29/06/2022 às 09h29min - Atualizada em 29/06/2022 às 18h51min

Saiba como transformar seu ambiente usando cimento queimado

Confira dicas selecionadas pela PortoKoll®, marca do grupo Sika, sobre como aplicar corretamente o revestimento

SALA DA NOTÍCIA Lucas Bandos Lourenço
Imagem: PortoKoll®
Não é de hoje que o cimento queimado tem sido considerado tendência no universo da arquitetura e da decoração. Nos últimos anos, o revestimento vem conquistando cada vez mais espaço no mercado, já que se trata de um material que alia fatores como versatilidade, economia, praticidade e alta durabilidade.

Se até algum tempo atrás, o cimento queimado era visto como um acabamento “rústico demais” para ser utilizado no interior da casa, hoje em dia, já se tornou sinônimo de modernidade e sofisticação, podendo ser aplicado em diferentes cômodos, incluindo quartos, salas e escritórios. Graças à sua textura sóbria e tonalidade neutra, o material tem sido apontado como uma solução atemporal tanto para paredes quanto para pisos.

Com isso em mente, a PortoKoll®, marca do grupo Sika empresa especializada em construção civil –, selecionou algumas dicas, trazidas por  Jéssica Moura, Coordenadora de Desenvolvimento de Mercado Building Finishing da Sika, e voltadas para o consumidor que quer transformar seu ambiente usando cimento queimado, mas tem dúvidas sobre qual produto utilizar e como aplicá-lo corretamente. Confira:

1. Escolha o produto correto
Indicado para aplicação diretamente sobre rebocos, contrapiso e concreto, tanto em ambientes residenciais quanto comerciais, o Cimento Queimado PortoKoll® é uma argamassa colorida decorativa, ideal para o revestimento de pisos e paredes de áreas internas e externas.

O produto proporciona acabamento do tipo “cimento queimado” tradicional e está disponível em cinco cores diferentes – Carbono, Geada, Damasco, Fendi e Mineral – que, devido à sua formulação especial, se mantêm estáveis ao longo do tempo. Além disso, também pode ser aplicado sobre superfícies rústicas, ou que já possuem pintura.

“Com rendimento aproximado de 1 a 1,2 kg/mm/m², o Cimento Queimado PortoKoll® muda totalmente a decoração do cômodo, dando um toque rústico e industrial único ao ambiente, quando aplicado no chão ou na parede”, explica Jéssica.

2. Prepare as superfícies para receber o material
Antes de aplicar o Cimento Queimado PortoKoll® sobre uma determinada superfície é preciso remover poeira, óleo, graxa, desmoldantes, nata de cimento ou quaisquer outros resíduos que possam impedir a aderência do produto à base. Para isso, o ideal é que a superfície seja previamente lavada com escova de aço e água.

Segundo a especialista da Sika, no caso das paredes, é necessário que estejam emassadas e preparadas, ou seja, livres de sujeira, mofo, umidade ou outros empecilhos do tipo. “Essa recomendação é importante, pois só assim a argamassa chegará de maneira íntegra à alvenaria que forma a parede, garantindo maior duração e melhor performance do produto”, destaca.

Além disso, problemas de fissura, juntas de concretagem, nichos de agregados, nivelamento, primo e resistência devem ser corrigidos até 72 horas antes da aplicação do cimento queimado. Já no caso da aplicação sobre pisos de concreto, é preciso que estes estejam com, no mínimo, 28 dias de cura.

3. Fique atento ao modo de preparo e aplicação do produto
De fácil preparo, o Cimento Queimado PortoKoll® deve ser misturado, manual ou mecanicamente, com água limpa e em um recipiente limpo e seco, até obter uma consistência fluida, com textura homogênea e sem grumos. Apenas 1,85 litros de água bastam para cada 5kg do produto. Nenhum outro componente deve ser adicionado a essa mistura.

“Em seguida, o produto deve ser aplicado em duas camadas, sendo que a primeira camada sobre a base deve passar por uma aplicação homogênea, com ajuda de uma desempenadeira metálica lisa”, orienta Jessica Moura. “Passadas 24 horas desde a primeira aplicação, a segunda camada deve ser aplicada com movimentos aleatórios, respeitando as espessuras mínimas de acordo com a superfície: 2 mm para paredes e 6 mm para pisos”, completa.

Para garantir um bom acabamento, a superfície de aplicação deve estar bem nivelada, de preferência com ajuda de argamassas de nivelamento de parede, como Sikawall®- 130 Regularizador de Base, ou argamassas autonivelantes para pisos, como Sikafloor®-116 Level. Para deixar o acabamento mais liso, o recomendado é utilizar lixa d’água n° 320 entre as camadas, a fim de diminuir as imperfeições da superfície.

Vale ressaltar que em caso de aplicações sobre contrapisos ou emboço encharcado, em situações como dias frios ou chuvosos, o ideal é aguardar a secagem completa da superfície antes de utilizar o produto. Além disso, uma vez finalizada a aplicação, é preciso proteger a área contra o contato com a água por pelo menos 72 horas.

4. Proteção com ceras e vernizes pós-aplicação
Por ser à base de cimento e, portanto, de consistência porosa, é recomendável utilizar a Cera Laca PortoKoll® para impermeabilizar e proteger o Cimento Queimado contra eventuais desgastes ou aparecimento de manchas nas paredes. Já no caso de pisos, o uso da Cera Laca é obrigatório. Lembrando que intervalo de aplicação entre o Cimento Queimado e a Cera Laca deverá ser de pelo menos 72 horas.

“Outro detalhe importante é que deve ser evitado o uso de ceras ou vernizes protetores sobre a superfície do Cimento Queimado em pisos externos ou em ambientes onde há uso constante de água, como boxes de banheiros ou lavanderias. Esses produtos deixariam o piso escorregadio, podendo provocar quedas e outros acidentes domésticos”, ressalta a especialista da Sika.

Sobre a Sika
A Sika é uma empresa especializada em produtos químicos que ocupa uma posição de liderança no desenvolvimento e na produção de sistemas e produtos para fixação, vedação, amortecimento, reforço e proteção no setor de construção e na indústria automobilística. Possui filiais em 101 países e mais de 300 plantas no mundo. Com mais de 27.000 funcionários, gerou vendas anuais de CHF 9,25 bilhões em 2021.
Hoje, a companhia também abrange as marcas BR Massa®, Ciplak®, LigamaxGold, PortoKoll®, Qualimassa, Quartzobrás e Quimicryl, oferecendo a solução completa para a obra.

Notícias Relacionadas »
© 2022 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp