21/06/2021 às 14h34min - Atualizada em 21/06/2021 às 20h12min

O que é indústria 4.0?

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI

Um novo conceito de indústria.

Ainda acredita-se que falar da indústria 4.0 é falar de algo complexo, de investimento caro, e somente grandes empresas de nível internacional terão acesso a esse novo conceito de produzir que surge para ficar, mas calma, antes de tudo vamos entender como funciona.

 

Trata-se de um novo conceito que engloba as inovações tecnológicas avançadas, como inteligência artificial, computação em nuvem, internet das coisas, robótica, que vem para mudar os modelos de produção e negócios das indústrias.

 

O termo indústria 4.0 é também chamada de 4ª Revolução Industrial, vem de um projeto de estratégias do governo alemão voltado para a tecnologia, e usado pela primeira vez na Feira de Hannover em 2011.

 

Com o fundamento de conectar máquinas e sistemas, criando assim uma rede de inteligência, controlando assim os processos de produção de forma autônoma, com essa autonomia as empresas irão prever falhas, agendar manutenções, adaptar mudanças não planejadas no processo de fabricação. 

 

Isso significa um grande avanço nas revoluções industriais, com fábricas mais inteligentes, causando impactos na forma de produzir, causando diversas mudanças em diferentes setores do mercado.

Os princípios da industria 4.0

Existem princípios para desenvolver e implantar esse conceito, que são :

 
  • Operação em tempo real

Possibilita captar informações, dados de forma instantânea, podendo tomar decisões em tempo real e ágil.

 
  • Tornar virtual

A era digital está presente aqui também, com sua virtualização permite rastrear e monitorar de maneira remota todos os processos devido a seus inúmeros sensores implantados.

 
  • Descentralização

Com tomadas de decisões descentralizadas, o sistema cyber-físico permite mais agilidade aprimorando assim os processos de fabricação.

 
  • Orientação

Utilizando de softwares aliadas ao serviço de internet, arquiteturas para melhor orientação de serviços e demandas.

 
  • Articulação

Produzir de acordo com a demanda, tornando maleável e fácil  as mudanças de fabricação das máquinas.

 

Os impactos da indústria 4.0

Como tudo que é novo e inovador causa impacto com esse conceito não foi diferente, já que será uma mudança no mercado como um todo. Constitui em um novo modelo de negócios, num mercado muito exigente, onde as empresas deverão implantar as necessidades para cada cliente.

 

Outra mudança será nas pesquisas na área de T.I, que deverá se desenvolver de forma contínua para tornar viável a nova adaptação das empresas, para esse novo padrão de negócios. Profissionais também deverão se adaptar, pois com o aumento da automatização muitas demandas deixaram de existir, as tarefas manuais e repetidas já vem sendo substituídas por máquinas, e tende a crescer mais com a indústria 4.0.

As bases da indústria 4.0

Com o avanço da tecnologia a indústria 4.0 já é uma realidade, junto ao desenvolvimento de pesquisas na área de engenharia e tecnologia da informação, que se consolida nas suas bases de relevância, que são:

 
  • Internet of things - IoT

Se trata da Internet das Coisas, que compõem conexão em rede de objetos físicos, local, máquinas e veículos por meio de dispositivos eletrônicos que coletam e trocam informações. Sistemas esses que funcionam na base da Internet das Coisas, com sensores e atuadores dos sistemas cyber-físicos.

 
  • Big data analytics

São estruturas de informações complexas que utilizam abordagens para capturar, analisar e gerenciar dados. Essa base consiste em 6Cs para gerenciamento de dados importantes, que são: 

Conexão à rede industrial, sensores e CLPs;

Cloud, nuvens de dados;

Cyber, modelo e memória;

Conteúdo/comunidade, compartilhamento das informações geradas e 

Customização, personalização e valores agregados.

 
  • Proteção

Transtornos podem ocorrer, como falhas de transmissão na comunicação de máquina para máquina, perda de dados, causando muitos prejuízos na fabricação. Imagine sua empresa como a Oficinox que possui um know-how de mais de 20 anos de seus sócios e clientes  perder informações importantes o que gerará uma dor de cabeça enorme,  por isso sistemas de segurança devem ser adotados para que informações sejam preservadas. A indústria 4.0 possui desafios e a segurança do sistema de informação é a chave para o sucesso. 

 

A indústria 4.0 traz inúmeros benefícios, o uso das tecnologias digitais permitem um grande aumento na capacidade de produção, otimizam os processos dos gastos de fabricação, para empresas de pequeno e grande porte. 

 

A previsão da implantação da indústria 4.0 é de crescimento, surgimento de novas atividades e profissões, aumento nas competitividades, novos modelos de negócios, maior demanda de serviço em diferentes ramos da indústria, como automotivo, alimentos e bebidas, máquinas e ferragens, gás e petróleo, têxtil e vestuário, dentre muitas outras atividades de mercado. 

 

Então conforme os princípios e bases da indústria 4.0 aliado ao avanço da tecnologia que não para, as indústrias e profissionais terão que se adaptar, e logo, a essas mudanças.


 
Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp