08/08/2022 às 17h27min - Atualizada em 08/08/2022 às 21h24min

Belgo Bekaert adere ao Fórum Empresas com Refugiados

Com a assinatura, empresa reforça seu compromisso em favor dos direitos, da contratação e da inclusão de pessoas refugiadas e migrantes em vulnerabilidade no mercado de trabalho

SALA DA NOTÍCIA Caroline Melo
Virgilio Antonio é venezuelano e trabalha na Belgo Bekaert desde 2020. Foto: Divulgação Belgo Bekaert

A Belgo Bekaert acaba de aderir ao Fórum Empresas com Refugiados, uma iniciativa da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e o Pacto Global da ONU no Brasil. Com a assinatura, a empresa formaliza sua participação em uma rede composta por empresas e outros tipos de organizações empresariais interessadas em apoiar a inclusão de pessoas refugiadas no mercado de trabalho.

“A adesão ao Fórum Empresas com Refugiados reforça nosso compromisso em prol dos direitos, da contratação e da inclusão laboral de pessoas refugiadas. A partir de agora, fazemos parte de um grupo que troca experiências e compartilha boas práticas. Esse aprendizado será essencial para o aperfeiçoamento do trabalho que realizamos para receber pessoas em situação de refúgio em nossas operações”, afirma a diretora de Gente, Cultura e Engajamento da Belgo Bekaert, Clarisse Drummond.

Como participante do Fórum, a Belgo contribuirá para a promoção de ações em favor dos direitos das pessoas refugiadas na sociedade e de sensibilização de seus empregados e partes interessadas.  Também irá trabalhar para a igualdade de oportunidades e tratamento justo, para a inclusão da contratação e apoio às pessoas refugiadas entre seus projetos de sustentabilidade e de diversidade.

A participação da Belgo no Fórum é um dos resultados do trabalho da Gerência de Diversidade, Inclusão e Responsabilidade Social, que possui um grupo de afinidade específico, composto de 32 empregados (as) como voluntários(as), para dar visibilidade à pauta da pessoa refugiada na empresa. “Desde 2020, o pilar Migrantes em situação de vulnerabilidade foi escolhido como um dos trabalhos prioritários de atuação, que resultou no aumento dos esforços para contratar e acompanhar o desenvolvimento profissional de pessoas refugiadas em todas as nove unidades da empresa no Brasil”, conta a gerente de Diversidade, Inclusão e Responsabilidade Social da Belgo Bekaert, Luciana Macedo. 

Atualmente, a empresa emprega 26 pessoas refugiadas, sendo duas mulheres e 24 homens oriundos da Venezuela, Haiti e Colômbia.

 

Sobre a Belgo Bekaert

A Belgo Bekaert é líder brasileira na transformação de arames de aço desde sua criação e fruto da parceria estratégica no Brasil entre a ArcelorMittal e a Bekaert. A empresa atua nos segmentos de Agronegócios, Cercamentos, Construção Civil, Automotivo, Solda, Aplicações Especiais e Indústria Petrolífera, oferecendo um mix de produtos e serviços que atendem com tecnologia de ponta, confiabilidade e qualidade aos mais diversos perfis de clientes. Possui nove unidades no Brasil, nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Bahia.

Em 2021 foi eleita pela FIA Employee Experience como uma das 30 melhores empresas de grande porte para trabalhar no Brasil, com a conquista do prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar, da Fundação Instituto de Administração (FIA) e UOL. Também foi reconhecida como a melhor empresa de Mecânica e Metalurgia do país pelo Anuário de Época NEGÓCIOS 360°, desenvolvido por Época NEGÓCIOS e Fundação Dom Cabral.

Há três anos a empresa passa por uma transformação cultural, e atualmente adota horário flexível para cargos administrativos, jornada híbrida de trabalho, disponibilização de espaços de coworking e de inovação para potencializar a criação e contribuição das equipes para a construção de ambientes mais saudáveis.


Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp