11/11/2020 às 15h26min - Atualizada em 11/11/2020 às 16h36min

Dicas para mudar os hábitos de consumo de eletricidade e pagar menos na conta de luz

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI
O isolamento devido à pandemia causou um aumento no consumo de eletricidade para todas as famílias.
O objetivo da mudança de hábitos, além de reduzir os gastos em casa devido ao consumo de energia elétrica, é também ajudar a natureza, não esgotando seus recursos e administrando melhor o meio ambiente.

Dispositivos como cafeteiras, micro-ondas, televisores, decodificadores, computadores, impressoras, telefones sem fio, DVDs, modems, carregadores de celular, entre outros, podem aumentar o custo da sua conta entre 10 e 20%.

A maneira mais óbvia de evitar esse consumo excessivo é desconectando os dispositivos, mas isso pode ser complicado se você tiver muitos deles. Para isso você pode usar multicontatos com um switch, desta forma você pode desligar vários aparelhos elétricos da rede ao mesmo tempo.

Existem outros dispositivos que consomem energia mesmo desligados quando estão conectados à tomada, portanto, devem ser tomadas medidas para não desperdiçar energia.

Confira aqui quais as dicas para mudar os hábitos de consumo de eletricidade e pagar menos na conta de luz.

Como economizar energia e diminuir o valor pago na conta de luz

economia-energia.jpg
Na hora de pesquisar “saiba como emitir sua fatura atrasada”, você pode ter uma surpresa ao perceber que o valor da fatura diminui depois de ter adotado hábitos simples de consumo consciente.
É possível receber uma fatura de energia com valores mais baixos, desde que realize o consumo consciente, e, adote hábitos que ajudam a economizar o recurso, confira como a seguir:

Geladeira

O aparelho que mais consome energia. Portanto, você deve colocá-lo longe do fogão e fora do alcance dos raios solares. Verifique a perfeita vedação da porta e verifique periodicamente a embalagem, se ela não fechar corretamente pode gerar um consumo até três vezes maior que o normal.

Deixe os alimentos esfriarem antes de refrigerar. A posição correta do termostato está entre os números dois e três. No tempo quente, entre os números três e quatro.

Se você planeja comprar uma nova geladeira, selecione aquela que consome menos energia. Vale lembrar que os descongeladores automáticos consomem 12% a mais de energia elétrica e isso significa mais gastos. A tecnologia dos novos aparelhos foi totalmente pensada para auxiliar na redução de custos e preservação de recursos do meio ambiente.

Micro-ondas

Mantenha-os sempre limpos de resíduos e use-os apenas se for muito necessário. Descongele alimentos de forma natural em temperatura ambiente, não cozinhe no aparelho.

Máquina de lavar

Evite lavar roupas muitas vezes na semana, separe um único dia para uso da máquina. Cada vez que você lavar roupas, carregue a máquina de lavar até o máximo permitido, assim você reduzirá o número de sessões de lavagem semanais. Use apenas o detergente necessário, o excesso produz muita espuma e faz o motor funcionar mais do que deveria. O que implica em maiores valores na conta de luz.

Ferro de passar

Outro aparelho que consome muita energia. Usá-lo de maneira ordenada e programada economiza energia e reduz custos. Passe o maior número possível de roupas por vez, pois conectar o ferro várias vezes causa mais consumo de energia do que mantê-lo ligado por certo tempo.

Passe roupas grossas ou que precisem de mais calor primeiro e deixe roupas finas por último; desconecte-o um pouco antes de terminar para aproveitar a temperatura acumulada.

Liquidificador

Um liquidificador que funciona facilmente dura mais e custa menos; verifique se as lâminas estão sempre afiadas e não quebradas.

Áudio e vídeo

Não deixe rádios, televisores, DVDs ou outros aparelhos elétricos ligados quando ninguém os estiver usando. Mesmo que apenas um pequeno piloto esteja aceso, essas unidades consomem energia se não forem desligadas.

Iluminação

De preferência, use lâmpadas fluorescentes. O custo inicial é alto, mas no longo prazo são mais baratos. Entre os principais benefícios estão: vida útil 10 vezes maior e consumo de 25% da energia necessária às lâmpadas incandescentes.

Limpe as lâmpadas, pois o pó bloqueia a luz que emitem, além disso, apague-as quando não são necessárias. Ao trabalhar em uma mesa, use lâmpadas de mesa, como luminárias.
economizar-energia-s.jpg

Instalação elétrica

Verifique periodicamente se o medidor de energia elétrica funciona corretamente. Para isso, desligue todos os aparelhos elétricos, inclusive relógios e campainha; desligue todas as luzes e verifique se o dial do medidor não gira; Se o disco continuar girando, contate a distribuidora para verificar a instalação.

Em menos de 40 anos, mais de 70% da população mundial viverá em cidades e o consumo de energia se multiplicará. Economizar energia é muito benéfico para o meio ambiente e também para o nosso bolso.

Aparelhos conectados a tomada

Você já ouviu falar de gastos vampiros? É quando, por exemplo, você deixa o carregador do seu celular conectado na tomada, embora ele não esteja carregando o celular está consumindo um pouco de energia, e mesmo que não seja muita, se você adicionar com todos os outros aparelhos eletrônicos que você tem, já começa a notar a diferença.

Em casa você pode desligar praticamente tudo menos a geladeira, mas não é necessário ter sempre o liquidificador, o forno de micro-ondas, a televisão, etc. Esqueça as despesas com vampiros e ficará impressionado com o quanto pode economizar energia.

Vai parecer incrível para você, mas ainda existem muitas pessoas com hábitos energéticos obsoletos: se você sair de casa ou não utilizá-los, apague as luzes, desligue o ar condicionado, não deixe a televisão ligada, etc.

Eletrodomésticos com eficiência energética

Não se trata apenas de consumir e comprar novos produtos, mas existem eletrodomésticos que, embora continuem a funcionar, já não são tão benéficos. Um bom exemplo são as placas, placas velhas consomem muita energia, é melhor levar para uma central de reciclagem e comprar uma nova que seja econômica, além do bem ambiental em pouco tempo esse investimento vai render.

Mudar para iluminação LED

No início, as lâmpadas LED podem parecer mais caras, mas são muito mais eficientes e duram muito mais, é um investimento seguro.

Invista em energia renovável

Invista em energia solar, aquecedores solares e painéis solares para energia elétrica.
Se você mora fora da cidade, a energia eólica também pode ser uma boa resposta. Um bom investimento em energia renovável pode reduzir o consumo de eletricidade rapidamente em mais de 70% e porque não é totalmente dependente da rede elétrica.

Embora o investimento seja alto, o retorno pode ser recuperado em média de 10 anos e você vai aproveitar os principais benefícios de obter uma fonte de energia renovável.

Se aplicar e tornar estas dicas um hábito, junto com toda a sua família, poderá ver como o seu consumo de energia elétrica diminuirá consideravelmente desde o primeiro mês, o meio ambiente e a sua economia vão agradecer.

 
Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp