Mesmo num cenário de crise, o UP Consórcios, fintech da Embracon, registrou um aumento de 49% no ticket médio de crédito contratado pelos clientes, passando de R$ 44.745,00 para R$ 66.813,00, quando comparado os meses de abril de 2020 e abril de 2021. Também houve um aumento de 37,5% no índice de clientes contemplados e redução de 19% no cancelamento total do consórcio.
“O sucesso do negócio se deu devido ao nosso relacionamento mais próximo do cliente com ações como a criação do departamento de Customer Success, atendimento via WhatsApp para esclarecimento de dúvidas e aviso do processo de contemplação, este feito também pelo nosso aplicativo, além do envio de kits de boas-vindas e contemplação”, explica Lorelay Lopes, head de Negócios do UP Consórcios. “O cliente gosta de se sentir lembrado e ajudado quando tem alguma dificuldade, por isso feedbacks rápidos e assertivos são fundamentais para atraí-lo e retê-lo”, finaliza a executiva.
A fintech segue a tendência de crescimento do setor. Segundo a ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios), de janeiro a abril de 2021, o Sistema de Consórcios apresentou desempenhos recordes nas vendas de novas cotas, chegando a 1,05 milhão, alta de 24,2% sobre 2020. No período foram registrados R$ 64,46 bilhões de créditos comercializados, contra R$ 40,43 bilhões em 2019, incremento de 59,4%. O número de participantes ativos chegou a 7,95 milhões de consorciados em abril, aumento de 8,3% em relação ao ano anterior.