05/07/2022 às 11h39min - Atualizada em 05/07/2022 às 19h09min

Wi-Fi da Aruba conecta a maior plataforma de e-commerce da América Latina

APs, ClearPass e Aruba Central, dentro do novo sistema operacional AOS 10, ligam a sede aos service centers e CDs fulfillment do Mercado Livre no Brasil

SALA DA NOTÍCIA Marcos Coelho

A pandemia de Covid-19 tem mantido uma maior demanda junto ao e-commerce, que precisa investir em agilidade, logística e entrega acelerada para atender adequadamente os clientes. A Aruba, uma empresa da Hewlett Packard Enterprise, tem sustentado essas operações com soluções de redes seguras. Inclusive a maior de todas, a do Mercado Livre, onde foram utilizados APs para conexão Wi-Fi, ClearPass para controle de acesso seguro e Aruba Central para gerenciar e otimizar as redes remotas na nuvem conectando a sede em Osasco (SP), os service centers e os CDs fulfillment existentes no Brasil.

Essa combinação oferece uma solução sem fio capaz de atender áreas externas e suportar até três dispositivos por usuário - laptop, smartwatch e celular, por exemplo - com mobilidade e segurança. Hoje o e-commerce conta com um controle de acesso individual por meio de recursos de automação, de forma a garantir prioridade de acesso seguro às aplicações relevantes para o negócio. 

Por meio do ClearPass, a equipe de TI gerencia o controle de acesso e segurança em  três diferentes redes: a corporativa, a de visitantes e a de prestadores de serviço. Os funcionários são autenticados com login e senha; os visitantes se cadastram no portal a partir de um QR code personalizado; e os prestadores de serviço fazem a autenticação local de seus dispositivos. Com soluções de IoT, a TI também tem controle dos acessos feitos a partir das salas de reuniões e do fluxo de pessoas nos restaurantes.

Os CDs do Mercado Livre localizados no Brasil registram aumento médio de 40% do quadro de funcionários em relação aos últimos meses e, mesmo com mais conexões por antena, a companhia não registrou problemas de acesso à rede. “A conectividade é um fator chave para uma empresa de comércio eletrônico – velocidade,  disponibilidade e segurança são fundamentais”, analisa Carlos Sega, CEO da Conversys IT Solutions, empresa parceira da Aruba responsável pela implementação das soluções

Segundo Eduardo Primolini, gerente comercial da Conversys IT Solutions, o projeto foi desenhado com dimensionamento dos pontos de acesso (APs) necessários a partir de análises do sinal e de possíveis interferências no ambiente. “Entregamos um projeto versátil e que não requer um grande investimento. O remanejamento das antenas é simples e a gestão é remota”, afirma.

Além da queda drástica no número de chamados relacionados ao acesso à rede, o investimento resultou em mais produtividade para a equipe de TI, que gerencia remotamente todos os CDs a partir de Osasco e pode se concentrar em atividades mais estratégicas. 

Sistema Operacional AOS 10

Visando a tendência de migração para a nuvem e de SaaS, o Mercado Livre aprovou a utilização do novo sistema operacional da Aruba, o AOS 10, sendo pioneiro no Brasil. Com este novo SO, todas as localidades serão gerenciadas a partir da nuvem, utilizando o Aruba Central, solução autorizada pelo FedRAMP – Federal Risk and Authorization Management Program, o que permite que seja utilizada por todo o governo dos Estados Unidos e reforça o componente de segurança da tecnologia.

O Aruba Central simplifica a inauguração das redes de novas localidades por ser um orquestrador de redes. Dessa forma, todas as configurações são efetuadas a partir de um único ponto, de onde é possível ter uma visão completa da rede e do estado atual. A solução conta com Inteligência Artificial que provê insights de otimização que ajudam de forma proativa a resolver problemas até 90% mais rápido para que a infraestrutura siga funcionando em alta performance.

Com a base instalada da Aruba, o Mercado Livre tem a possibilidade de incluir outras soluções para o negócio, como o Analytics and Location Engine (ALE). Com esta solução, é possível coletar dados de presença de forma a visualizar os locais com maiores concentrações de pessoas, melhorando o fluxo e velocidade de manejamento de pacotes nos CDs. Também é possível controlar os ambientes de acordo com as regras estabelecidas durante a pandemia para a circulação de pessoas.

“A capacidade de inovação tecnológica alinhada às estratégias de negócios do Mercado Livre é realmente surpreendente. Estamos felizes por estarmos dando nossa contribuição à expansão de uma marca tão forte do e-commerce”, avalia Gustavo Koplin, territory manager da Aruba. 


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