27/10/2020 às 17h33min - Atualizada em 28/10/2020 às 00h00min

Liquigás alerta sobre uso seguro de GLP nas residências durante a pandemia SOCIAL

Dicas de segurança para o uso do gás de cozinha são fundamentais nesse momento em que as famílias estão mais tempo em suas casas

SALA DA NOTÍCIA Sandra Cunha
LIQUIGÁS ALERTA SOBRE USO SEGURO DE GLP NAS RESIDÊNCIAS DURANTE O PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL

Dicas de segurança para o uso do gás de cozinha são fundamentais nesse momento em que as famílias estão mais tempo em suas casas

         A pandemia do novo coronavírus e a adoção do home office estão fazendo com que as famílias fiquem mais tempo em suas casas, interagindo, trabalhando e, consequentemente, cozinhando mais. Para se ter uma ideia, o interesse pelo termo "receita" atingiu o maior nível de busca em abril deste ano no Google. Levantamento feito pela empresa inglesa de mercado GlobalWebIndex em 17 países, mostrou que um terço dos brasileiros passou a cozinhar, desde o início da quarentena.

         Pensando nisso, a Liquigás Distribuidora elaborou dicas de segurança para o uso do GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), mais conhecido como gás de cozinha, em residências. Os cuidados vão desde a compra, passando pelo armazenamento adequado, instalação e uso correto. Confira:

Dica nº1 - Compre somente em revendas autorizadas
         Visando assegurar a procedência e a segurança do produto, a Liquigás recomenda que os botijões sejam adquiridos apenas em revendas autorizadas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Esses estabelecimentos cumprem com os requisitos legais necessários para o exercício da atividade, que envolve a aquisição, o armazenamento, o transporte e a venda de recipientes transportáveis de GLP com capacidade de até 90Kg, e estão aptos a prestar a assistência técnica ao consumidor desses produtos.

Dica nº2 – Atenção ao lacre, etiqueta e à marca
         Outro ponto de atenção que o consumidor deve ter no momento da compra, é verificar se o lacre não foi violado, se existe a etiqueta (rótulo) e se a marca está visível no botijão (estampada em alto relevo no corpo do recipiente). A marca deve ser a mesma no recipiente, no lacre e na etiqueta de segurança do botijão. Caso o recipiente não tenha lacre e data de fabricação e apresente marcas diferentes nos itens, deve ser recusado pelo consumidor.

Dica nº3– Como armazenar o botijão de gás em casa
            O GLP é um produto que precisa de cuidados especiais no seu armazenamento. Pode parecer organizado guardar o botijão em armários ou estruturas fechadas, mas não é nada seguro. O gás de cozinha precisa ficar em local arejado e, de preferência, do lado de fora da casa (ambiente externo). Para protegê-lo das intempéries, é recomendado que seja construído um abrigo próprio para botijões, com a porta bem arejada, com espaço para o registro e para a mangueira (de modo que não fique dobrada ou obstruída). Esse local precisa estar sempre limpo e longe de locais onde o GLP pode se acumular em caso de vazamento, como ralos, grelhas etc.

Dica nº4 - Cuidado redobrado na instalação
         Antes de trocar o botijão vazio pelo cheio, certifique-se de que todos os botões dos queimadores do fogão estejam desligados. Examine sempre as condições da mangueira e do regulador de pressão de gás, verificando o prazo de validade (que é de cinco anos) e as condições de conservação. Em caso de dúvidas, os entregadores da Liquigás são treinados e estão capacitados para realizar a instalação dos botijões de forma segura na residência do consumidor. NUNCA utilize o botijão sem o regulador de pressão e a mangueira correta para GLP.

Dica nº5 – Fique longe das “gambiarras”
         Para ter a garantia de procedência e segurança, a mangueira de gás e o regulador de pressão, que são utilizados na instalação do botijão, precisam ser originais e certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). Jamais tente aumentar o tamanho da mangueira, juntando com partes de outras mangueiras ou fazendo emendas. Por Norma, ela deve ter entre 0,80 m e 1,25 m de comprimento. O ideal é que a mangueira não fique esticada, que se mantenha a uma distância razoável da fonte de calor e nunca passe por trás do forno.

Dica nº
6 – Fique atento aos vazamentos
         Vazamento de GLP é sinal de perigo. Você pode identificá-lo pelo odor característico do produto que é adicionado ao GLP. Por isso, a atenção com a fixação da mangueira no regulador e no fogão por meio das abraçadeiras, é fundamental, assim como o teste de vazamento após a troca do botijão. Para se certificar de que não há vazamentos, recomenda-se a utilização de espuma de sabão nas duas extremidades da mangueira e na conexão do regulador de pressão com o botijão. Se a espuma formar bolhas, o gás está vazando. Caso isso ocorra nas pontas da mangueira, será necessário reapertar a abraçadeira, e se for na conexão do regulador de pressão com o botijão, será necessária a reinstalação. Se o vazamento continuar, leve o botijão para um lugar ventilado, deixando o regulador de pressão de gás desconectado e ligue para a assistência técnica da revenda ou para o número da assistência técnica que consta na etiqueta.

Dica nº7 – Lembre-se sempre que gás e produtos inflamáveis não combinam
         Parece óbvio, mas não é. É sempre bom enfatizar que o gás nunca deve ser posicionado perto de armários ou prateleiras que guardem produtos inflamáveis (querosene, álcool, removedor, inseticidas, alvejantes, entre outros), pois caso haja algum vazamento e ocorra um incêndio,  este pode ser potencializado.
Dica nº8 – Nunca coloque o botijão na horizontal
         A ideia de deitar o botijão para aproveitar o finalzinho do gás é um grave erro. Além de não cumprir a finalidade de aumentar a rentabilidade, quando o botijão é deitado, o GLP, por ser líquido, pode vazar pela mangueira e danificar o regulador de pressão. Além disso, pode danificar o equipamento de queima e aumentar bastante a chama, podendo causar uma ocorrência mais grave. Isso acontece porque os equipamentos de queima são preparados para receber o vapor de GLP controlado pelo regulador de pressão.


Sobre a Liquigás

Líder no segmento de botijões de gás de uso doméstico, a Liquigás é uma empresa brasileira do Sistema Petrobras e uma das maiores distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) do país. Fundada em 1953, a companhia é reconhecida pelo investimento em tecnologia e inovação, fornecendo soluções em GLP e correlatos com qualidade, segurança e responsabilidade social e ambiental.

No segmento de GLP a granel, a companhia oferece produtos e serviços para diversos setores, desde hotéis e comércios, passando pela indústria e o agronegócio, além de unidades de consumo em condomínios por meio do Sistema de Medição Individualizada. Já no segmento GLP envasado, a companhia atende mensalmente em torno de 8 milhões de residências, por meio de uma rede de aproximadamente 5.000 revendedores. A companhia tem sede em São Paulo e conta com uma equipe com mais de 3.000 colaboradores.

Tais ações renderam importantes prêmios para a Liquigás, com destaque para as medalhas de ouro nas categorias Gestão, Produção, Aplicações do GLP e Meio Ambiente do Prêmio GLP de Inovação e Tecnologia 2019, assim como a primeira colocação no setor Combustíveis, Óleo e Gás da premiação As Melhores Dinheiro 2019.

www.liquigas.com.br
facebook.com/liquigas

 
Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp