03/05/2021 às 16h31min - Atualizada em 04/05/2021 às 00h00min

Como fazer uma vaga de trabalho ser atrativa para candidatos?

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI
 

Você quer saber como fazer uma vaga de trabalho ser atrativa para candidatos, mas não sabe quais são os principais passos para fazer isso? Se a resposta foi sim, leia este artigo até o final! 

 

De acordo com a profissão, área de atuação e nível de experiência de cada pessoa, diferentes descrições de vagas serão mais atrativas do que outras. 

 

No entanto, existem determinadas questões que são muito importantes e que chamam a atenção da maioria dos candidatos em busca de uma oportunidade de emprego 

 

Algumas dessas questões são, por exemplo, a existência de plano de saúde empresarial e bônus em determinados períodos. 

 

Mas, para que o candidato saiba desses benefícios, é necessário que eles sejam divulgados em sua descrição de vaga. 

 

Porém, para que uma vaga seja atrativa para candidatos não basta apenas fazer uma boa descrição dela, mas também desenvolvê-la corretamente para atrair as pessoas certas. 

 

Continue a leitura e confira algumas dicas que separamos e que irão te ajudar no processo de elaborar uma vaga que seja atrativa para candidatos! 

 

Dicas para criar uma vaga de trabalho atrativa

O processo de recrutamento em empresas costuma envolver diversas etapas, desde o desenvolvimento da vaga até a contratação em si do colaborador. 

 

No entanto, quando se trata de criar uma caga de trabalho que seja atrativa para candidatos, existem alguns pontos que são muito importantes. 

 

Pensando nisso, aqui estão algumas dicas (passos) que você deve ter atenção ao criar uma vaga.  



 

 1. Identificando as necessidades de contratação

Quer uma vaga de emprego seja recém-criada ou apenas desocupada, você não encontrará o que precisa se não souber o que precisa em primeiro lugar. 

 

Portanto, seu processo de recrutamento deve começar com a identificação das vagas existentes e, em seguida, analisar as especificações do cargo, incluindo os conhecimentos, habilidades e experiência necessários para a função. 

 

Veja como você pode determinar suas necessidades de contratação:

 
  • Descubra onde estão as lacunas em sua equipe atual. Verifique se você tem novas necessidades em termos de habilidade, desempenho ou personalidade;
 
  • Mantenha um controle de entrada vs. saída quando se trata de sua equipe. Veja se há um aumento na carga de trabalho que precisa ser resolvido pela contratação;
 
  • Análise regularmente o desempenho e faça uma lista das qualidades, qualificações, habilidades e proficiências ausentes que você precisa adicionar à sua equipe. Isso também pode sinalizar para as necessidades de contratação;
 
  • Esteja atento à saída de funcionários existentes. Este é definitivamente o momento em que você terá uma necessidade de contratação.
 

Cada vez que você reconhecer que realmente há uma necessidade de contratação, aja antes que se torne uma questão urgente.

 

O processo de recrutamento começa com um planejamento de recrutamento que envolve a análise e descrição das especificações de trabalho, qualificações, experiência e habilidades necessárias para preencher as vagas abertas.

 

Se o plano de recrutamento não for bem estruturado, pode não atrair funcionários em potencial de um grupo de candidatos.

 

Fatores que influenciam o recrutamento

 
  • Tamanho da organização;
  • Estrutura salarial;
  • Cultura de trabalho e condição de trabalho dentro da organização;
  • Benefícios oferecidos - como plano de saúde e vale refeição; 
  • A taxa de crescimento da organização.
 

2. Preparando a descrição da vaga

Depois de saber exatamente o que você precisa em termos de conhecimento, habilidades e experiência, é hora de determinar as funções e responsabilidades do trabalho. 

 

A preparação de uma descrição de cargo ajudará você a saber o que seus funcionários em potencial devem ter para atender às demandas da função. 

 

Mais importante, ele fornece aos seus candidatos em potencial uma lista de verificação com a qual eles podem se comparar antes de se inscreverem. 

 

É uma maneira de garantir que você receba as inscrições dos candidatos certos.

 

Lista de verificação para elaborar a descrição de trabalho perfeita

 
  • Nome e descrição da empresa;
  • Valores da empresa;
  • Salário;
  • Benefícios oferecidos;
  • Localização;
  • Cargo;
  • Departamento;
  • Descrição dos deveres;
  • Demanda (conjunto de habilidades específicas, conhecimento, experiência ou qualificações necessárias para o trabalho);
  • Qualidades que são boas de se ter e que são uma vantagem adicional;
  • Um CTA de conversação - por exemplo: envie seu currículo para o e-mail "X" ou inscreva-se no botão abaixo. 


 

Triagem por telefone / Entrevista por vídeo chamada

Esta é uma maneira rápida, fácil e conveniente de selecionar candidatos e seus recursos. A entrevista por videoconferência ou telefone também é sua primeira oportunidade de deixar uma primeira impressão duradoura em seus funcionários em potencial. 

 

Portanto, embora você precise manter sua primeira entrevista curta, certifique-se de separar um tempo para analisá-los em relação ao conhecimento, habilidades e experiência mencionados em sua descrição de trabalho, para que você possa eliminar os perfis irrelevantes primeiro.

 
  • As entrevistas são um processo bidirecional. Durante o processo, o candidato potencial também avalia se sua empresa é adequada ou não. Portanto, seja cortês, respeitoso e venda os benefícios do cargo e da organização;
 
  • Prepare perguntas que forneçam insights profundos sobre a experiência profissional de cada candidato a emprego para avaliar se eles podem ser adequados para sua vaga em aberto;
 
  • Evite fazer perguntas abstratas para verificar a reação de seu candidato. Em vez disso, mantenha suas perguntas relevantes para a função.


 

Conclusão

Criar uma vaga de trabalho atrativa para candidatos é uma ótima maneira de chamar a atenção de ótimos profissionais. 

 

Além das dicas que citamos acima, aqui está um pensamento bônus sobre o recrutamento de bons funcionários: a publicidade que sua organização recebe na mídia - impressa, televisão, rádio e internet - é extremamente importante para o recrutamento.

 

Algumas palavras boas, um artigo interessante ou uma publicação nas redes sociais sobre os valores e missão da sua empresa, resultarão em potenciais funcionários vindo até você. 

 

E essa é a melhor maneira de encontrar funcionários com grande potencial para seu grupo de candidatos.

 

As ideias de recrutamento são infinitas e desafiadoras, mas o tempo e o esforço que você investe valem a pena quando resultam nos melhores talentos para a sua organização.



 
Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp