04/08/2022 às 11h12min - Atualizada em 04/08/2022 às 22h36min

Epóxi ou acrílico? Descubra qual é o tipo de rejunte ideal para a sua obra

Especialista da Ligamax®, marca do grupo Sika®, explica as especificidades de cada produto e dá dicas de como e onde utilizá-los

SALA DA NOTÍCIA Lucas Bandos Lourenço
Imagem: Sika
Nos dias de hoje, com tantas opções de rejunte disponíveis no mercado, é bem provável que o consumidor fique em dúvida sobre qual o material ideal para sua obra: epóxi ou acrílico? Para não correr o risco de adquirir o produto errado, que pode acabar interferindo na qualidade final da sua construção ou reforma, é preciso entender o que cada tipo de rejunte oferece e onde utilizar cada um deles.

Pensando nisso, a Ligamax®, marca do grupo Sika®, empresa especializada em produtos químicos para construção civil, preparou o material abaixo, com algumas dicas e informações que podem ajudar na escolha do rejunte mais adequado às características e necessidades de cada projeto. Confira:

Qual é a função do rejunte?
Em primeiro lugar, antes de escolher o rejunte ideal, é preciso entender qual a sua finalidade. Segundo explica Thiago Alves, Coordenador TM Refurbishment da Sika: “O rejunte é um material cremoso, que deve ser aplicado depois que o piso ou revestimento for colocado, e que tem por função dar acabamento, vedar, proteger da umidade e evitar que as peças se soltem. Em suma, os rejuntes são utilizados para preencher as juntas, ou seja, aqueles pequenos espaços que ficam entre as peças de revestimentos assentados em paredes e pisos, como porcelanatos, cerâmicas e pastilhas. Essas juntas não só são responsáveis por absorver as tensões causadas pelas variações de temperatura, evitando rachaduras, como também ajudam na correção de eventuais variações entre as medidas das peças”.

Além disso, vale destacar que, embora sejam mais comuns na tonalidade branca, os rejuntes atualmente são comercializados em diversas cores, podendo tanto combinar com o visual geral da decoração quanto criar um ponto de atenção e destaque para o revestimento utilizado no ambiente.

Rejunte epóxi
Os rejuntes do tipo epóxi são ideais para áreas submersas como piscinas, e também ambientes que exijam limpeza constante, como banheiros e cozinhas. Além de servir de barreira contra água, essa variedade do material também é resistente a produtos químicos, como cloro e água sanitária.

De acordo com Thiago Alves: “Por conter resina em sua composição, o rejunte epóxi tem uma elevada resistência química e mecânica. Além disso, é impermeável, não deixa que a sujeira grude, oferece uma textura ultra lisa, que facilita a manutenção diária, e ainda é resistente a fungos, algas e manchas de alimentos, bebidas e produtos de limpeza”.

Nesse segmento, a solução indicada pela Ligamax é o Ligamax Gold® Ecopóxi, um produto epóxi à base de água, composto por resina, endurecedor e carga mineral colorida, disponível em 14 tonalidades diferentes. Indicado para o rejuntamento de revestimentos como porcelanatos, cerâmicas e pedras especiais, o Ecópoxi pode ser utilizado em ambientes internos e externos, secos e úmidos, incluindo piscinas, em juntas de 1 a 8 mm, em pisos, e de 1 a 5 mm, em paredes.

“No estado endurecido, o Ecopóxi se apresenta como um rejunte denso, resistente tanto a manchas, mofos e fungos quanto à perda ou desbotamento de cor. O produto possui uma textura fina, além de alta resistência mecânica e flexibilidade – características que lhe conferem excelente trabalhabilidade, já que facilitam tanto a mistura e a aplicação do produto quanto o acabamento”, ressalta o especialista da Sika.

Rejunte acrílico
O rejunte do tipo acrílico, por sua vez, consiste em uma argamassa de rejuntamento, desenvolvida com resina acrílica, cimento, areia, pigmentos para colorir, aditivos e polímeros. Por se tratar de um material mais liso, costuma ter um acabamento mais nobre. Além disso, é de fácil aplicação e limpeza, pode ser encontrado em diversas cores e utilizado em todos os tipos de piso frio: porcelanatos, cerâmicas e pedras.

Atualmente, existem dois tipos de rejunte acrílico disponíveis no mercado: monocomponentes e bicomponentes. Enquanto os primeiros já vêm prontos para usar, sem a necessidade de misturá-los em água ou qualquer outro aditivo, os segundos possuem um alto desempenho, justamente graças à sua aditivação superior.

Com textura fina e acabamento ultraliso, o rejunte acrílico bicomponente é também resistente a fungos e bactérias. Além disso, é possível aplica-lo em cerâmicas, porcelanatos, mármores, granitos, pedras naturais e pastilhas de porcelana, podendo usado em pisos e paredes, tanto em ambientes internos quanto externos, com juntas de 1 a 5 mm.

No entanto, conforme alerta Thiago Alves, no caso de um material bicomponente, é preciso estar especialmente atento ao seu modo de preparo: “É importante que se misture todo o componente de pó e líquido de uma só vez, já que se trata de um produto de uso imediato. Além disso, não se deve adicionar água ou qualquer outro produto na mistura, como também é imprescindível que se respeite o tempo de cura descrito na embalagem. Isso porque o rejunte pode acabar secando demais e grudando nas bordas do revestimento, algo que dificulta a etapa de acabamento e limpeza da superfície”.

Nessa categoria, a recomendação da Ligamax é o rejunte Acrílico bicomponente Ligamax Gold®, produto com aditivação superior que garante alto desempenho, textura fina, acabamento ultra liso e resistência à proliferação de bactérias e fungos. Disponível em nove cores diferentes, o Acrílico é formulado à base de resinas acrílicas, minerais ativos, cargas e aditivos especiais, pigmentos inorgânicos e biocida.

Ideal para rejuntar porcelanatos, cerâmicas, mármores, granitos, pedras naturais e pastilhas, o produto é destinado a áreas úmidas e secas, podendo ser utilizado em paredes e pisos de ambientes internos e externos, com juntas de 1 a 5 mm. Fácil de misturar e aplicar, o Acrílico Ligamax Gold® ainda se destaca por evitar trincos, desbotamentos e retrações.

Sobre a Sika
A Sika é uma empresa especializada em produtos químicos que ocupa uma posição de liderança no desenvolvimento e na produção de sistemas e produtos para fixação, vedação, amortecimento, reforço e proteção no setor de construção e na indústria automobilística. Possui filiais em 101 países e mais de 300 plantas no mundo. Com mais de 27.000 funcionários, gerou vendas anuais de CHF 9,25 bilhões em 2021.
Hoje, a companhia também abrange as marcas BR Massa®, Ciplak®, LigamaxGold, PortoKoll®, Qualimassa, Quartzobrás e Quimicryl, oferecendo a solução completa para a obra.

Notícias Relacionadas »
© 2022 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp