30/10/2020 às 16h02min - Atualizada em 30/10/2020 às 16h12min

Sobral celebrará retorno às tradições para o Festival Sabores do Ceará

SALA DA NOTÍCIA Arthur Almeida - Komunic Comunicação Integrada

Ingredientes regionais é exigência para os pratos participantes.


Com o tema Tradições Gastronômicas de Sobral, o festival Sabores do Ceará promoverá entre os dias 26/11 e 06/12 um resgate aos ingredientes e receitas tradicionais da cidade. Uma iniciativa dos empresários do segmento de Alimentação Fora do Lar junto ao Sebrae-CE e conta com diversas instituições parceiras, dentre elas: Fecomércio, Prefeitura de Sobral, Idetagro, Uninta e IFCE. Para participar do evento os estabelecimentos inscritos devem cumprir como exigência na escolha e criação dos pratos: a presença de no mínimo um ingrediente regional.

Longe de ser de fato uma restrição, o critério de participação garante muito sabor e qualidade ao evento, considerando a riqueza gastronômica presente no semiárido cearense. E de fato Sobral já demonstrou excelência nesta tarefa. Uma prova são os fartes, doces tradicionais da cidade mas de origem portuguesa. Enquanto na terrinha eram feitos primariamente a partir de amêndoas, cravo, canela e miolo de pão, em Sobral essa iguaria sofreu adaptações através do acréscimo da farinha de mandioca, castanhas de caju e leite coco.

Outra tradição do além-mar que sofreu alterações são as queijadas, recebendo o tradicional queijo coalho nordestino ao invés do queijo fresco. Também há o alfenim, uma espécie de pão de origem árabe trazido pelos portugueses, em Sobral recheado com rapadura.

Com uma cena gastronômica rica e contemporânea, com muitas opções desde restaurantes especializados em massas, comida tradicional e até oriental, Sobral revela-se um campo fértil para a criatividade na culinária, o que no caso do Festival Sabores do Ceará significa antes de tudo um retorno à tradição através de frutas como umbu, caju, cajá, jenipapo. Um retorno literal à raiz através da macaxeira e seus derivados, como a tapioca e a farinha. As possibilidades são quase infinitas com seus inúmeros temperos, manteiga da terra, carnes de sol, crustáceos e tudo mais que esta terra tem a oferecer.

Para o festival, essas e outras riquezas gastronômicas tradicionais poderão ser utilizadas nas categorias: Lanches e Petiscos, Prato Principal, Doces e Sobremesas, além da inovação da categoria Chef de Cozinha, onde os clientes poderão comprar um menu completo que inclui: Entrada, Prato Principal e Sobremesa.
Para saber mais informações sobre o evento ou consultar o edital de seleção do festival, basta acessar o Instagram do evento: @festivalsaboresdoceara
Serviço:
Festival Gastronômico Sabores do Ceará – Edição Sobral
Local: Sobral – CE
Evento: de 26 de novembro a 06 de dezembro de 2020
Realização: Sebrae – CE
Aplicativo Parceiro: Aiqfome
Parceiros Institucionais: Fecomércio, Prefeitura de Sobral, Idetagro, Uninta, IFCE
Redes Sociais: @festivalsaboresdoceara
Contatos: [email protected]


Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp