29/10/2020 às 11h51min - Atualizada em 29/10/2020 às 14h15min

Havan acelera adoção de novas tecnologias para impulsionar expansão multicanal

Com o apoio da Red Hat, líder global no desenvolvimento de soluções open source, varejista modernizou infraestrutura de TI com foco na melhoria contínua da experiência do cliente

SALA DA NOTÍCIA Linhas Comunicação
A Havan, rede de lojas de departamento fundada em Brusque (SC), vem se consolidando em todo o Brasil como uma das maiores varejistas do país. Apostando em megalojas e com foco na experiência do cliente, a marca vem crescendo entre 40% e 50% ao ano e espera encerrar 2020 com 150 unidades em funcionamento e um faturamento de R$ 10 bilhões. Em plena expansão, a Havan tem investido em uma estratégia de atuação multicanal, acelerando a adoção de novas tecnologias, com foco na melhoria contínua.

Para suportar os desafios da transformação digital, a Havan modernizou sua infraestrutura e construiu um setor de TI voltado para a inovação. O Havan Labs nasceu no início do ano passado, com a missão de renovar todas as aplicações, desde a compra e logística à venda em loja física ou na internet. Para acelerar o processo de desenvolvimento e acompanhar o ritmo de crescimento da companhia, o departamento buscou a adoção de novas tecnologias, que pudessem oferecer mais agilidade.

Com o suporte da Red Hat, líder global no desenvolvimento de soluções open source, e da Service IT, parceiro local da empresa, a Havan implementou tecnologias de código aberto. A principal solução adotada foi o Red Hat OpenShift, que oferece uma plataforma de aplicações em container completa, integrando nativamente Kubernetes e outras tecnologias de vanguarda de containers. “O Red Hat OpenShift oferece uma base para a arquitetura, processos e serviços que a Havan precisa para suportar suas equipes de desenvolvimento e operações. A plataforma também traz um sistema nativo em nuvem, que permite que as aplicações da empresa sejam escaláveis e resilientes”, explica Alex Pleszko, gerente de Contas na Red Hat Brasil.

As soluções possibilitaram agilizar a entrega de inovações disruptivas e melhorar a qualidade do desenvolvimento, acelerando o time to market do negócio. “O nosso processo de desenvolvimento tinha muitos passos e era bastante demorado. Levavam, em média, seis semanas até as aplicações irem para o ar. Hoje, com as soluções open source da Red Hat, já é possível fazer sua implementação em menos de três dias”, afirma Eder Varela, coordenador de Desenvolvimento do Havan Labs.

Com um design de infraestrutura aprimorado, a Havan também reduziu o número de bugs e erros no seu ambiente de produção, o que permitiu à equipe se concentrar menos na manutenção e nas correções e mais no trabalho valioso destinado ao usuário final. “Com menos bugs, economizamos tempo. Esse ambiente oferece liberdade e autonomia, e assim poupamos tempo e dinheiro”, diz Varela.

Mudança cultural e apoio na jornada
Junto com as novas tecnologias, a Havan também passou a implementar boas práticas de desenvolvimento, incluindo DevOps. A combinação dos termos desenvolvimento e operações traduz, na prática, a união de uma abordagem de cultura, automação e design de plataforma com o objetivo de agregar mais valor aos negócios, aumentando a capacidade de resposta às mudanças por meio de entregas rápidas e de alta qualidade. “Mais do que entregar soluções tecnológicas, a Red Hat tem em seu DNA ajudar as empresas em sua jornada de transformação digital, oferecendo toda a capacitação necessária da equipe de ponta a ponta”, conta Pleszko.

A Havan, além de contar com a assistência contínua da Service IT, trabalha com um Technical Account Manager (TAM) da Red Hat. Esse profissional é um especialista técnico altamente qualificado, com amplo conhecimento da indústria e dos produtos da Red Hat, apto para auxiliar na adaptação e utilização das novas tecnologias em todos os processos. A relação estreita entre a Red Hat e a Service IT, junto ao time de DevOps da Havan, proporcionou que o projeto fosse executado rapidamente e em poucos meses tínhamos toda a estrutura configurada”, pontua o coordenador de Desenvolvimento da Havan.

Estratégia multicanalidade
A adoção das novas tecnologias também permitiu à Havan pavimentar sua estratégia de atuação multicanal, ampliando a oferta de soluções como a compra pelo site e a retirada nas lojas.  Para o coordenador de Desenvolvimento da Havan, Eder Varela, ter mais aplicações com melhor qualidade suportando as lojas e clientes terá um impacto muito grande nos resultados da companhia. “Se tivermos uma operação rápida e uma solução que funciona dentro dos objetivos da empresa, consequentemente, nossos clientes estarão mais satisfeitos”, diz.

No ano passado, a empresa ficou entre as dez mais bem colocadas no Índice de Maturidade Digital (IMD) da Isobar, que avalia a forma como os consumidores são impactados e experienciam digitalmente as marcas. Com as tecnologias de código aberto, a Havan acelera ainda mais essa maturidade, e passa a oferecer um serviço para o cliente final com a mesma excelência, tanto no ambiente físico como no online.  “A Havan já vinha investindo muito nessa integração de canais. As soluções implementadas ajudam a otimizar as vendas do e-commerce e também auxiliam no sistema de entregas, indo ao encontro da ideia de ofertar melhoria contínua para o cliente”, explica o gerente de Contas da Red Hat.

A experiência vem sendo tão bem sucedida que a Havan já está trabalhando em um plano para expandir sua presença digital com um marketplace. Ainda em implementação, a novidade dever ser anunciada em breve.

 
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