05/07/2022 às 18h45min - Atualizada em 05/07/2022 às 19h06min

Hinode Group mostra avanço nas iniciativas sociais em relatório anual de ESG

Instituto FAR, Programa Pérolas e Universidade Hinode já beneficiaram mais de 1 milhão de pessoas

Máxima Assessoria de Imprensa
SALA DA NOTÍCIA Vanessa Soares
Divulgação

Desde 2015 o Hinode Group instituiu as causas sociais como um de seus pilares quando criou o Instituto FAR, o Programa Pérolas e, no ano seguinte, a UH (Universidade Hinode). Atualmente, os três projetos concentram os programas sociais da organização, que recebem investimento constante em um modelo de negócios pensado para beneficiar milhares de famílias, mulheres, crianças e jovens, seja por meio de doações, conhecimento ou ferramentas para crescimento profissional.

Recentemente, o grupo divulgou seu primeiro relatório de sustentabilidade regularizado pelo GRI (Global Reporting Initiative), que apresenta os avanços da companhia em relação ao tema.

O Instituto FAR apoia projetos de educação voltados para crianças e adolescentes e causas humanitárias, além de subsídios da equipe e da rede de consultores e franqueados, que são constantemente estimulados a contribuir com as causas sociais.

Desde sua criação, a organização já destinou mais de 10 milhões de reais para os projetos, que alcançaram 290 mil pessoas no Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai e Peru.

No último ano, o programa de ESG estruturou projeto de fortalecimento do Instituto FAR, consolidando-o como o braço de investimento social da empresa. Esta frente de trabalho trouxe boas práticas utilizadas por institutos filantrópicos, como processos de governança, políticas e métricas, buscando ampliar a geração de valor para todos os stakeholders envolvidos.

Esses ajustes visaram expandir o potencial do FAR em capturar oportunidades de impacto positivo. Como resultado, só em 2021, mais de 76 mil pessoas foram beneficiadas em 52 projetos parceiros nos 26 estados brasileiros e Distrito Federal e nos demais países da América Latina que fazem parte do negócio. Ao todo, foram investidos mais de 1,3 milhão de reais.

Já o Programa Pérolas, uma das maiores plataformas de formação de liderança feminina, em 2021 atravessou fronteiras e estendeu sua atuação para o Peru, Colômbia, Bolívia, Equador e México. Desde sua criação, a iniciativa inspira e capacita consultoras que integram a rede da empresa a se tornarem líderes de alta performance. Antes da implantação do programa, mais de 70% eram homens. Atualmente, 50,6% da liderança é feminina.

Desde a criação do programa, mais de 460 mil mulheres tiveram sua vida transformada. Os treinamentos abordam temas como empoderamento feminino, sororidade, gestão, liderança e performance, todos alinhados aos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs), da ONU Mulheres, assinados pelo Hinode Group.

Ainda no ano passado, 49,7 mil consultoras participaram do treinamento e 1.348 pessoas se formaram. Atualmente 757 mulheres desempenham o papel de levar conhecimento para consultoras em diversas localidades da América Latina. Além disso, só em 2021 essas treinadoras desenvolveram mais de 360 cursos, que também são ministrados pela UH (Universidade Hinode).

Esse terceiro braço social do Hinode Group nasceu em 2016 com o propósito de formar novos empreendedores. Atualmente, são disponibilizados mais de 500 treinamentos em temas como produtos, negócios e desenvolvimento pessoal e o conhecimento adquirido pode ser aplicado em qualquer outra atividade, independentemente se estão ou não relacionadas à Hinode.

Até o momento, a UH já formou mais de 265 mil pessoas, sendo que muitas permanecem na rede, mas outras abriram seus próprios empreendimentos em diversos ramos de atuação.  Só em 2021 foram contabilizadas mais de 107 mil horas de treinamento, beneficiando 26 mil empreendedores.

A UH também traz conhecimento para as franquias, contribuindo para a gestão. A plataforma é bilíngue, com cursos em português e espanhol, todos gratuitos.

“Quando o ser humano é reconhecido e valorizado em sua individualidade, ele retribui, gerando renda e movimentando a economia, em um ciclo de desenvolvimento sustentável. Esse ensinamento, transmitido pelos meus pais, que agarraram uma oportunidade e, a partir dela, construíram a Hinode, guia a nossa cultura organizacional e as diretrizes de relacionamento com todos os parceiros, especialmente funcionárias e funcionários, consultoras e consultores e comunidades atendidas pelos nossos projetos sociais. A mudança é urgente se queremos deixar para as futuras gerações uma sociedade mais justa, onde as pessoas são valorizadas e respeitadas e vivem com dignidade”, afirma Crisciane Rodrigues, Presidente do Comitê de Sustentabilidade e do Conselho do Instituto FAR e idealizadora do Programa Pérolas.

A publicação completa do relatório ESG da companhia está aberta a todos que desejam ter um olhar mais amplo sobre as iniciativas sociais da empresa.


Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp