27/10/2020 às 15h38min - Atualizada em 28/10/2020 às 00h00min

Staycation: como aproveitar as férias na sua própria cidade

Modalidade estimula momentos de lazer sem a necessidade de viajar

SALA DA NOTÍCIA Débora Ramos
divulgação

A pandemia de coronavírus que assola a maioria dos países impôs uma série de mudanças ao comportamento das pessoas. As recomendações de distanciamento social feitas pelas autoridades médicas e governamentais alteraram desde as modalidades de trabalho até a forma de aproveitar os momentos de lazer. O turismo, ramo que depende exclusivamente do deslocamento de pessoas, foi especialmente afetado.

Entretanto, uma nova modalidade turística tem ganhado espaço justamente por funcionar sem a necessidade de grandes deslocamentos. Trata-se do staycation (termo em inglês que junta as palavras "stay" – ficar – e "vacation" – férias), que propõe aos viajantes que invistam em experiências de lazer dentro de suas próprias cidades. Abaixo, confira algumas ideias para aproveitar o turismo em casa.

Turismo Histórico

Boa parte das cidades brasileiras possui um centro histórico, com edifícios antigos e de arquitetura interessante, que podem ser um prato cheio para quem está interessado em praticar staycation. Visitar estes locais – sem descuidar das medidas de proteção e higiene – é uma forma de aprofundar o conhecimento acerca da história local e dos eventos que marcaram aquela região. A pesquisa e observação de estátuas e monumentos também pode ser uma fonte interessante de diversão e aprendizado. 

Atividades de Ecoturismo

Passeios ao ar livre são considerados os mais seguros em tempos de pandemia. Por isso, visitar parques e áreas verdes em sua cidade ou arredores é uma ótima maneira de aproveitar o staycation. Entre as atividades que podem ser realizadas nestes locais estão: piqueniques, esportes, observação de pássaros, trilhas e caminhadas.

Museus e restaurantes

Algumas cidades brasileiras já reabriram seus museus e restaurantes. Uma boa forma de aproveitar o staycation é pesquisar sobre estes estabelecimentos em sua cidade e visitar aqueles que tenham adotado medidas rígidas de proteção aos visitantes. Se ainda assim não se sentir seguro para sair, aproveite os tours virtuais oferecidos por alguns dos maiores museus do mundo (como o Louvre, de Paris, e o Metropolitan Museum of Art, de Nova Iorque) e use das facilidades do delivery para pedir uma pizza ou qualquer outro prato de um restaurante que você ainda não conhece. 

Day use

Por fim, uma boa maneira de se sentir um viajante dentro de sua própria cidade é aproveitar um dia de day use em algum hotel ou resort localizado na sua região. Grande parte dos estabelecimentos oferece pacotes diários que dão direito a acessar piscinas, academias, spas, saunas, quadras esportivas e até mesmo os quartos para um rápido descanso. Neste caso, também é importante se informar sobre as medidas sanitárias adotadas para evitar o risco de contaminações. 


Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp