Muito se fala sobre a popularização dos podcasts como meio de consumir informação na atualidade. A facilidade em ouvir os episódios em áudio enquanto se dirige, ou se realiza outras atividades práticas, é sempre destacada quando os números de audiência são divulgados. Fato é que o brasileiro aderiu ao formato massivamente, colocando o país como um dos maiores produtores de podcasts do mundo.
Diante da onda crescente, a quantidade de empresas que têm incorporado esse tipo de produto ao seu modo de fazer negócios também tem aumentado exponencialmente. De olho na possibilidade da formação de comunidades ao redor dos temas, profissionais como psicólogos, advogados, coaches, e empresas de diversos setores têm “aberto o microfone” para gerar conteúdo em formato áudio.
A média de ouvintes de podcasts entre usuários de internet no país (24,5%) é acima da média global (18,7%). A projeção mundial é de que até 2024 o número de ouvintes de podcasts chegue a meio bilhão de pessoas.
Formação de comunidades
Quando enfrenta a comparação com o antigo rádio, no mundo dos negócios, os podcasts demonstram uma enorme vantagem quando se fala em nichos de mercado e publicidade. Para as empresas, o desafio é produzir conteúdo qualificado sem realizar venda direta, falando da marca de forma sutil.
Um exemplo bem-sucedido neste sentido é o do podcast Vem Para a mesa. Sucesso no mercado imobiliário, o programa é apresentado pelo consultor e palestrante do segmento, Sérgio Langer. Os episódios trazem referências especializadas para quem estuda e trabalha na área, fortalecendo a autoridade de Sérgio Langer, que possui quase 44 mil seguidores no Instagram. O podcast existe dede 2019, já possui 169 episódios e se define como o nº 1 do mercado imobiliário.
Para Bruno Bastos, gestor de Marketing da empresa CV CRM, sobre a experiência do podcast CV na Prática, criado pela empresa com foco no setor da construção, a inserção de podcasts como produtos de comunicação empresarial é uma tendência que auxilia na construção da marca.
“O ouvinte acaba aderindo ao conteúdo por identificação e por se beneficiar da informação que é fornecida”, explica.
Outras empresas de tecnologia como Facebook, Microsoft, e Lyft também já investiram na produção de programas próprios regularmente.
Histórias de sucesso
Outra tendência crescente são os podcasts que contam histórias. O Storytelling (ou “contação de história”, em português), velho conhecido do universo do marketing como uma poderosa ferramenta de geração de identificação na produção de conteúdo, também vem sendo adotado como formato para a criação em áudio para streamings.
No caso das empresas, um famoso gatilho do marketing chamado “prova social” pode ser utilizado na hora de contar seus cases de sucesso através de storytelling.
Sobre a utilização de storytelling no processo de construção de marca, Bruno Bastos, gestor de marketing do CV CRM, ainda explica que as histórias ajudam os ouvintes nas dificuldades que enfrentam no cotidiano de suas funções.
“No caso do CV na Prática, que é um podcast focado no público que se interessa pela área da construção, como empresários, gestores e corretores, a nossa preocupação é contar as histórias de sucesso no uso do produto, ao mesmo tempo em que orientamos essas personas em seus ofícios diários”, explica Bruno Bastos.
O podcast CV na Prática começou a ser produzido em julho de 2022, e, desde então, compartilha episódios semanais. Já são 38 episódios e, nos últimos quatro meses, o aumento das reproduções dos programas do CV na Prática no Spotify chegou a 67% quando comparado com o mesmo período anterior. Os vídeos dos episódios, que também são publicados no Youtube, já somam um tempo de exibição de 356,4 horas.
Diante dos números de sucesso, é provável que cada vez mais empresas como o CV CRM invistam em estrutura e profissionais capazes de gerar conteúdo qualificado e periódico para podcasts, que agora deixam de ser tendência e passa a ser uma realidade nos setores de comunicação das empresas.