04/07/2022 às 09h41min - Atualizada em 04/07/2022 às 18h37min

Principal erro do empreendedor de A&B é não investir em gestão

Saber gerir o negócio é mais importante do que criar um produto ou conceito inovador

SALA DA NOTÍCIA Assessoria de Imprensa
Para empreender basta uma ideia inovadora, correto? Errado! A ideia do negócio é apenas o começo. Para obter sucesso na jornada empreendedora é preciso ter uma boa gestão e investir em ferramentas adequadas para o dia a dia da equipe que irá manuseá-las.

Uma boa gestão inclui, além da frente de caixa, uma retaguarda bem estabelecida. “Isso significa que, além de contabilizar as vendas, é preciso alimentar um sistema com muitas outras informações para, após análise, definir se o estabelecimento ou negócio teve lucro ou não”, explica Aline Godoy, especialista em sistemas de gestão da VA Gestão de Negócios.

Seja uma planilha de Excel, um sistema simples ou personalizado, o importante é que ele seja prático e caiba na rotina dos funcionários que o utilizarão, ressalta a especialista. “Não adianta investir em uma ferramenta supercomplexa e rebuscada e não conseguir manter constância na inserção dos dados. É preciso ter disciplina e não falhar na hora de cadastrar as informações”.

“Nessa planilha ou ferramenta, o gestor deverá incluir os custos para produção, embalagens, gastos com operação, marketing, entre outras despesas. Também deverá tem um espaço para anotar as vendas por período. A partir da análise desses dados, obtém-se o resultado da empresa”, explica Aline. “Por isso é importante que se tenha o máximo de controle das informações que serão inseridas, para que essa avaliação seja mais assertiva possível e, caso o negócio não esteja tendo lucro, seja possível recalcular a rota de forma eficiente, visto que será possível verificar quais estão sendo os prejuízos”, conclui.

Sobre a VA Gestão de Negócios
Idealizada por Vera Araújo, profissional de mais de 25 anos de atuação em negócios gastronômicos, a VA Gestão de Negócios é uma consultoria com um olhar 360º para a gestão, atuando em todas as áreas de um empreendimento gastronômico, do planejamento, gestão e marketing ao operacional. Entre os principais clientes estão o Itaú, Vaca Véia, Brodo Ristoranti, Madureira e Cozinha de Afeto.
A VA Gestão de Negócios foi criada por uma mulher negra e tem como um de seus princípios a diversidade, por acreditar que as diferenças são um ingrediente essencial para a construção de um negócio inovador. Comandada por mulheres que enfrentam diariamente as dificuldades de estarem inseridas em uma área que ainda é predominantemente masculina, conta ainda com expertises de chefs de cozinha, que atuam de forma autônoma.


 
Notícias Relacionadas »
© 2022 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp