10/10/2022 às 17h16min - Atualizada em 10/10/2022 às 17h45min

Newton Paiva lança curso livre de Direito online

Conflito familiar é a principal razão da saída de sócios em empresas familiares, que constituem a força motriz da economia nacional

SALA DA NOTÍCIA Regina Jorge
Inscrições abertas
Curso livre sobre Direito online traz prática para graduandos e profissionais sobre empresas familiares e toda a complexidade desse universo

Conflito familiar é a principal razão da saída de sócios em empresas familiares, que constituem a força motriz da economia nacional

Belo Horizonte, 10 de outubro de 2022 - Você sabia que empresas familiares são responsáveis por 65% do PIB nacional e representam 90% do nosso mercado? Esses são dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Publicada este ano, a pesquisa “Retratos de Família” conduzida pela KPMG, apontou que os empreendimentos familiares brasileiros continuam a desenvolver de forma acelerada suas estruturas e práticas de governança corporativa. Já a pesquisa do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) em parceria com a PwC, mostrou que os conflitos familiares são a principal razão para a saída de sócios (42%).

Segundo a Profa. Dra. Natália Cristina Chaves, docente do Centro Universitário Newton Paiva, a atuação jurídica no âmbito de empresas familiares envolve várias áreas do conhecimento do Direito, abarcando questões sucessórias, de gestão, de governança e até mesmo de proteção patrimonial. “É preciso estabelecer papéis e responsabilidades, direitos e obrigações, regras e sanções, válidos e aplicáveis a todos os membros da empresa” explica a advogada.


Curso oferece profissionalização verticalizada
Diante de questões tão complexas constatadas a partir da prática jurídica, na rotina das empresas familiares, a profissional idealizou, em conjunto com a Newton Paiva, um curso jurídico multidisciplinar, voltado não só para a prevenção e a resolução de conflitos, bem como para o planejamento patrimonial envolvendo a empresa familiar em um contexto globalizado e interfaciado com as novas tendências jurídicas e tecnológicas.

Com inscrições abertas até o dia 14 de outubro, o curso livre de Direito “Empresa, Família e Globalização: Desafios Societários e Patrimoniais” foi pensado justamente para preparar graduandos e profissionais da área para absorver, na prática, como solucionar demandas que transitam por diferentes campos do Direito.

“Reunimos profissionais de várias áreas com uma vivência prática muito relevante para discutir casos que vão muito além do que os livros ensinam na graduação. O objetivo é possibilitar a conexão entre mais de um campo do direito: direito de família, direito sucessório, direito empresarial, internacional e até a parte de tecnologia”, afirma.

Dividido em oito módulos que vão desde governança nas empresas familiares até o uso de criptoativos, o curso é on-line, aos sábados, e ao vivo, com interação direta entre o corpo docente e os participantes, o que também garante um excelente networking especializado na área. Para o encerramento, haverá uma palestra especial que mostrará para onde estão caminhando as empresas familiares e os desafios jurídicos da atualidade.
 
Serviço:
Inscrições: https://newtonpaiva.br/curso-empresa-familia-e-globalizacao-desafios-societarios-e-patrimoniais/
Modalidade: on-line (ao vivo)
Aulas semanais aos sábados
Início: 15 de outubro
Carga horária: 32 horas

Sobre a Profa. Dra. Natália Cristina Chaves
Mestre (2005) e doutora (2011) em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, com foco em Direito Empresarial. Atua como advogada, administradora judicial e liquidante no Estado de Minas Gerais. Membro do IBR - Instituto Brasileiro de Estudos de Recuperação de Empresas. Membro da INSOL - International Association of Restructuring, Insolvency & Bankruptcy Professionals. Membro da Comissão de Insolvência do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados - CESA. Ex-Presidente da Comissão de Direito Empresarial da OAB/MG (01/2019 a 12/2021). Pesquisadora na Agence Universitaire de la Francophonie. É autora de diversos artigos jurídicos e livros na área do Direito Civil e do Direito Empresarial.

Sobre o Centro Universitário Newton Paiva
Comemorando os seus 50 anos de história, o Centro Universitário Newton Paiva possui dois modernos complexos em Belo Horizonte: o campus da saúde, na Av. Silva Lobo, e o campus da Avenida Carlos Luz, que passou por uma grande obra de ampliação e modernização e abriga os cursos de exatas, direito e gestão. A instituição conta com o corpo docente formado por mestres e doutores e está entre as principais instituições de ensino superior de Minas Gerais.

Atualmente a Newton Paiva oferece 50 cursos de graduação, divididos nas modalidades presencial e à distância, incluindo o modelo híbrido (Flex), mais de 90 cursos de pós-graduação, tanto presencial quanto à distância. É consagrada pela alta qualidade acadêmica e excelente infraestrutura, conta com avançados laboratórios, núcleos de prática em diversas áreas do conhecimento e centros de inovação como o Fab Lab Newton, CNE – Centro Newton de Empreendedorismo, CEJU – Centro de Exercício Jurídico, NPCont – Núcleo de Práticas Contábeis e o Smart Campus – primeiro campus inteligente do estado.

Como parte de seu compromisso de promover a reflexão e incentivar uma mudança de atitude com relação ao desenvolvimento sustentável, à consciência ambiental e ao consumo consciente, a Newton apoia e promove os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda firmada em 2015 por 193 países junto à ONU, para acabar com a pobreza, lutar contra as desigualdades e a injustiça e combater as mudanças climáticas até 2030.
 
 
Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp