10/08/2022 às 09h37min - Atualizada em 10/08/2022 às 20h48min

5 dicas para os marketplaces crescerem mais no segundo semestre

Segmento em expansão, especialista destaca que oferta de produtos diversificados e facilidade para pagar podem alavancar os resultados

SALA DA NOTÍCIA Tayla Alves
Divulgação

São Paulo, agosto de 2022 - As lojas virtuais no Brasil estão em constante expansão. Uma pesquisa da startup Juntos Somos Mais, joint venture da Tigre, Gerdau e Votorantim Cimentos, detentora do maior ecossistema de construção civil do País, com empresas participantes do seu ecossistema, indica que as indústrias esperam crescimento por volta de 10% em faturamento em 2022, sendo que 38% esperam crescimento maior de 10%; outros 38% esperam crescimento de até 10% e os outros 25%, mais contidos, esperam manutenção ou redução de até 10%. 

Os marketplaces estão em crescimento desde o surgimento da ferramenta, mas foi durante a pandemia que o modelo de compras teve um boom. Essas plataformas já representam cerca de 78% das vendas online no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), o marketplace apresentou um crescimento de 68% em faturamento entre os anos de 2019 e 2020, no auge da pandemia. 

Abaixo, Lucas Azevedo, responsável pela operação da Loja Virtual, enumera 5 dicas para manter um marketplace em crescimento neste segundo semestre de 2022.

1. Entenda quem é o seu público-alvo: Conhecer o seu cliente é essencial, quem compra na sua plataforma? De qual região? Qual a faixa etária? É um cliente recorrente? Com qual frequência, o que ele mais compra?

2. Procure bons parceiros para vender na sua plataforma: Liste a principal curva de produtos, quais são os itens que mais saem, quais são as tendências? Tenha diversas opções para que o seu cliente possa escolher

3. Marque presença nas mídias sociais: Importante você participar dos principais canais que o seu cliente acessa. Produza conteúdo, artes atrativas, blog e afins

4. Crie campanhas de incentivo: Aproveite as datas comemorativas como Blackfriday, sazonais e festas de Fim de Ano. Crie ações/campanhas esporádicas, como ofertas relâmpago, que chamem a atenção do seu consumidor e gerem interesse imediato (isso é que chamamos de gatilho de escassez);

5. Acompanhe a operação: Garantir a qualidade na entrega dos pedidos, atendimento no prazo é um dos principais desafios no marketplace. O cliente espera que você resolva todos os problemas, no final das contas, ele comprou na sua plataforma e não da empresa XPTO. Ter um acompanhamento assertivo do pedido, garantindo o rastreamento, cumprindo o prazo combinado é essencial para que esse cliente volte a comprar no seu marketplace

A Juntos Somos Mais prevê superar neste ano os 9 bilhões de GMV (Gross Merchandise Volume) em sua Loja Virtual, aumentando a base para 55 novos fornecedores com mais de 40 mil produtos comercializados em todo o país. “Desde que começamos, temos visto grandes resultados. Isso mostra que estamos no caminho certo. Continuaremos fornecendo a plataforma ideal para que qualquer varejo/varejista possa ter acesso rápido e fácil a qualquer produto do setor de construção civil, que historicamente é um motor da economia nacional”, enfatiza Lucas Azevedo.


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