13/05/2021 às 00h08min - Atualizada em 13/05/2021 às 10h24min

O papel da gestão de projetos na construção de novos produtos para empresas de tecnologia

Por Omar Til Junior, Project Manager da Binario Cloud

https://binario.cloud
SALA DA NOTÍCIA Omar Til Junior
divulgação

De acordo com o Dicionário Michaelis, “projeto” significa “plano detalhado de um empreendimento a ser realizado”. No segmento de tecnologia, em especial, a gestão de projetos deve ter papel de destaque, sobretudo nos tempos atuais em que é priorizado o desenvolvimento de soluções sob medida para cada empresa, segmento e necessidade.

Para viabilizar um conjunto de entregas tão grandes  para um determinado produto, a Binario Cloud utiliza um mecanismo que vem conquistando mais espaço na cultura das principais empresas: o trabalho em equipe. Valorizamos cada vez mais a capacitação prática da equipe e construímos juntos  mecanismos que nos permitem trabalhar com nossos pares de forma organizada, consistente, previsível, sem perder a flexibilidade e a diversão de ser uma startup. Como isso é possível?

Através da figura do gestor de projetos. Seu papel é ser um facilitador, que vai colocar o time em sintonia e assegurar que os projetos estão sendo cumpridos dentro do prazo estipulado. Com isso, percebemos melhorias, como a otimização do tempo através do emprego de metodologias ágeis e comprovadas, redução de custos por meio de planejamento e aplicação do budget no timing correto, e, por fim, o monitoramento dos riscos realizado através do mapeamento ainda nas fases iniciais, que permite aos gestores uma avaliação minuciosa das possibilidades ao considerar todas as vantagens e desvantagens que cada passo pode trazer ao projeto em si. Tudo isso deve ser exposto de forma concisa: 90% do tempo em um projeto é gasto em comunicação, então ela deve ser a mais clara possível.

O lançamento de um projeto não é uma data final, mas sim, o primeiro de todos os nossos próximos dias – é aí que a gestão de projetos entra com todas as vantagens inerentes a ela. O gestor de projetos deve ser um "camaleão": flexível o suficiente para entender a cultura do cliente, transmitir sua mensagem para os squads (que possuem sua própria cultura) e, com isso, ser um agente facilitador ao remover os impedimentos e barreiras entre cliente e colaborador na execução dos projetos. Deve planejar os riscos do projeto, modificar o escopo rapidamente, perceber quando um sprint não está sendo tão produtivo quanto poderia e modificar seu timing. Deve aproveitar ao máximo o conhecimento de cada um em prol do objetivo final.

Sobretudo, o gestor de projetos deve conquistar o papel de líder por meio da interação com todos os integrantes,não só para mostrar o que deve ser feito, mas também exemplificar e dar um "norte" para que a execução do projeto ocorra da melhor maneira possível. É comum que as pessoas deixem de dar o devido valor pro relacionamento, mas dentro de um projeto ele se torna um entregável.

Na Binario Cloud, a área de gestão de projetos planeja, executa e monitora os esforços do time por meio de uma dezena de squads, que trabalham em sprints quinzenais, focados em trazer melhorias periódicas para soluções que já estão operativas. Sempre com base em boas práticas e metodologias ágeis, que visam maximizar os potenciais, tanto individuais quanto coletivos, de cada um dos squads sob nosso guarda-chuva. Por meio dos esforços da gestão e aplicação das metodologias, percebemos uma evolução não apenas em relação ao projeto, mas também às equipes, que tornam-se auto-organizáveis e ainda mais eficientes.

Os gerentes de projetos devem sempre ter em mente que o aspecto humano é fundamental, já que eles também lidam com os problemas e demandas dos clientes e devem inspirar sempre em sua equipe o propósito de ser  agentes de transformação através de projetos que visam sempre melhorar os processos e também a qualidade dos serviços ofertados. Não se preocupe em impressionar outras pessoas. Concentre-se apenas em como agregar valor às suas vidas.


Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp