03/05/2021 às 15h55min - Atualizada em 04/05/2021 às 00h00min

Prejudicado pela pandemia da Covid-19, mercado de franquias tenta retomar crescimento

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É fato que a pandemia trouxe diversos prejuízos a toda nossa sociedade. Diversos setores da nossa economia se viram afetados pelo isolamento social e a impossibilidade de continuidade do auxílio emergencial de R$ 600,00 jogou um verdadeiro balde de água fria no mercado brasileiro.

Entre os mais afetados estão os setores de entretenimento – 335.435 mil desempregados, com prejuízos que ultrapassam os 4,65 bilhões – e beleza/estética, que teve mais de 25% dos seus empreendimentos fechados definitivamente.

Na contramão desses cenários, o setor de franquias, com crescimento exponencial desde meados de 2019/2020, mesmo que tenha desacelerado, ainda é constante mesmo diante das inconsistências econômicas do país.

Segundo pesquisa disponível na Encontre sua Franquia, o crescimento foi de aproximadamente 4,8%, representando mais de 1,34 milhão de pessoas atuando com franquias no Brasil.

Exemplo disso é a Depila+, uma franquia de depilação que utiliza diversas técnicas e que se encontra em constante expansão, principalmente na região Centro-Oeste do país, mais precisamente o estado de Mato Grosso.
Com diversas unidades espalhadas pela região, a empresa estuda a expansão para outros estados devido ao grande sucesso que tem proporcionado ao seu franqueado.

Segundo Cristine Honório, fundadora da marca, um dos segredos de se possuir uma franquia de sucesso é a capacidade de analisar o custo X benefício da empresa.

“Um dos motivos do nosso sucesso é que fica nítido para o franqueado o nosso custo X benefício. Investimento baixo pra iniciar, alta lucratividade e o melhor: em pouco tempo. Possuímos modelos de franquias que começam, por exemplo, com o valor de um carro popular. Isso pro franqueado é importantíssimo.” – comenta a empresária.

A impressionante resiliência do brasileiro faz com que o mercado de franquias continue expandindo. Desaceleradamente, mas continua expandindo. Mesmo com a pandemia pela qual fomos acometidos, com a queda do valor em diversos investimentos – como as franquias, por exemplo, –  instiga o empreendedor nato a investir num momento onde a maioria prefere “proteger” o seu dinheiro.

Quando questionada a respeito dos diferenciais de uma franquia para uma empresa convencional, Cristine não hesita: “Diversos pontos atraem a atenção dos empresários numa franquia: O suporte que ele recebe de quem já entende daquele business (que já apanhou muito até chegar naquele formato de sucesso), evitando que o franqueado sofra dos mesmos males, ou minimizando o máximo possível. O suporte no fornecimento de produtos e serviços, já que a padronização de atendimento, qualidade e procedimentos é algo fundamental e muito mais eficaz que ficar testando formatos diferentes. O suporte de marketing e comunicação também tira do franqueado parte dessa preocupação em posicionar a marca e atrair o cliente. Enfim, de uma certa maneira, é um business quase pronto e rentável que o franqueado compra, devendo se preocupar, principalmente, somente em seguir os padrões, protocolos e boa imagem da marca. Isso, entre outras coisas, diminui o risco do negócio e torna a franquia tão atraente”, finaliza.
 
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