08/08/2022 às 17h20min - Atualizada em 08/08/2022 às 21h24min

Projeto “Encontro Marcado com Fernando Sabino” chega à Igarapé

Ação de incentivo à leitura conta com patrocínio da Mineração Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura

SALA DA NOTÍCIA Lorraine Souza

Na próxima quarta-feira, 10 de agosto, o Encontro Marcado com Fernando Sabino chegará à Igarapé, município da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O projeto tem o objetivo de estimular alunos das escolas públicas a desenvolverem talentos, por meio do incentivo à leitura em sala de aula.


A abertura da ação, coordenada pelo Instituto Fernando Sabino, será realizada no Centro de Educação Complementar de Igarapé (CECI), a partir das 14 horas. Na ocasião, haverá um workshop para apresentar a iniciativa aos pedagogos, agentes culturais, autoridades locais, patrocinadores e ao público em geral, além da exibição de documentário sobre a trajetória do escritor homenageado.

 

O presidente do Instituto, Bernardo Sabino, filho de Fernando, explica que durante quatro meses as escolas desenvolverão pesquisas e trabalhos em oficinas artísticas coordenadas pelos professores. Segundo ele, essa metodologia cria um grande envolvimento dos participantes, como os pedagogos, alunos e suas famílias, mobilizando a comunidade, disseminando a mensagem de incentivo à leitura e à escrita.

 

“A ideia é promover a interação em grupo, além de identificar vocações e reforçar a autoestima das crianças. Queremos, com o projeto, incentivar os estudantes a ler, reforçar os laços com a cultura mineira e tornar conhecida a história do meu pai, um autor de grande relevância”, comenta Bernardo.

 

Por meio do projeto, Igarapé ainda vai receber, entre os dias 20 e 23 de setembro, a Feira Literária Infantil. A programação será anunciada na próxima semana, durante o lançamento do “Encontro Marcado com Fernando Sabino” na cidade.

 

Compromisso com a educação e a cultura na Serra Azul

A diretora de Comunicação e Relações Institucionais da Usiminas, Ana Gabriela Dias Cardoso, ressalta a importância de apoiar a ação, que por meio do patrocínio da Mineração Usiminas, será levada também a Mateus Leme. “Estamos muito felizes em apoiar essa iniciativa, que promove o aprendizado e fomenta a cultura por meio da obra de um dos maiores escritores brasileiros. A iniciativa também envolverá toda a comunidade com o incentivo à leitura, que é fundamental para a construção do conhecimento e uma ferramenta de transformação social”, destaca Gabriela.

 

O Projeto é realizado pelo Instituto Ondular e Instituto Fernando Sabino por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial de Cultura, vinculada ao Ministério do Turismo, e tem o patrocínio da Mineração Usiminas e apoio cultural do Instituto Usiminas e das prefeituras de Igarapé e Mateus Leme. 



 

Encontro Marcado

Em seus 15 anos de trajetória, com mais de 90 edições realizadas, o Encontro Marcado com Fernando Sabino MG envolveu cerca de 900 mil alunos de escolas estaduais e municipais.  Em cada edição, as escolas desenvolvem pesquisas e trabalhos em oficinas artísticas coordenadas pelos professores. Logo após essa etapa, é montada uma exposição sobre a vida e a obra de Fernando Sabino, simultaneamente às atividades artísticas produzidas pelos alunos em sala de aula.

A iniciativa prevê ainda a doação de coleções de livros e filmes para instituições públicas, além da distribuição de exemplares de revistas com obras do escritor para todos os participantes.

 

Serviço

Encontro Marcado com Fernando Sabino em Igarapé

Data: 10 de agosto (quarta-feira)          

Local: Centro de Educação Complementar de Igarapé – CECI: Rua Primeiro de Maio, 100 - São Sebastião

Horário: 14h

Atividades: abertura oficial, exibição de documentário e workshop                                                                                                     

 



 
Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp