04/05/2021 às 13h22min - Atualizada em 04/05/2021 às 19h33min

Como otimizar a gestão na Usinagem

O que é usinagem?

SALA DA NOTÍCIA Victor Augusto de Alencar

O papel de um centro de usinagem é sempre o mesmo: realizar a conversão da matéria-prima em peças acabadas. Contudo, apenas fazer essa tarefa não mantém o lucro das empresas, é necessário aprender a como otimizar a gestão na Usinagem.
A gestão de processos na usinagem envolve problemas ambientais, sustentabilidade, manutenções e até treinamento de funcionários. É essencial que ela aprimore todos esses elementos para existir um processo de usinagem eficiente.
Mas o que é usinagem? Como aprimorar seus processos? Prossiga com a leitura do artigo e entenda mais sobre como se manter competitiva e lucrativa como empresa!

Antes de tudo, o que é usinagem?

A usinagem de peças se trata do processo de transformação de matéria-prima em objetos de metal. É uma das melhores maneiras de dar forma a um produto, estando presente em diversos segmentos da indústria.
Para o processo de usinagem, são utilizadas ferramentas tecnológicas e convencionais. Também é importante para o processo o material utilizado e o fluído de corte.
Com a Braniva, você pode contar com um projeto personalizado para usinagem, que garante qualidade em todas essas partes!

Quais são os tipos de processo de usinagem?

  • Usinagem de precisão convencional: é a mais comum na indústria, usando de tornos comuns para fazer furos e cortes em peças;   
  • Usinagem a laser: utiliza de feixe de luz monocromática para remover o material da peça e chegar numa profundidade específica;
  • Usinagem química: extremamente precisa, é utilizada para gravações, furos e rebaixos.

Como otimizar a gestão na Usinagem: 5 dicas para melhorar a gestão de processos

A indústria 4.0 é, atualmente, o maior nível de evolução industrial, pois exige um forte comprometimento da gestão com os processos industriais.
Após saber o que é usinagem, é hora de entender como melhorar a gestão de processos do centro de usinagem. Não é necessário grandes investimentos, apenas análises e ações simples, que costumam ser bem econômicas.
E quais são elas? Veja o que pode fazer na usinagem de peças!

Analise o fluxo de trabalho atual

Para começar a otimizar a gestão da Usinagem, você precisa primeiro identificar os pontos do fluxo de trabalho que são problemáticos. A melhor forma de fazer isso é mapeando visualmente todas as etapas necessárias na usinagem.
Veja quais são as entradas e saídas, os procedimentos, os recursos, o tempo de execução, os profissionais responsáveis, as métricas, etc. Com um fluxo visual detalhado, é mais fácil de encontrar gargalos, atrasos, falhas e afins.

Tenha um controle inteligente do orçamento

Levando em conta o que é usinagem, você deve considerar a seleção de ferramentas de acordo com o resultado final desejado. No geral, é recomendado adquirir cada elemento do processo de usinagem pelo preço mais baixo possível.
Se o resultado final for uma peça de tolerância muito apertada, é necessária uma ferramenta de custo mais alto. Contudo, se as exigências são menos rigorosas, você pode controlar o orçamento na compra de ferramentas de custo alto.

Invista no treinamento de funcionários

Na indústria, é comum a evolução das máquinas e das ferramentas de corte. Para aprimorar a gestão, você deve adaptar os funcionários para o novo maquinário, de forma que tenham novas habilidades para determinadas tarefas.
Isso pode ser obtido através de um programa de treinamento contínuo, que vai garantir que os funcionários possam aproveitar da máquina/ferramenta ao máximo. Com isso, você garante melhores resultados.

Realize manutenção preditiva dos seus ativos

A manutenção tradicional é reativa, fazendo a substituição da peça desgastada ou quebrada. Contudo, isso é péssimo para a gestão, que precisa lidar com a inatividade do processo de usinagem nesse tempo e com os custos de reparação.
Através da manutenção preditiva dos seus ativos, é possível aumentar o tempo de vida útil deles. Com o uso de sensores para essa manutenção, é possível reduzir custos com ferramentas em até 20% ou mais.

Faça o controle de inventário de ferramentas

No centro de usinagem, há dois tipos de organização: o gerenciamento de ferramentas e o controle de inventário. O primeiro se refere à organização de um inventário já existente e à sua disponibilidade para produção.
Já o segundo, que é tão importante quanto, se trata de racionalizar e consolidar o número de ferramentas que a empresa possui. Ao realizar o controle de inventário, a gestão pode focar no que é realmente necessário para a empresa.
A otimização da gestão na usinagem tem um papel bem claro: melhorar a produtividade. Em qualquer tipo de usinagem, é essencial diminuir o desperdício de material e aprimorar a qualidade do produto final.
Então, como otimizar a gestão na Usinagem? Aprimore os processos, as ferramentas e os funcionários por trás delas. Ao realizar a usinagem de maneira profissional, você se torna uma empresa mais competitiva!
 

Notícias Relacionadas »
© 2021 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
contato@saladanoticia.com.br
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp