29/10/2020 às 11h51min - Atualizada em 29/10/2020 às 14h15min
Havan acelera adoção de novas tecnologias para impulsionar expansão multicanal
Com o apoio da Red Hat, líder global no desenvolvimento de soluções open source, varejista modernizou infraestrutura de TI com foco na melhoria contínua da experiência do cliente
A Havan, rede de lojas de departamento fundada em Brusque (SC), vem se consolidando em todo o Brasil como uma das maiores varejistas do país. Apostando em megalojas e com foco na experiência do cliente, a marca vem crescendo entre 40% e 50% ao ano e espera encerrar 2020 com 150 unidades em funcionamento e um faturamento de R$ 10 bilhões. Em plena expansão, a Havan tem investido em uma estratégia de atuação multicanal, acelerando a adoção de novas tecnologias, com foco na melhoria contínua.
Para suportar os desafios da transformação digital, a Havan modernizou sua infraestrutura e construiu um setor de TI voltado para a inovação. O Havan Labs nasceu no início do ano passado, com a missão de renovar todas as aplicações, desde a compra e logística à venda em loja física ou na internet. Para acelerar o processo de desenvolvimento e acompanhar o ritmo de crescimento da companhia, o departamento buscou a adoção de novas tecnologias, que pudessem oferecer mais agilidade.
Com o suporte da Red Hat, líder global no desenvolvimento de soluções open source, e da Service IT, parceiro local da empresa, a Havan implementou tecnologias de código aberto. A principal solução adotada foi o Red Hat OpenShift, que oferece uma plataforma de aplicações em container completa, integrando nativamente Kubernetes e outras tecnologias de vanguarda de containers. “O Red Hat OpenShift oferece uma base para a arquitetura, processos e serviços que a Havan precisa para suportar suas equipes de desenvolvimento e operações. A plataforma também traz um sistema nativo em nuvem, que permite que as aplicações da empresa sejam escaláveis e resilientes”, explica Alex Pleszko, gerente de Contas na Red Hat Brasil.
As soluções possibilitaram agilizar a entrega de inovações disruptivas e melhorar a qualidade do desenvolvimento, acelerando o time to market do negócio. “O nosso processo de desenvolvimento tinha muitos passos e era bastante demorado. Levavam, em média, seis semanas até as aplicações irem para o ar. Hoje, com as soluções open source da Red Hat, já é possível fazer sua implementação em menos de três dias”, afirma Eder Varela, coordenador de Desenvolvimento do Havan Labs.
Com um design de infraestrutura aprimorado, a Havan também reduziu o número de bugs e erros no seu ambiente de produção, o que permitiu à equipe se concentrar menos na manutenção e nas correções e mais no trabalho valioso destinado ao usuário final. “Com menos bugs, economizamos tempo. Esse ambiente oferece liberdade e autonomia, e assim poupamos tempo e dinheiro”, diz Varela.
Mudança cultural e apoio na jornada Junto com as novas tecnologias, a Havan também passou a implementar boas práticas de desenvolvimento, incluindo DevOps. A combinação dos termos desenvolvimento e operações traduz, na prática, a união de uma abordagem de cultura, automação e design de plataforma com o objetivo de agregar mais valor aos negócios, aumentando a capacidade de resposta às mudanças por meio de entregas rápidas e de alta qualidade. “Mais do que entregar soluções tecnológicas, a Red Hat tem em seu DNA ajudar as empresas em sua jornada de transformação digital, oferecendo toda a capacitação necessária da equipe de ponta a ponta”, conta Pleszko.
A Havan, além de contar com a assistência contínua da Service IT, trabalha com um Technical Account Manager (TAM) da Red Hat. Esse profissional é um especialista técnico altamente qualificado, com amplo conhecimento da indústria e dos produtos da Red Hat, apto para auxiliar na adaptação e utilização das novas tecnologias em todos os processos. A relação estreita entre a Red Hat e a Service IT, junto ao time de DevOps da Havan, proporcionou que o projeto fosse executado rapidamente e em poucos meses tínhamos toda a estrutura configurada”, pontua o coordenador de Desenvolvimento da Havan.
Estratégia multicanalidade A adoção das novas tecnologias também permitiu à Havan pavimentar sua estratégia de atuação multicanal, ampliando a oferta de soluções como a compra pelo site e a retirada nas lojas. Para o coordenador de Desenvolvimento da Havan, Eder Varela, ter mais aplicações com melhor qualidade suportando as lojas e clientes terá um impacto muito grande nos resultados da companhia. “Se tivermos uma operação rápida e uma solução que funciona dentro dos objetivos da empresa, consequentemente, nossos clientes estarão mais satisfeitos”, diz.
No ano passado, a empresa ficou entre as dez mais bem colocadas no Índice de Maturidade Digital (IMD) da Isobar, que avalia a forma como os consumidores são impactados e experienciam digitalmente as marcas. Com as tecnologias de código aberto, a Havan acelera ainda mais essa maturidade, e passa a oferecer um serviço para o cliente final com a mesma excelência, tanto no ambiente físico como no online. “A Havan já vinha investindo muito nessa integração de canais. As soluções implementadas ajudam a otimizar as vendas do e-commerce e também auxiliam no sistema de entregas, indo ao encontro da ideia de ofertar melhoria contínua para o cliente”, explica o gerente de Contas da Red Hat.
A experiência vem sendo tão bem sucedida que a Havan já está trabalhando em um plano para expandir sua presença digital com um marketplace. Ainda em implementação, a novidade dever ser anunciada em breve.