06/07/2022 às 11h43min - Atualizada em 06/07/2022 às 12h15min

Shopping Nova América recebe exposição imersiva para despertar consciência dos cariocas sobre a região amazônica 

Amazônia: e eu com isso? usa realidade virtual e experiências lúdicas para impactar visitantes sobre efeitos do desmatamento, aquecimento global e incentivar hábitos sustentáveis. Mostra gratuita fica no empreendimento entre 7 e 30 de julho 

Shopping Nova América
SALA DA NOTÍCIA Luciana Lima Stavale
Na Boca do Lobo

Shopping Nova América recebe exposição imersiva para despertar consciência dos cariocas sobre a região amazônica 

Amazônia: e eu com isso? usa realidade virtual e experiências lúdicas para impactar visitantes sobre efeitos do desmatamento, aquecimento global e incentivar hábitos sustentáveis. Mostra gratuita fica no empreendimento entre 7 e 30 de julho    

Mais importante que falar sobre a preservação da Amazônia é tocar mentes e corações sobre a urgência de preservar a maior floresta tropical do mundo. É isso que propõe a exposição Amazônia: e eu com isso?, que chega ao Shopping Nova América no dia 7 de julho. 

Inédita e com visitação gratuita, a mostra é imersiva e conta com diversos espaços instagramáveis. Amazônia: e eu com isso? convida os visitantes a conhecer, com mais profundidade, a região amazônica e entender a importância da floresta, seu potencial de desenvolvimento econômico e de regulação climática para o Brasil e o mundo; as cidades que a compõem, e a necessidade de cuidá-la, independentemente da distância geográfica em que se vive, além de seu papel de equilíbrio em função do aquecimento global. A Amazônia é essencial para a segurança alimentar, hídrica e energética de todo o país e os efeitos do desmatamento no bioma são sentidos não só na região, mas em todas as cidades brasileiras.

A mostra, produzida pela Na Boca do Lobo, empresa brasileira de comunicação com foco em sustentabilidade, provoca reflexões sobre a necessidade urgente de preservação da Amazônia e exibe perspectivas de futuro. 

“A Amazônia é um patrimônio importantíssimo para o Brasil e o mundo, com a prestação de serviços indispensáveis, como a regulação climática. Os povos originários e tantos outros subsistem graças às florestas de pé, assim como tantos setores da sociedade. É possível um desenvolvimento econômico e de baixo carbono que ande lado a lado com a proteção da floresta e de sua biodiversidade, trazendo benefícios para todos os brasileiros”, explica Felipe Lobo, cocriador da exposição.

O percurso é dividido em três seções: Amazônia de Pé, Desmatamento e Casas. No primeiro deles, os visitantes ganharão óculos de realidade virtual, para simular um passeio imersivo pela Amazônia, acomodados em um barco típico. Uma minipiscina de bolinhas simula a floresta e rios e as crianças podem brincar à vontade. Os rios amazônicos também serão representados em um piso espelhado, enquanto um painel imantado convida adultos e crianças a entender um pouco mais sobre a biodiversidade da região.

A segunda parte, batizada de Desmatamento, abre os olhos dos frequentadores para o processo de desertificação da Amazônia e os riscos que todo o planeta corre como consequência. 

O trecho final simula uma casa em que é possível observar os potenciais eventos relacionados à segurança alimentar, hídrica e energética no futuro, caso o desmatamento da Amazônia leve a floresta a um ponto sem retorno e possibilidade de melhoria.   

Na saída, os participantes poderão deixar uma mensagem em árvores, colorindo a exposição com bilhetes de esperança. Além disso, um mural reúne sugestões de soluções, boas práticas e atividades que as pessoas podem adotar em suas rotinas para diminuir impactos ambientais.

Amazônia: e eu com isso? fica no empreendimento de Del Castilho até o dia 30 de julho.  Para garantir a visita, os frequentadores só precisam se cadastrar no aplicativo do Nova América e resgatar o ingresso, escolhendo a data e o horário de preferência. As visitas serão feitas em grupos de até 65 pessoas, com duração de 30 minutos cada. “Uma das metas do Nova América é oferecer cada vez mais experiências transformadoras para os clientes. Unir uma experiência tão rica a um assunto tão importante e urgente quanto a preservação da Amazônia é um motivo de orgulho não só para o shopping, mas para toda a Zona Norte do Rio. A sustentabilidade está no DNA dos shoppings administrados pela Ancar Ivanhoe e essa exposição chega ao shopping em um momento bem oportuno. A hora de agir é agora”, diz Alisson Mori, gerente de marketing do shopping. 

Entenda os detalhes das atrações, que são para todas as idades, e estão separadas por três áreas principais:

1. Amazônia de Pé
Neste local, todos entrarão em um cenário que simula a Amazônia.
Atividades:
- Piso espelhado para mostrar rios amazônicos;
- Balanço com minipiscina de bolas para crianças brincarem na floresta e rios;
- Painel imantado com imãs de animais da região para serem montados;
- Barcos que representam os originários do local, com cadeiras giratórias e óculos de realidade virtual. 

 2. Desmatamento
No segundo espaço, os visitantes poderão ver árvores secas que representam o desmatamento e o impacto nas cidades e vidas, de forma geral e, em especial, para os habitantes locais. Além de uma série de informações relacionadas à Amazônia e as oportunidades em setores como o de alimentos, energéticos, medicinais, têxteis, entre outros.

 3. Casas
O terceiro ambiente simulará uma casa, onde será possível observar os potenciais eventos relacionados à segurança alimentar, hídrica e energética no futuro, caso o desmatamento da Amazônia leve a floresta a um ponto sem retorno. Nesse caso, não havendo mais a cobertura de vegetação suficiente para manter o equilíbrio da vida, há sério desequilíbrio ambiental e climático. 

Na sala de estar/jantar, luzes e uma televisão piscam e apresentam mais informações.

Na cozinha, uma geladeira "conversa" com os visitantes sobre a escassez de alimentos. Já a pia não terá água.

No quarto, ao abrir a janela, os visitantes sentirão ventania e verão cenas de eventos climáticos extremos. Tablets exibem a edição de uma newsletter com informativos a respeito da relação entre a Amazônia e a segurança alimentar para o país.

 

 

SERVIÇOS
Exposição “Amazônia, e eu com isso?”:
Data: 07 a 30 de julho
Local: Praça de eventos Shopping Nova América
Horário: De segunda a sábado, das 11h às 21h.Domingo, das 13h às 21h.

Gratuito, com inscrições pelo aplicativo do shopping para escolha do horário e resgate do ingresso.

 

Shopping Nova América:
Av. Pastor Martin Luther King Junior, 126 - Del Castilho.
Horário de funcionamento - Lojas, Serviços e Lazer: Segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingo e feriado, das 13h às 21h; Alimentação e Rua do Rio: Segunda a sábado, das  10h às 23h. Domingo e feriado, das 11h às 21h.


Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp