27/10/2020 às 15h17min - Atualizada em 28/10/2020 às 00h00min

Os Patrimônios Mundiais no Brasil para conhecer

Brasil possui 22 Patrimônios Mundiais na lista da UNESCO; conheça 5 deles aqui e saiba como visitá-los

SALA DA NOTÍCIA Débora Ramos
divulgação

O Brasil é conhecido mundialmente por suas belas praias e festas culturais, como o Carnaval e o São João. Alguns dos pontos turísticos brasileiros foram considerados Patrimônios Mundiais pela UNESCO, devido à sua importância histórica e cultural para todo o planeta.

O título foi criado como uma maneira de chamar a atenção para a importância desses lugares, uma forma também de protegê-los contra a degradação e o descaso que alguns governantes podem ter.

Conheça cinco Patrimônios Mundiais que estão no Brasil e que valem a pena ser visitados!

Ouro Preto (MG)

A cidade de Ouro Preto cresceu com a exploração do Ouro na região. Com uma arquitetura barroca, suas igrejas e construções históricas preservadas fazem o viajante se sentir em uma viagem no tempo. Além disso, a região foi palco para diversos acontecimentos históricos importantes para o país.

Para chegar em Ouro Preto, é possível ir por transporte rodoviário, principalmente partindo do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, ou do Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte.

Goiás (GO)

O pequeno município, antigamente conhecido como Vila Velha, também foi palco para a exploração do ouro no Brasil Colônia. Há muitos anos, o complexo arquitetônico já está tombado, como uma forma de preservar a história da região.

A cidade também está bastante ligada à expansão dos bandeirantes pelo interior do país, sendo o primeiro núcleo urbano reconhecido oficialmente a oeste da linha de demarcação do Tratado de Tordesilhas.

O aeroporto mais próximo é o de Goiânia, a 142 quilômetros.

Conjunto Moderno da Pampulha, em Belo Horizonte (MG)

Nem todo Patrimônio Mundial é tão antigo, da época do Brasil colonial. Um belo exemplo é o Conjunto Moderno da Pampulha, na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais. A região, que tem o estilo de Oscar Niemeyer, é uma importante criação arquitetônica na região.

Com inspiração modernista, a área é preservada como um importante legado de um dos mais renomados arquitetos brasileiros.

Para chegar ao local, há os aeroportos de Belo Horizonte e Confins.

Centro Histórico de Salvador (BA)

A Bahia guarda alguns dos locais mais importantes para a história brasileira desde a chegada dos portugueses. Em Salvador, o Centro Histórico foi palco para importantes manifestações culturais, assim como guarda a memória de um dos acontecimentos mais brutais e marcantes da história brasileira: a escravidão.

Um passeio por suas ruas permite conhecer construções bastante características da época colonial, além de saber mais da história do país.

É possível chegar ao local por meio do aeroporto da cidade, adquirindo uma passagem para Salvador.

Ruínas Jesuítas em São Miguel das Missões (RS)

No Sul do país, um dos patrimônios mundiais são as Ruínas Jesuítas, uma das mais bem preservadas da América do Sul. No município de São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul, estão essas construções que datam do século XVII, quando religiosos buscavam a conversão dos índios ao cristianismo.

As Ruínas Jesuítas de São Miguel das Missões correspondem ao maior conglomerado de residências jesuíticas da região.


Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp