Com mais de 20 anos de experiência na música, a New Music Brasil é uma das principais distribuidoras musicais no mercado brasileiro. Seu crescimento está sendo uma pauta entre os artistas, especialmente dentro do sertanejo, onde conquistou mais de dois bilhão de streams nas principais plataformas digitais em um período de dois anos.
Dentro desses sucessos podemos destacar diversos nomes clássicos da música brasileira como, Renato Teixeira, Chico Teixeira, Almir Sater, Zé Henrique & Gabriel Gilberto e Gilmar, João Pedro e Cristiano, Chrystian, Wilson e Soraia e Leonardo.
A nova geração também está presente entre os lançamentos mais populares. Brenno & Matheus, Gaby Violeira, Cacio e Marcos, Davi e Fernando, João Márcio & Fabiano, Luan Santana, Cristiano Araújo, Maurício & Eduardo, Bruno & Barretto, João Neto & Frederico, Gusttavo Lima, César Menotti & Fabiano e Victor & Léo, são apenas alguns dos nomes do sertanejo mais comuns de vermos na New Music.
Se engana quem pensa que a New Music está apenas no sertanejo. A agregadora também soma números extraordinários na Nova MPB, Funk, Rock, Indie, Eletrônico, dentre outros. Nomes como Terra Celta, Refinaria, Singular, Lizza Dalla, Herança e DogBeat, são destaques nas plataformas lançamento após lançamento, chegando a emplacar em posições altas dos maiores rankings de playlists de curadoria.
De 2020 até 2021, a distribuidora musical teve um crescimento absurdo, chegando a somar 10 milhões de plays em um único bimestre. Completando, no final do ano, 40 milhões de streams apenas no Spotify e conquistando ouvintes em três países. No Brasil, a New Music obteve 58 milhões de ouvintes, no Paraguai 33.5 mil e nos Estados Unidos são 30 mil pessoas que ouvem os artistas da New.
Vamos entender como tudo isso começou?
Com mais de 25 anos de experiência no mercado e uma visão ampla de expertise em negócios, Eriton Bezerra é CEO da New Music Brasil. O fundador da empresa também atua como General Manager na Friends Music e conselheiro na Músicas do Brasil. Com uma visão empreendedora e estrategista, Bezerra fundou a New Music com uma proposta inovadora.
O principal ponto da New Music está em desenvolver um formato de trabalho que une as infraestruturas ligadas à edição, distribuição e o marketing digital musical. Oferecendo, assim, um alinhamento total de um serviço de qualidade para os artistas que estão ligados à empresa.
Essa infraestrutura trata-se de algo inédito dentro do mercado musical. Ao mesclar os quatro principais pilares do meio, Bezerra conseguiu criar estratégias que hoje se mostram totalmente amigáveis para as plataformas digitais, conversando de forma direta com o mundo da Internet.
O resultado dessa estratégia podemos ver nos números somados nas diversas plataformas digitais. São mais de três bilhões de streams em apenas dois anos da estratégia implementada pelo CEO.
Nos aplicativos de streaming, diversos artistas pelo selo da New Music conseguiram um grande destaque nas playlists de curadoria, sendo colocados em números altos do ranking e tornando-se as caras da capas por diversas semanas consecutivas.
Separamos o Spotify, a Deezer e o YouTube para analisarmos três cases de sucesso que cada streaming leva.
De julho de 2021 até o mês passado, maio, a New Music conquistou 23.76 milhões de plays apenas em novas distribuições. Atualmente, a empresa atua em todas as plataformas de streaming que podemos encontrar na Internet, somando mais de 10 de streamings parceiros.
Nas três principais plataformas de música, Spotify, Deezer e YouTube, temos artistas que geram um grande destaque e movimentação no app.
A dupla sertaneja do momento soma mais de 25 milhões de streams na plataforma e meio milhão de ouvintes mensais. O sucesso de ‘‘Sítio Sonho Meu’’ está rumo aos 10 milhões de reproduções. Brenno & Matheus figuraram e ainda figuram nas maiores playlists do segmento, Funknejo e Brutaiada, onde foram capa por diversas semanas.
Com 15 milhões de plays e 750 mil ouvintes mensais, Thiago Castelli é um bruto que se respeita, viu. Figura nas playlists Brutaiada, onde Brenno & Matheus passaram a coroa da capa para ele, Paixão Bandida, Geração Sertaneja, Funknejo e Farra Sertaneja, ufa! Nada menos pro Pai da Pinga!
Bruno Reis & Thiago, com mais de 102 mil ouvintes mensais, somam quatro milhões de streams na plataforma. Cada novo single lançado, eles entram automaticamente na playlist Brutaiada, afinal, quem nasceu peão, vai morrer peão!
Chico Teixeira é assim, saiu uma música, entrou em uma playlist da Deezer. Radar Sertanejo e Sertanejo Acústico, onde ele estampa a capa, sempre tem Chico no meio!
Renato soma 73 mil fãs no app. Liderando as principais playlists, Toca MPB!, Radar Brasilidades, Sertanejo Acústico, onde liderou a capa e, hoje, ainda lidera, mas, junto ao seu filho Chico Teixeira.
Com 10 mil fãs, Davi e Fernando conquistaram a capa da playlist Festa Sertaneja por três semanas seguidas! Nada menos para os motoristas da colheitadeira do vovô!
Gaby Violeira soma 42 milhões de views em seus vídeos na plataforma. A violeira conquistou a cena com ‘‘8X8’’, uma parceria com Bruno & Barreto e Dj Kevin, que soma 34 milhões de plays. ‘‘As Brutas Que Dominam’’ segue com dois milhões e ‘‘Coração de Mocinha’’ com um milhão.
Os veteranos do sertanejo pop são sucesso por onde passam. Com mais de 10 milhões de views, Maurício & Eduardo destacam-se na cena com inúmeros sucessos. Entre eles, ‘‘Eu Vou Pegar Você’’, ‘‘Ex Esquema’’ com Israel & Rodolffo, ‘‘Ex Solteiro’’ com PH e Michel e a mais recente, ‘‘Tô Traindo Eu’’.
A banda mais nerd do país! Terra Celta soma 12 milhões de plays em seus vídeos do YouTube. ‘‘Até O Último Gole’’, ‘‘Ressaca’’, ‘‘Era Uma Vez’’ e ‘‘Um Outro Lugar’’ tornaram-se referência do rock nacional.
Eitcha! Os reis do forró no Brasil contam com mais de 223 milhões de plays em suas músicas. Quem nunca ouviu ‘‘Amor Virtual’’, ‘‘Índio Dança’’, ‘‘Acabou’’ e ‘‘Na Balada’’. Daqui você sai direto pro bailão de arrocha!
A New Music não irá parar por aqui. Grandes lançamentos ainda serão divulgados ao longo deste segundo semestre do ano. Não perca nenhum dos próximos sucessos que estão por vir, siga a distribuidora musical no Instagram, acompanhe nosso Blog e fique atento a todas as redes sociais.
Enquanto isso, você sabe identificar a diferença entre jingle e paródia? Confira todo o processo em um post super completo e informativo!
Te vemos no próximo?