10/08/2022 às 17h08min - Atualizada em 10/08/2022 às 19h15min

Uma reflexão necessária sobre o que é uma família

Milene Martins de Lara e Vera Cristina Scheller dos Santos Rocha (*)

SALA DA NOTÍCIA Milene Martins de Lara e Vera Cristina Scheller dos Santos Rocha
Banco de imagem
Estamos em um momento de reflexão e questionamos sobre a definição do termo família. O que é família? De pronto começam as respostas mais comuns: família são pessoas com os ancestrais em comum. Já outros afirmam que é pai, mãe e irmão. Uma terceira resposta poderia ser: pessoas que vivem sob o mesmo teto. No entanto, o que hoje nos chama atenção são as conhecidas “famílias de coração”, não tendo laço sanguíneo, mas sim social.

Na verdade, gostamos muito dessa última definição, afinal existem diferentes discussões sobre esse assunto e chegamos a conclusão que essa última definição aborda de maneira completa o que são as famílias que estão espalhadas pelo nosso extenso território globalizado.

Não precisamos acabar com as comemorações do Dia dos Pais, das Mães ou dos Avós. Precisamos apenas ensinar as crianças (e alguns adultos) que as famílias são diferentes, em raça, cor e sexo. Temos famílias com duas mães, com dois pais, com um pai e uma mãe, com apenas um pai, com apenas uma mãe, com os avós, ou apenas um deles, entre outras formações. A família é composta de acordo com o carinho e amor que unem essas pessoas, e dentro deste contexto não podemos esquecer os pais e mães de pets. Temos que respeitar a constituição familiar de cada um. Aceitando que o amor de uma família cresce e multiplica.

A família tem diversas funções, a citar: a referência de espaço, um local para se sentir seguro, o local onde se sente acolhido, amado e compreendido acima de tudo. O local da sua primeira socialização com outros indivíduos, transmissão de valores morais, éticos e culturais. Por isso, as famílias, mesmo apresentando a mesma formação, são tão diferentes, e essa diferença é fascinante. Existe dentro desse fascínio o novo, a descoberta e o entendimento dessa palavra que, apesar de muito pequena, tem um significado tão grande que não conseguimos medir ou mensurar seu valor.

A diversidade nos traz crescimento e é importante para a sociedade conviver e respeitar. As famílias podem, como descrevemos, apresentar diversas formações, mas não é a sua formação que importa, e sim a harmonia, carinho e respeito que existe dentro dela. O mais importante é o afeto, a segurança e a proteção que a família traz aos seus membros, independentemente de sua formação, ela deve ser um porto seguro.

O termo família dentro desse contexto nos mostra o real valor que essa pequena palavra desperta dentro de cada indivíduo. Podemos citar inúmeros exemplos de famílias diferentes que nos mostram que, para uma família ser feliz, basta acreditar que seus membros são aceitos da forma que eles são. Nosso futuro, para ser um futuro certo e aceito terá que rever conceitos e cultura, mas, acima de tudo, teremos que mostrar o amor, a compreensão e o aceitar ao próximo da forma que ele é. Isso é a maior prova de amor dentro de uma palavra pequena e com um significado tão grande que é a família.


*Milene Martins de Lara é licenciada em Ciências Biológicas e especialista em Educação Ambiental e Alfabetização e Letramento em Adultos. Professora da Área de Geociências do Centro Universitário Internacional Uninter.

** Vera Cristina Scheller dos Santos Rocha é licenciada em Geografia e especialista em Gerenciamento de Recursos Ambientais e em Educação Ambiental. Professora da Área de Geociências do Centro Universitário Internacional Uninter.
 
Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp