05/07/2022 às 11h03min - Atualizada em 05/07/2022 às 19h12min

07 de julho - Dia Mundial do Chocolate

Para comemorar a data, aprenda uma receita de fondue simples, prático e econômico

SALA DA NOTÍCIA Aline Veroneze de Mello Cesar
Freepik
Por Aline Veroneze de Mello Cesar (*)

Você sabia que no dia 07 de julho comemoramos o Dia do Chocolate?

Essa data é indicada na história como o marco da chegada do chocolate à Europa, por volta do século XV. Vale lembrar que, antes dessa data, o chocolate era somente encontrado no continente americano, nas civilizações Maias e Astecas, sendo sua primeira versão consumida na forma de chocolate quente (o xocolatl).

O seu processo produtivo é conhecido pela composição de várias etapas. De forma mais simplificada, ao chegar à indústria, as amêndoas de cacau, já secas, são selecionadas retirando-se cascas que são separadas das sementes conhecidas como “nibs”. Essas sementes passam pela torra e delas é extraído o licor de cacau. Ao finalizar esse processo, teremos uma massa que vai para prensagem, resultando em manteiga de cacau, usada para fazer os diferentes tipos de chocolates, e torta de cacau, usada para fazer o chocolate em pó, achocolatados.

Fazendo um parêntesis: eu já provei nibs puro e confesso que foi uma experiencia um tanto peculiar, seu sabor é extremamente amargo.

No mercado, atualmente, temos quatro tipos de chocolate: o amargo, ao leite, o branco e o ruby. Para quem não conhece este último, o ruby, é relativamente recente, criado em 2017, pela empresa Barry Callebault (sediada na Suíça). Esse chocolate possui uma coloração rosa com um sabor mais frutado e aveludado, posso confessar que, apesar de não ser meu preferido, vale a pena provar!

Quem não sonhou em entrar na Fantástica Fábrica de Chocolates de Willie Wonka — filme de 1971, com uma versão mais recente, lançada em 2005, baseado no livro de Roald Dahl de 1964 —,aproveitar cada uma de suas delícias e, principalmente, mergulhar com Augustus Gloop naquele rio maravilhoso?

Então, vamos aproveitar o Dia Mundial do Chocolate e o inverno para preparar uma receita super quentinha de “Fondue de Chocolate”, adaptada do Livro Chocolateria.

Anote aí os ingredientes e o modo de preparo:

Ingredientes:
250 g de chocolate ao leite
½ xícara (chá) de creme de leite (100 ml)
2 colheres (sopa) de conhaque
Frutas frescas (morangos, uvas, bananas, abacaxis, por exemplo)
Pedaços de bolo (chocolate, baunilha, por exemplo)
E deixe sua criatividade ir além. Eu ainda acrescentaria canudos de waffer e marshmallows.

Modo de Preparo:
- Pique o chocolate, coloque-o em uma panela própria para o preparo de fondue. Adicione o creme de leite, regule a chama para baixo e vá mexendo aos poucos, até que o chocolate esteja derretido.
- Em seguida, acrescente o conhaque e mexa bem.
- Pronto, já podemos servir!
- Não esqueça de organizar, ao redor da panela de fondue, as frutas, os bolos, waffer e marshmallows.

Com os garfos específicos para fondue, mergulhe essas delícias na fondue de chocolate e delicie-se!

Dica: é possível trocar o chocolate ao leite por meio amargo ou fazer uma mistura de ao leite com o amargo, já fiz, e fica uma delícia!


*Aline Veroneze de Mello Cesar. Nutricionista pelo Mackenzie, doutora e mestra em Ciências pela Universidade de São Paulo. Docente do curso de Nutrição no Centro Universitário Internacional Uninter.
 
Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp