13/05/2021 às 06h35min - Atualizada em 13/05/2021 às 10h24min

Plataforma Digital Auxilia Empresas Do Setor Industrial A Reduzir Custos, através Do Gerenciamento De Um Dos Principais Ativos: O Conhecimento Tácito

O QRtraining permite que todo o conhecimento de uma empresa seja transmitido a seus colaboradores através de uma simples leitura de QR Code, com total segurança de dados e propriedade intelectual

SALA DA NOTÍCIA Notícia Expressa
Mesmo em pleno século 21, com todo o avanço tecnológico em comunicação, o setor industrial ainda sofre muito com as falhas no compartilhamento de informações de um tipo específico de conhecimento operacional adquirido ao longo dos anos por seus funcionários na operação de equipamentos: o conhecimento tácito. Diferentemente do conhecimento explícito, que é transmissível em linguagem formal e, por conta disso, de fácil acesso em recursos de texto, vídeos ou fotos, o conhecimento tácito só pode ser produzido através da experiência de vida. É o famoso “pulo do gato” ou “manha”.

Por sua natureza subjetiva, é muito difícil de se formalizar, colocá-lo em manuais, pois pode ser acessado somente por meio de colaboração direta e de comunicação com pessoas que o detém. Embora possa vir a ser um diferencial ou fonte de competitividade no mercado, o conhecimento tácito acaba sendo um ativo da empresa que somente o funcionário que o detém tem acesso e, por conta dessa particularidade, é perdido quando o funcionário é desligado, transferido ou aposentado. As empresas são proprietárias e gerenciam seus ativos, processos e produtos, mas não o conhecimento necessário para que sejam operados ou executados corretamente.

Foi esse tipo de necessidade que chamou a atenção de Fábio Bussinger, CEO da QRtraining, uma plataforma digital voltada ao gerenciamento de conhecimento industrial. Por uma assinatura mensal, as empresas podem enviar seus vídeos tutoriais e armazená-los para que possam ser acessados por seus colaboradores a qualquer hora, quer sejam instruções digitais, micro treinamentos no próprio local de trabalho, registro de conhecimento tácito das operações críticas da empresa, tudo com acesso fácil, ágil e com inteligência de organização de conteúdo, através da simples leitura de QR Codes.

A plataforma proporciona total segurança de dados, conteúdo e propriedade intelectual aos clientes e usuários, com vídeos criptografados, além de inovadora tecnologia de proteção de sigilo e confidencialidade de conteúdo:

“Uma característica muito interessante de nossa plataforma é a utilização de uma alta tecnologia de proteção de sigilo e confidencialidade de conteúdo, chamada “Geo Fence”, em que o acesso a todo o conteúdo pelos colaboradores é limitado a um determinado raio de distância a partir do cadastramento da latitude e longitude da empresa. Um recurso que impede o compartilhamento indevido de informações confidenciais disponibilizadas na plataforma.” – explica Fábio Bussinger, CEO da QRtraining.

Outro benefício da disponibilização de conteúdo operacional na plataforma é a otimização de tempo e redução de custos com treinamentos específicos de novos funcionários: “Com o QRtraining, a empresa acelera exponencialmente o processo de treinamento de novos colaboradores, garantindo que eles irão executar os processos de forma correta desde a primeira vez, reduzindo significativamente os custos de “aprendizado” de novos funcionários.” – complementa Bussinger.

Vale destacar ainda que empresas com mais de uma planta operacional, seja no Brasil ou exterior, podem também se beneficiar com redução nos custos e tempo em projetos de transferência de tecnologia entre diferentes Sites.

Leia também:
+ “Teste de Invasão”: Novo serviço da PSafe identifica vulnerabilidades exploradas por hackers em ataques a empresas

Lançada em janeiro deste ano, e com empresas Nacionais e Multinacionais de peso em seu portfólio de clientes, como Abbott, Guerbet, Hypera, entre outros, a plataforma QRtraining conta com tecnologia exclusivamente brasileira, sem similar no mundo, o que tem despertado também o interesse de utilização por empresas industriais da Europa, como a Lactogal, maior produtora de alimentos lácteos de Portugal.

“Nós da Guerbet, como tantos em outras empresas, sofremos com equívocos e esquecimentos na execução de tarefas e missões. Facilitar a vida dos nossos funcionários da linha de frente tem que ser um mantra de cada um de nossos gestores. Essa é a oportunidade que a plataforma QRtraining nos traz! Por ser de fácil utilização e descrever visualmente, passo a passo, a tarefa, ela facilita muito a comunicação e se torna a solução ideal e mais inclusiva no dia a dia da indústria. Assim sendo, eu posso dizer que a facilidade de uso, a eficácia e a segurança da informação foram os três requisitos que nos levaram a escolher e adotar o QRtraining como recurso de ajuda dentro de nossa fábrica.” – declara Fernando Zaia, Diretor de Operações da Guerbet Brasil, multinacional francesa líder mundial na produção de contrastes radiológicos.

E embora a plataforma sirva como uma importante ferramenta para empresas do setor industrial, empresas de pequeno e médio porte, cada vez mais, se utilizam do QRtraining: “Além das diferentes e modernas tecnologias integradas à plataforma, temos como grande diferencial a democratização do uso de tecnologias de ponta por empresas de todos os tamanhos pelo custo cada vez mais reduzido através do uso da digitalização, o que será uma mudança de paradigma nos serviços de tecnologia prestados à indústria atualmente.  Outro fator relevante é o fato de a QRtraining ser a primeira plataforma mobile que atende a 100% dos requerimentos regulatórios de validação de sistema computadorizado na ANVISA.” – finaliza Bussinger.

Saiba mais em www.qrtraining.com.br
 
Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp