27/05/2021 às 20h09min - Atualizada em 28/05/2021 às 18h21min

Decoradora Faby Martins explica sobre o uso da técnica de Retrofit na decoração

Claudiana Assessoria de Imprensa
SALA DA NOTÍCIA Jéssika Rezende
José Domingos
O retrofit é um processo de melhoria de instalações antigas que busca atualizar o espaço, corrigir problemas e torná-lo mais seguro e confortável. Sendo assim, é um processo de atualização e remodelação do uso de edifícios.

Esse processo é totalmente diferente de uma reforma comum e para melhor entendimento sobre, a design de interiores Faby Martins explica: “A palavra Retrofit, foi criada da junção de dois termos: “retro”, do latim, que significa movimentar-se para trás, e “fit”, do inglês, que significa ajustar-se. A tradução livre em português é “reconversão”, que na arquitetura significa intervenção em um espaço visando o reaproveitamento do acervo arquitetônico”, diz.

De acordo com os estudos realizados pelo Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS), desde 2013, o retrofit é a intervenção utilizada em edifícios do país, tendo como principal objetivo incorporar melhorias e alterar seu estado de utilidade.

Ainda segundo o CBCS, o processo de retrofit é uma técnica pouco disseminada no Brasil e diversos fatores podem ser apontados como obstáculos, por exemplo, a obtenção de retorno financeiro, especialmente quando comparado com empreendimentos novos, a ausência de legislação específica, uma vez que as atuais não fazem distinção clara entre reforma e retrofit, além da escassez de recursos tecnológicos disponíveis e a falta de familiaridade com essa prática por parte de projetistas e da indústria.

Vale destacar que o retrofit não está voltado apenas para a recuperação de um patrimônio subutilizado ou totalmente inutilizado na escala de edificações, podendo se estender, também, ao entorno urbano e ao design de interiores.

Faby Martins, uma das profissionais de destaque na área de construção civil e de design de interiores, possui um estilo marcante e único de colocar em prática os seus projetos, incluindo a técnica do retrofit. O talento e a dedicação dessa profissional paulista, de 38 anos, a tornaram uma das profissionais mais requisitadas do ramo, principalmente por celebridades.

Para acompanhar Faby Martins acesse:
Youtube: Mulheres em Obras
Instagram: @ faby_martinsoficial

 
Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp