27/10/2020 às 09h45min - Atualizada em 27/10/2020 às 10h30min

3 soluções novas para pessoas que menstruam

Métodos mais higiênicos e sustentáveis têm se mostrado como boas opções em relação aos absorventes tradicionais. Conheças os principais, além de suas vantagens.

SALA DA NOTÍCIA Wisrah

Infelizmente, falar sobre menstruação ainda é um tabu na sociedade brasileira. No entanto, esse é um assunto importante de ser abordado, não só no âmbito pessoal, mas também social. Entre os diversos temas que tangem o tópico, está a questão ambiental do descarte de absorventes convencionais.

 

Vale dizer que esse impacto vai além do descarte desses produtos, começando desde a sua produção. Isso porque as principais matérias-primas dos absorventes descartáveis são o plástico, derivado do petróleo, e a celulose, que deriva das árvores.

 

Além disso, o algodão, presente em absorventes descartáveis, tanto externos, quanto internos, é um material muito propenso ao desenvolvimento de fungos e bactérias, especialmente, em contato com o sangue. Dessa maneira, em situações em que não se pode trocá-lo com facilidade, ele cria um ambiente favorável às infecções, tais como a candidíase.

 

Por isso, novas soluções têm sido desenvolvidas para que esse impacto possa ser minimizado. Entre as mais populares, estão a calcinha absorvente, incluindo a versão em maiô e biquíni especial, o absorvente de tecido e o coletor menstrual. Conheço um pouco mais sobre os três a seguir.

Cuecas e calcinhas absorventes

Com uma tímida presença no mercado nacional, as calcinhas absorventes são um dos produtos mais promissores quando buscamos soluções duráveis para absorção do fluxo menstrual. 

 

Dependendo de fatores, como intensidade do fluxo e quantidade de lavagens, elas podem durar até dois anos, o que, inegavelmente, tem bem menos impacto que absorventes de uso único.

 

Além das calcinhas, existem opções de maiô e biquíni com poder absorvente, para os dias de praia e piscina. Outra vantagem é que as empresas que produzem esse tipo de produto estão engajadas com outros discursos relacionados aos direitos do corpo. Por esse motivo, é bem fácil encontrá-los em tamanhos grandes.

 

Vale lembrar que, além das mulheres cisgêneros, homens transenxuais e pessoas não-binárias menstruam. Assim, também existem opções de cuecas absorventes para quem se sentir mais confortável com esse tipo de peça.

 

Para prolongar ainda mais a durabilidade dessas peças, calcinhas, biquínis, cuecas e maiôs absorventes devem ser utilizados apenas durante o período menstrual.

Absorventes de tecido

Com um design parecido com os dos absorventes descartáveis, aqueles feitos de pano também são uma opção para quem quer minimizar os impactos gerados pelos cuidados pessoais. Mais que uma novidade, esses itens se engajam com uma tradição de comunidades que utilizam tecido para a absorção do fluxo.

 

Tal qual as peças íntimas com poder de absorção, os absorventes de pano têm a vantagem de poderem ser lavados e reutilizados, mas, em geral, duram um pouco menos.

 

Outra grande vantagem é que sua região íntima estará em contato com o material orgânico do tecido, em vez da parte sintética dos absorventes descartáveis.

Coletor menstrual

Entre as alternativas aos absorventes descartáveis, o coletor menstrual de silicone medicinal é o mais conhecido e, possivelmente, o favorito de muitas pessoas, porque é um dos mais duráveis. Com  uma tecnologia muito simples, ele tem o formato de uma pequena taça.

 

De uso interno, ele coleta a menstruação e a retém até que quem o estiver utilizando retire-a. De lavagem simples e secagem rápida, ele é uma opção perfeita para dias mais corridos. Contudo, o ideal é que não se passe mais de 12 horas seguidas utilizando o produto.

 

Outra vantagem é que o coletor evita que o sangue entre em contato com o ar, o que não causa mau cheiro e infecções. 

 

Também vale ressaltar que não só o coletor, mas todos os métodos aqui apresentados, são econômicos, dado à caraterística de durabilidade e reutilização que apresentam. Assim, além de mais higiênicos e ecologicamente corretos, são uma ótima opção para economizar.


Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp