21/07/2021 às 11h48min - Atualizada em 21/07/2021 às 16h21min

Aplicação de cloud computing nas empresas de todos os portes

* Por Armindo Sgorlon

SALA DA NOTÍCIA Gabriela Calencautcy
Divulgação
Há quem pense que a aplicação do sistema de cloud computing funciona só para as grandes empresas. Mas essa máxima não é verdade e pode ser instaladas em organizações de todos os portes e segmentos. Isso porque essa tecnologia oferece inúmeras vantagens para os negócios e consegue resolver um dos principais gargalos das PME´s, como orçamento reduzido e baixa probabilidade de erro, principalmente diante do atual cenário que estamos vivendo de instabilidade econômica devido a pandemia do novo coronavírus.

Antes de tudo é importante entender o conceito e as suas vantagens. Diferentemente do que ocorre nos dias de hoje onde os arquivos são armazenados em servidores e por um preço muito elevado, com a chegada da nuvem todo o trabalho deixa de ser executado pela empresa e passa a ser feito em servidores especializados e acessados unicamente pela internet.

Dessa forma, ele é realizado por meio de qualquer browser. Além do armazenamento inteligente, é possível utilizar o processamento bruto de máquinas de alta performance, acabando com a necessidade de investimento em computadores que a empresa usaria poucas vezes ao ano. Dentre as suas principais características podemos destacar o uso dessa aplicação de qualquer aparelho, independente do sistema operacional; assistência operacional constante; não é preciso se preocupar com manutenção, backup ou controle de segurança; todos os colaboradores podem compartilhar e trabalhar simultaneamente. Por isso que ela vem sendo muito utilizada pelas companhias.

De acordo com um levantamento da consultoria Gartner Group, a computação em nuvem continua em ascensão com investimentos que devem representar 14,2% do mercado global de tecnologia da informação até 2024. O estudo aponta também que 10% das empresas já desativaram seus centros de dados físicos e, em 2025, 80% das companhias de todo o mundo já vão ter transferido seus dados para Cloud.

Principalmente porque ela proporciona algumas vantagens como baixo custo, já que por meio dela não é preciso investir em mão de obra ou manutenção dos sistemas; alto retorno de investimento (ROI); escalabilidade, pois essa solução permite que sejam usadas as inovações adequadas sem grandes investimentos em equipamentos e softwares; seguranças nos dados armazenados e aumento da produtividade dos colaboradores.

Mas, para que a migração ocorra de forma tranquila, é importante definir as aplicações que vão para a nuvem; estabelecer responsabilidade de segurança e privacidade; realizar testes antes de disponibilizar para toda a equipe; promover treinamentos para os colaboradores e, por último, fazer onboarding para os clientes para garantir que estes conheçam cada peculiaridade do sistema.

Por fim, posso concluir que diante desses fatores, o cloud computing atende a todas as necessidades das PME´s, além do mais conseguem por meio do software ter acesso as mesmas soluções tecnológicas usadas pelas grandes companhias, por um valor acessível. Ou seja, você empreendedor, aposte nessa tendência e ela te proporcionará inúmeros benefícios desde o começo do negócio.

*Armindo Sgorlon atua como empreendedor desde os 23 anos. O empresário possui MBA em Gestão Estratégica pela USP e acredita que a tecnologia é capaz de transformar todos os setores e o negócio. Atualmente é CEO da SGA TI em Nuvem.

Notícias Relacionadas »
© 2021 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
contato@saladanoticia.com.br
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp