08/07/2021 às 05h56min - Atualizada em 08/07/2021 às 19h00min

Para lembrar ano de criação da cachaça em São Vicente, empresário cria lote da bebida produzida com ouro em edição limitada com 1532 garrafas

A bebida foi envelhecida por seis anos em sete madeiras distintas: Carvalho Americano, Bálsamo, Eucalipto, Sassafrás, Jaqueira, Amburana e com um toque de Acácia

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Há muitas teorias sobre a história da cachaça e como ela surgiu. Uma delas é de que tudo começou com o nobre e militar Martim Afonso de Souza. Em 1532, ele fundou a primeira vila da América portuguesa, localizada no litoral paulista: São Vicente. Ele chefiou a primeira expedição colonizadora do Brasil, distribuiu terras aos novos habitantes e deu início ao cultivo da cana e a construção de engenhos de açúcar. Sendo assim, podemos afirmar que a história da cachaça começou em 1532, no litoral de São Paulo.

A bebida foi conquistando cada vez mais espaço, e acabou se tornando um patrimônio do Brasil. Com o passar dos anos, foram surgindo novas versões da bebida com o objetivo de atrair novos consumidores e manter o mercado cada vez mais aquecido. Inclusive, a cachaça é a terceira bebida destilada mais consumida no mundo. “Algumas pessoas ainda costumam pensar na cachaça de um modo pejorativo, que é uma bebida muito forte e de qualidade duvidosa”, explica Leandro Dias, criador da Middas Cachaça, a única cachaça produzida com ouro no mundo.

Dias, até então, era um profissional da área de tecnologia, e em 2012, no Canadá, ele conheceu as bebidas alcoólicas produzidas com ouro puro. Impactado com o que viu, decidiu abrir mão da carreira e estudar por um ano tudo sobre o mercado de bebidas de luxo. Em 2014, a Middas foi lançada oficialmente no mercado. “Nosso objetivo foi dar uma nova cara a uma bebida tradicional e proporcionar aos consumidores uma experiência gastronômica inesquecível e impactante, então, além do sabor único, há a questão de poder olhar os flocos de ouro na garrafa, o que atiça a curiosidade de qualquer um, mesmo quem não aprecia esse tipo de destilado”, diz o empreendedor.

Produzida com ouro, com qualidade de pureza atestada pela União Europeia, o nome da bebida foi inspirado no rei mitológico que transformava em ouro tudo o que tocava. A bebida acaba de ganhar uma nova edição, e, para deixar a experiência ainda mais exclusiva, serão lançadas apenas 1532 garrafas, uma homenagem ao ano em que a cachaça foi criada. Ela foi envelhecida por seis anos em sete madeiras distintas: Carvalho Americano, Bálsamo, Eucalipto, Sassafrás, Jaqueira, Amburana e com um toque de Acácia.

Mais encorpada, essa edição possui 42% de volume alcoólico, além do aroma de chocolate branco, mel, coco e baunilha e toques de especiarias como cardamomo e noz-moscada. A alquimia da mistura de madeiras deixou ainda notas de frutas cristalizadas e pêssego maduro. A garrafa será vendida por R$ 437,00 no site oficial da marca: www.middascachaca.com.br. As garrafas são assinadas pelos proprietários Leandro Dias e João Almeida, jornalista e sommelier de cachaça.

A Middas é produzida na Destilaria Vitória, um dos alambiques mais tradicionais da Nova Alta Paulista, na cidade de Dracena. Foi fundada em 2014, em uma das primeiras propriedades da região, pela família Fioravanti, que já produzia na Itália vinho e aguardente. A região é reconhecida como Empresa Rural Sustentável pela Universidade Estadual Paulista – UNESP, além de estar dentro dos parâmetros do Ministério da Agricultura e Pecuária. “Além de transformarmos uma bebida tradicional em algo inédito no mercado, nossa história foi construída junto a pessoas e empresas que fazem a diferença no mercado de bebidas, e isso nos dá muito orgulho”, finaliza Dias.

Sobre a Middas

A formula Middas resulta em um sabor único e especial da bebida, de baixa acidez e de intensa sensação olfativa. Tal como a arte, a Middas possui um toque especial. A inovadora proposta traz uma cachaça acompanhada de um frasco com ouro comestível de 23 quilates, importado da Alemanha e que possui certificado de qualidade da União Europeia. A mistura do ouro ao produto dá a ele o máximo da sofisticação e do requinte que uma bebida com padrões internacionais de excelência pode proporcionar aos mais exigentes paladares.
 
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