30/06/2022 às 08h51min - Atualizada em 30/06/2022 às 19h36min

Residencial Alma Maraú, na Bahia, entrega 20 casas em 30 dias

Unidades são içadas por cima das árvores no maior residencial modular da América Latina

SALA DA NOTÍCIA Divulgação

Em um marco da engenharia brasileira, 20 casas do residencial Alma Maraú estão sendo instaladas em um prazo recorde de 30 dias. Elas percorrem mais de 2 mil km até chegarem à praia do Cassange, em Maraú (BA), onde são içadas por cima das árvores e “colocadas” nas estruturas de fundação construídas na areia, à beira mar. 

O Alma Maraú é o maior residencial modular da América Latina e conta com 46 unidades residenciais, com entre 90 e 192 m². Cada uma delas chega ao canteiro de obra com toda a parte elétrica, hidráulica e bancadas prontas.

A construção modular, apesar de ainda pouco utilizada no Brasil, é uma das maiores apostas para uma construção civil sustentável e em sintonia com o meio ambiente. Garantindo um menor prazo e custo de obra, menor consumo de recursos naturais, como água, e um maior desempenho que as construções convencionais. 

 “Os modelos são transportados até o terreno e montados como “lego”, preservando assim o meio ambiente com o mínimo de impacto possível", explica François Rahme, fundador da F2 Incorporadora e Construtora, empresa mineira responsável pelo empreendimento. 

A região de Maraú, onde o Alma está sendo construído, é rica em biodiversidade, sendo protegida pela APA de Maraú, por abrigar reservas de Mata Atlântica. “Quando cheguei pela primeira vez em Maraú, foi amor à primeira vista. O local é um verdadeiro paraíso! E eu sabia que queria construir um empreendimento à altura da região, que só viesse a agregar positivamente. E não tem como construir no paraíso, sem preservá-lo em todos os aspectos”, completa François, sobre o motivo de ter optado pela construção modular. 

 

Casas “lego” 

As unidades modulares são compostas de estruturas prontas de diferentes formatos e materiais. Fabricados em Mirassol, interior de São Paulo, pela Indústria CMC, eles são transportados até o local da construção. Na obra, são instaladas na fundação, previamente construídas pela F2 Incorporadora e Construtora. 

São mais de 2.000 km entre Mirassol onde as casas são fabricadas até Maraú, onde fica o residencial. Sem contar as partes do trajeto que são de terra batida, sem asfalto. E essa distância é algo que nossa equipe está se empenhando muito para superar, e felizmente estamos conseguindo”, comemora François. 

Para a instalação, a equipe utiliza um guindaste de 240 toneladas, capaz de erguer os módulos por cima das árvores e unidades já instaladas no terreno. O equipamento dessa magnitude, foi escolhido para preservar todas as árvores e espécies do terreno, fazendo com que não fosse necessário a retirada de nenhuma espécie.

O Residencial Alma Maraú é um condomínio de alto padrão que está sendo construído em um terreno com cerca de 40 mil m², sendo 370 metros de frente para o mar, em uma das mais belas e paradisíacas praias do Brasil, região rica em biodiversidade. 

Sustentabilidade 

O Alma Maraú tem como objetivo ser um case de sucesso, mostrando que é possível construir no paraíso, sem prejudicá-lo. Por isso, todo o empreendimento está sendo feito em sintonia com a natureza local. 

O empreendimento conta com um viveiro, construído pela F2, junto a Ricardo Cardim e Alessandra Caiado Cardim, da Cardim Arquitetura Paisagística, para preservar  todas as espécies retiradas para a construção das unidades. “Tomamos todo o cuidado para que na hora de tirá-las do local de origem, as raízes sejam mantidas intactas. Para que assim elas possam continuar crescendo fortes no viveiro. E, assim que essa parte mais “pesada” da obra acabar, faremos o replantio de cada uma delas, que passarão a fazer parte do paisagismo”, explica François. 

Ao todo, são preservadas 31 espécies nativas diferentes, somando mais de 7 mil plantas, que farão parte do paisagismo do residencial. 


 


Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp