02/10/2020 às 13h27min - Atualizada em 08/10/2020 às 11h46min

Qual é o melhor momento para investir em um veículo?

Saiba a hora certa de comprar um carro

Victor Augusto de Alencar
Banco de Imagens

Está pensando em comprar ou trocar de carro? Então, é preciso aproveitar o momento certo para isso. Desse modo, é importante pesquisar os valores de mercado e ficar atento a qualquer boa oportunidade. 

 

O carro é um ativo que gera muitos custos e sofre com a desvalorização ao longo dos anos. Para mantê-lo em bom funcionamento, é preciso de uma boa manutenção. Mesmo que você trabalhe com o automóvel e isso lhe gere renda, é fundamental fazer as contas e escolher o momento certo para adquirir um veículo. 

 

Para que você avalie suas possibilidades e invista em um carro na hora certa,  vamos lhe dar algumas dicas. Confira-as abaixo.


Aproveite as condições do mercado 

De tempos em tempos, as principais montadoras oferecem facilidades em condições de pagamento de veículos novos e seminovos. Então, se você deseja comprar um carro, acompanhe o mercado e fique atento às ofertas que tragam benefícios, como a isenção de impostos ou um saldão com descontos vantajosos em alguns modelos. 

 

Para quem já tem um carro e quer investir em um veículo melhor, ficar atento às vantagens, como o pagamento da tabela FIPE no seu usado na compra de um novo, é uma boa ideia. 


Pesquise o mercado de seminovos 

Um automóvel é um bem que desvaloriza rápido, principalmente, quando ele é novo. Ao sair da loja, o carro já vale menos do que antes. Por isso, nem sempre comprar um modelo 0 km é a melhor opção. 

 

Uma boa dica para encontrar excelentes oportunidades de investimentos é pesquisar o mercado de veículos seminovos. Em muitos casos, é possível encontrar modelos com uma taxa de desvalorização menor, além de baixa quilometragem e manutenção em dia. 


Adquira modelos antigos após lançamento de novos 

Se você está interessado em algum modelo específico, uma boa estratégia para economizar na compra é esperar o lançamento da nova versão do veículo. Geralmente, quando uma versão atualizada é lançada, os preços das anteriores caem, o que é um excelente momento para investir em um carro. 

 

Isso também se reflete em carros que saem de linha, ou seja, deixam de ser fabricados, gerando boas oportunidades. Dependendo do modelo, isso não faz tanta diferença, ainda mais se a marca tiver produção abundante das peças do veículo no Brasil. 


Planeje-se e compre à vista 

Outra boa dica é planejar-se para comprar um carro à vista. Assim, é possível fugir das taxas do financiamento. Então, organize-se e invista parte de sua renda mensal para adquirir um veículo a médio prazo, por exemplo. 

 

Se você já possui um carro, pode colocar um prazo de dois anos, por exemplo, para conseguir este feito, utilizando o seu veículo usado como moeda de troca na compra. 


Observe desvalorização e manutenção 

Esta dica é específica para quem já possui um carro e está pensando em investir em um novo. Trocar de automóvel com certa frequência é bastante recomendado, principalmente, para quem o utiliza para trabalhar. 

 

O desgaste que um veículo pode sofrer ao rodar muito é enorme e, dependendo do modelo, a valorização pode se acentuar no decorrer dos anos. Assim, se você percebe que o valor do seu carro está despencando, e ele possui uma manutenção muito cara, investir em um novo é a melhor opção. 

 

Realizar um financiamento pode ser uma alternativa mais barata para fugir da desvalorização do seu carro usado. Comprar um modelo novo, por meio de um financiamento que caiba no seu bolso, pode ser uma boa, até porque, em muitos casos, as primeiras revisões são por conta da montadora. 

 

Esta é uma forma de diminuir os custos com o veículo no primeiro momento e ter um automóvel em perfeito estado para suprir suas necessidades, sem estourar o orçamento.

 

Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp