10/08/2022 às 19h46min - Atualizada em 10/08/2022 às 20h30min

Employee experience, a nova fronteira dos recursos humanos

Por Pércia Teixeira, Gerente Geral de HR Tech da NEO

www.neobpo.com.br
SALA DA NOTÍCIA Pércia Teixeira, Gerente Geral de HR Tech da NEO
Divulgação

Não são apenas as boas estratégias de marketing e vendas que garantem um resultado de excelência para o seu negócio. O employee experience (EX, ou experiência do colaborador) tem um papel fundamental, pois o engajamento do seu time pode ser determinante para o seu sucesso. Esse é um assunto que não pode ficar restrito aos manuais de Recursos Humanos, ainda mais no cenário atual, em que o estabelecimento das políticas de return to office estão em alta nas discussões entre gestores e funcionários. Com a concorrência acirrada no mercado de tecnologia, o maior bem que uma empresa do segmento tem é o seu capital intelectual e, por isso, é essencial dedicar esforços não só no recrutamento e na seleção de profissionais competentes e qualificados, mas na retenção destes. E isso, consequentemente, requer  investimentos em uma boa experiência para o colaborador, para que ele seja “fidelizado” e não te deixe por outras oportunidades ou salários.

Priorizar a jornada do colaborador precisa ser, em meu entendimento, o ponto central de uma estratégia de EX, pois isso é o que proporciona ao gestor mais assertividade para direcionar cada membro de sua equipe quanto aos rumos de sua carreira dentro da organização. Quanto mais efetivo for esse direcionamento,  maior  será a qualidade da gestão de pessoas, gerando uma relação que se retroalimenta e que traz benefícios a todas as partes envolvidas nos processos. Tenha sempre em mente que liderar um grupo de colaboradores satisfeitos torna mais fácil a condução dos processos e a implementação de políticas e diretrizes. E tão importante quanto, nunca se esqueça que a sensação de pertencimento possibilita uma melhor adequação do funcionário aos processos e atividades na rotina de trabalho.

Para estabelecer uma boa jornada do colaborador é preciso antes de tudo conhecer bem o seu negócio e ter bem definidos os seus propósitos, já que todas as ações precisam estar alinhadas aos objetivos da empresa. Por meio de uma estratégia baseada em EX, é possível aumentar o engajamento dos profissionais em múltiplas frentes, seja mediante a integração entre as equipes, seja operando mudanças de cultura ou comportamento, seja incentivando o aumento de produtividade ou, ainda, atuando na retenção de talentos. Contudo, para que a ação seja realmente benéfica, é necessário fazer o acompanhamento via RH e pautar os processos pela transparência, com o funcionário sempre a par dos próximos passos estratégicos da empresa e recebendo o devido acompanhamento quanto à sua evolução e ao cumprimento de metas.

Em outras palavras, se você deseja um time engajado e de alta performance, precisa investir em métodos e recursos que permitam gerar, coletar e analisar dados concretos - tudo que o EX pode proporcionar. Traçando um comparativo com o Customer Experience (CX), que requer o Cliente no centro, o EX funciona da mesma forma, mas com o colaborador no foco. É preciso priorizar pessoas para criar boas equipes, trazer bons resultados e gerar o engajamento genuíno de marcas ou serviços. Vale destacar que algumas das maiores empresas do mundo, como Google, Spotify e Nubank, só para citar algumas, adotam essa metodologia. Ao incorporar práticas de employee experience para conduzir a jornada do seu colaborador, você não só aumentará a produtividade e motivação, como também impulsionará a satisfação do seu Cliente (afinal, funcionários satisfeitos costumam fornecer boas experiências de atendimento, e equipes descontentes tendem a ser menos pacientes com os processos como um todo). E, de quebra, reduzirá os custos de recrutamento, de seleção e com um eventual turnover.

Os resultados de uma ação de EX com foco na jornada do colaborador se traduzem em um ambiente saudável, que estimula constantemente o desenvolvimento e impacta positivamente no engajamento e na motivação. E, mesmo que outras empresas tentem sequestrar um de seus talentos, o colaborador pensará duas vezes antes de tomar uma decisão, seja esta qual for. Em resumo, uma cultura alinhada entre os profissionais e a empresa resulta em projetos bem elaborados, participação ativa e preocupação com a satisfação do Cliente. E cabe ao gestor construir esse ambiente de trabalho estimulante, com oportunidade de brilho pessoal e coletivo.




 
Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp