21/06/2021 às 14h39min - Atualizada em 21/06/2021 às 20h12min

Como otimizar processos na indústria?

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI

Empresas que almejam ganhar destaque no mercado e atingir resultados em seus setores, otimizar o processo de produção é um desafio obrigatório durante a gestão na indústria. Isso porque a escala de fabricação é ampla, fazendo com que os gastos para a execução de suas atividades também o sejam.

 

Gestores de diferentes segmentos estão sempre focados em aplicar melhorias para elevar os lucros e amenizar os custos de fabricação dos produtos. Algumas decisões devem ser tomadas, para que assim haja um investimento reduzido no produto fabricado, criando também um empreendimento.

 

Além do mais, contar com o apoio da tecnologia em suas diversas vertentes pode ser decisivo para aprimorar operações, criar diferenciais e aumentar a eficácia nas tarefas. Desejando isso, darei as melhores estratégias para aperfeiçoar seu o processo de produção na sua indústria, para que assim se torne ainda mais competitiva. Vamos a elas!

Mapeamento do processo

O mapeamento de processos dentro da indústria é o ponto inicial na otimização de gastos. Essa etapa faz a identificação e análise das falhas existentes no processo de fabricação, que muitas das vezes ficam despercebidas por conta das repetidas execuções de tarefas do dia a dia. Onde por sua vez, representa entradas e saídas, sendo mais objetivo e claro.

Faça ações inteligentes

Separe as atividades conforme cada setor, oriente seus gerentes, colaboradores que estão a mais tempo trabalhando nos processos de fabricação dos produtos e os demais envolvidos na ação. Faça consultas, monte questionários internos, acompanhado de reuniões de para discutir as informações colhidas.

Classifique seus objetivos para cada processo

As indústrias pouco estruturadas geralmente não contam com métodos bem elaborados, onde executam as mesmas tarefas em diferentes áreas de atuação. E isso causa muito gastos causando ineficiência nas tarefas, tendo que muitas das vezes serem refeitos. Então avalie os propósitos, questione os processos de cada fabricação a ser realizada, gerando mais organização e economia de recursos.

Use a tecnologia a seu favor 

A tecnologia está aí e avançando conforme o tempo, as ferramentas digitais se tornaram um grande aliado para a indústria. Podendo ser aplicada de diferentes maneiras e em diversos setores, contribui não somente nesse ponto, mas em otimização de tempo, onde uma máquina automatizada entrega um serviço muito mais rápido e eficaz que um ser humano. Num cenário onde a concorrência é grande, que demanda rapidez e eficiência em suas tarefas.

 

Gerencie seu estoque 

Os gestores responsáveis precisam a todo momento estar sempre checando como anda seu estoque de material, além de prever as demandas, quantidade de produtos disponíveis para produção e o espaço reservado para estocar tudo que será utilizado. Existem várias formas para essa tarefa, de maneira manual, checando cada uma, mas sabemos que isso demanda tempo, muitas horas trabalhadas, o que gera gastos no processo de otimização. Mas como dito acima, use a tecnologia a favor da sua indústria, hoje existem soluções para essa tarefa, como sensores de localização, que registram tudo no seu estoque facilitando assim o processo.

Tenha um controle de qualidade

Sabe-se que qualidade tem que estar aliado na otimização dos processos visto que cada vez mais o mercado está exigente, e não aceita menos que isso, qualidade nos produtos fabricados e com razão. Possua uma equipe qualificada para essa tarefa importante, implante em sua empresa tecnologia avançada, reduzindo assim custos com manutenções de equipamentos. Hoje o mercado está recheado de novidades voltadas para otimizar tempo e dinheiro, com softwares, sensores, como por exemplo, identificam se sua máquina precisa de manutenção, como está a temperatura no local, fazendo revisões periódicas, para não prejudicar o produto final, o que se tornaria um prejuízo para a empresa.

Invista na tecnologia

Vimos que a tecnologia é um fator determinante para alcançar resultados, isso independente do seu ramo de atuação, sendo um fundamento para o crescimento e sucesso do empreendimento. Tendo um retorno bastante positivo e rápido, reduzindo os custos de escritório, a famosa papelada, podendo contar com uma equipe menor de colaboradores nas tarefas rotineiras. Uma empresa que adotou essa estratégia foi a  Oficinox, com investimento pesado em tecnologia para otimizar seu tempo de processo, com mais qualidade e rapidez. Outro ponto são as burocracias que causam irritação nos processos, adotar a tecnologia causa boa impressão, já que seu visual mostra mais organização, clareza e rapidez. Basta usar a empatia, colocando no lugar do seu cliente para entender suas demandas individuais.

 

Unindo uma boa gestão com as inovações tecnológicas sua empresa tem tudo para alcançar o sucesso, produzindo de forma inteligente, eficaz e de forma ágil.


 
Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp