30/10/2020 às 19h52min - Atualizada em 30/10/2020 às 20h39min

A conexão mais rápida do mundo está próxima

Em palestra durante o Futurecom Digital Week, Profª. Dra. Lídia Galdino demonstra como foi possível bater o recorde de velocidade da Internet em fibra ótica

SALA DA NOTÍCIA Bruna Camilo
Aumentar a taxa de transmissão de dados nas redes de fibra ótica é hoje um dos desafios dos provedores de Internet para melhorar a qualidade do sinal para uso comercial e residencial. Hoje, durante o Futurecom Digit@l Week, Profa. Dra. Lídia Galdino mostrou como foi possível bater o recorde de velocidade da Internet em seu projeto de pesquisa "Capacity-approaching, Ultra-Wideband Nonlinear optical Fibre Transmission System", financiado pela Royal Academy of Engineering. Lídia liderou o painel “Meet the Expert - Mil filmes por segundo: Criando a conexão de internet mais rápida do mundo”.

Atual professora e pesquisadora na University College London (UCL), na Inglaterra, Lídia criou conexão mais rápida do mundo como resultado do trabalho de dois anos. A velocidade atingida numa linha de fibra ótica foi de 178,08 terabits por segundo, equivalente a uma conexão que pode baixar mil filmes de um disco de blu-ray (25 GB) num piscar de olhos. Segundo afirmação da UCL, a velocidade atingida dobrou a capacidade de qualquer outro sistema implantado. A pesquisadora afirma que hoje 95% de todo tráfego global de dados é transmitido via fibra ótica, sendo que o crescimento é de 15% ao ano dos 4,5 bilhões de fibras instaladas – sendo grande parte nas redes submarinas.

O resultado atingido por Lídia pode ser de fundamental importância no futuro próximo como suporte para o crescente número de aplicações geradas pela Internet das Coisas (IoT), por exemplo. “Hoje temos 7,6 bilhões de pessoas no mundo que têm 50 bilhões de dispositivos conectados”, dimensiona. Para ela, o grande problema a ser resolvido é aumentar a quantidade de informação transmitida por fibra – aumentar a taxa de dados. Quanto maior a qualidade da banda, mais dados trafegam. Além disso, Lídia destaca que o aumento da taxa de transmissão conseguida com amplificadores óticos e o desenvolvimento de novos algoritmos vai baixar significativamente o custo da conexão.

Projetos de pesquisa como esses, segundo Lídia, vão influenciar positivamente a implantação da quinta geração da Internet móvel (5G), que será apoiada pela disponibilidade de fibra ótica para as premissas de antenas.

Sobre o Futurecom
O Futurecom, o maior e mais importante evento de tecnologia, telecomunicação e transformação digital da América Latina, será realizado, de forma presencial, de 05 a 07 de outubro de 2021. Lançado em 1998, na cidade de Foz do Iguaçu, o Futurecom foi transferido para Florianópolis posteriormente, onde ocorreu entre 2001 e 2007. A partir de sua décima edição, passou a ser realizado em São Paulo, com duas edições no Rio de Janeiro em 2012 e 2013.

DFREIRE Comunicação e Negócios
Tel.: (11) 5105-7171
Debora Freire – [email protected] 
Luciana Abritta – [email protected]
Marcelo Danil – [email protected]
Vera Aranha – [email protected]
 
Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp