05/07/2022 às 14h45min - Atualizada em 05/07/2022 às 19h07min

Utam será uma das marcas presentes em Espaço Degustação no Festival Santos Café

SALA DA NOTÍCIA Verbo Nostro
A 7ª edição do Festival Santos Café acontecerá entre os dias 8 e 10 de julho, na cidade de Santos, litoral paulista. O festival volta a ser presencial, depois das restrições impostas pela pandemia da Covid-19. No ano passado, o público experimentou o formato híbrido pela primeira vez.

Muito esperado pelos amantes do café, o festival já se tornou um dos principais eventos turísticos da cidade e reúne, a cada ano, pessoas de diferentes localidades. 

Um dos destaques da programação é o Espaço Degustação, que funcionará no sábado (9) e domingo (10), das 11h às 17h, instalado na Seven Doors (Rua Visconde de Vergueiro, 2 - esquina com a Rua Gonçalves Dias). Trata-se de um antigo armazém de café que hoje abriga uma construção restaurada com sete portas da época, que remete ao tempo da fundação das casas de Santos. Lá, estarão reunidas diversas marcas e tipos da bebida para o público experimentar gratuitamente.  A expectativa da organização é servir gratuitamente 85 mil copos de 12 marcas diferentes.

O Grupo Utam, indústria de café 100% brasileira, com unidades fabris em Ribeirão Preto (SP) e Piumhi (MG), vai participar do Espaço Degustação. A empresa oferecerá uma degustação baseada na experiência de sabores e sensações inspiradas nas principais tendências de cafés especiais. A ação será preparada por uma equipe de baristas com os produtos: cápsulas monodoses Santa Alcina, Café Utam Speciale e sua linha super premium, Café Fazenda Santa Alcina. Além disso, fará exposição de produtos das marcas de seu portfolio, com vendas no local.

Durante o festival, também estão previstas apresentações musicais e de dança, visitas monitoradas a museus, locais de torrefação e oficinas do bonde, palestras, oficinas de drinks e gastronômicas, passeios com guias de turismo, ciclístico e do bonde, espaço pet, exposições e feiras de economia criativa.

As crianças ainda contarão com espaço kids, contação de histórias, distribuição de livros e gibis e apresentações de marionetes.  As atividades serão realizadas em diversos pontos do Centro, como Museu do Café, Espaço de Eventos Seven Doors, Praça Mauá, Casa da Frontaria Azulejada, Estação do Valongo, Paço Municipal, Bulevar da Rua XV de Novembro, Doca Antiguidades e Rua Gonçalves Dias. 

Para ter acesso à programação completa, acessar  o link: http://www.turismosantos.com.br/?q=pt-br/festivalsantoscafe

A cerimônia de abertura será no dia 8 de julho (sexta-feira) no Museu do Café. A programação reunirá apresentação musical e visitação noturna ao espaço que fica no antigo prédio da Bolsa do Café, um dos mais importantes do acervo histórico do Município.

Sobre o Grupo Utam
Idealizado no final de 1969, com início das atividades em 1970, o Grupo Utam está sob domínio acionário da atual direção desde 1985. Nestes 52 anos de atuação no mercado brasileiro, a empresa adquiriu alta performance na região sudeste e ampliou frentes de abrangência em outros Estados. Hoje, possui uma capacidade produtiva de mais de 1.400 toneladas/mês em dois modernos parques industriais. A empresa possui extenso portfólio de produtos e serviços e marcas consagradas por seus consumidores.

Atualmente, oferece extenso portfólio de produtos e serviços. Além disso, possui marcas consagradas por seus consumidores, o que garante uma performance em crescente evolução no mercado cafeeiro, estando na 13ª posição entre as maiores torrefações do ranking da Abic (Associação Brasileira da Indústria do Café), que conta com quase 700 empresas associadas.

O Grupo Utam possui certificações e prêmios de qualidade. Em 2020, a indústria ganhou o prêmio do programa Melhores da Qualidade da Abic com a indicação do Café Utam Speciale, na categoria Superior Grão - dentro do grupo de empresas de grande porte.  

Unidades de negócios
O Grupo Utam trabalha com cinco unidades de negócios: a linha carro chefe de Cafés Torrados e Moídos, com marcas fortes e com tradição no segmento varejista brasileiro. Dentro dessa unidade estão também a linha de Cappuccinos, a de filtros de café e ainda conta com o Café Solúvel. 
A unidade de Grãos Especiais apresenta uma linha completa de cafés em grãos selecionados das melhores regiões produtoras brasileiras, com qualidades Superior e Gourmet.

Já a linha Food Service  oferece complementos especiais para os mais variados tipos de negócios. São produtos importantes para acompanhar o momento do café, como saches de açúcar e toda linha Bares & Restaurantes, que contam com embalagens econômicas de 1 quilo dos produtos em pó Cappuccinos Tradicional e Light, Leite, Achocolatado e Café Solúvel. Proporciona serviços especializados, como consultoria através de baristas.

A unidade de negócio de Single Cup ou Monodose é formada pelo mercado de cápsulas de café e pelos lançamentos Drip Coffee, trazendo praticidade e variedade ao consumidor com produtos exclusivos e blends provenientes de diversas origens brasileiras.

A produção de cápsulas para terceiros, somada à produção de cafés torrados e moído ou em grãos especiais para outras marcas, formam a quinta unidade de negócios do Grupo Utam. 

Crédito: Fotos Museu do Café de Santos/SP

Notícias Relacionadas »
© 2022 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp