores da Qualidade da Abic com a indicação do Café Utam Speciale, na categoria Superior Grão - dentro do grupo de empresas de grande porte.  

Unidades de negócios
Atualmente, o Grupo Utam trabalha com cinco unidades de negócios: a linha carro chefe de Cafés Torrados e Moídos, com marcas fortes e com tradição no segmento varejista brasileiro. Dentro dessa unidade estão também a linha de Cappuccinos, a de filtros de café e ainda conta com o Café Solúvel. 

A unidade de Grãos Especiais apresenta uma linha completa de cafés em grãos selecionados das melhores regiões produtoras brasileiras, com qualidades Superior e Gourmet.

Já a linha Food Service  oferece complementos especiais para os mais variados tipos de negócios. São produtos importantes para acompanhar o momento do café, como saches de açúcar e toda linha Bares & Restaurantes, que contam com embalagens econômicas de 1 quilo dos produtos em pó Cappuccinos Tradicional e Light, Leite, Achocolatado e Café Solúvel. Proporciona serviços especializados, como consultoria através de baristas.

Na unidade de negócio de Single Cup ou Monodose, formado pelo mercado de cápsulas de café e pelos lançamentos Drip Coffee, trazendo praticidade e variedade ao consumidor com produtos exclusivos e blends provenientes de diversas origens brasileiras.

A produção de cápsulas para terceiros, somada à produção de cafés torrados e moído ou em grãos especiais para outras marcas, formam a quinta unidade de negócios do Grupo Utam. 

Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp