29/07/2021 às 14h31min - Atualizada em 29/07/2021 às 15h36min

O que a estética tem a ver com a saúde bucal?

O que o seu dentista tem a ver com a sua beleza? Dr. Paulo Scigliano, que atua há mais de 15 anos em Odontologia Estética e Implantologia Oral, esclarece as dúvidas sobre o assunto

www.pauloscigliano.com
SALA DA NOTÍCIA Roberta
Você sabia que os tratamentos odontológicos estéticos têm tudo a ver com a saúde da boca e, por consequência, com a saúde de todo o organismo?

O Dr. Paulo Scigliano, que atua há mais de 15 nas áreas de Odontologia Estética e Implantologia Oral, explica que alinhar um sorriso, corrigir a posição dos dentes, verificar se a mordida está sendo realizada de forma adequada e, até mesmo, repor dentes que faltam trazem benefícios para a saúde de forma geral.

“A mastigação correta e alinhada garante que os alimentos sejam processados adequadamente na boca para serem digeridos na sequência. A dentição completa e alinhada melhora a parte estética, mas também ajuda na melhor absorção dos nutrientes pelo corpo”, afirma o Dr. Paulo.

Ainda segundo ele, os dentes alinhados também são mais fáceis de serem higienizados, o que reduz a possibilidade de cáries e de outros problemas.

Outra vantagem é que a correção da mordida também ajuda a prevenir dores de cabeça, nos ombros e no pescoço. “Problemas no alinhamento dos dentes podem causar sobrecarga de um lado ou de outro da mandíbula e, como dizemos, a máquina em desequilíbrio acaba sofrendo desgastes irregulares, o que ocasiona dores”, conta Dr. Paulo.

Além de todos esses benefícios, ter uma arcada completa e alinhada melhora a dicção e a respiração, isso sem falar na autoestima. Ou seja, o resultado impacta diretamente na qualidade de vida.

Que tipos de tratamento estético o dentista pode fazer?
Existem especializações dentro do universo dos tratamentos da saúde bucal para que se atue na estética. O profissional que realiza os IMPLANTES DENTÁRIOS atua para recompor uma falha na boca. A reabilitação oral, que quando bem cuidada pode durar mais de 20 anos, tem grande impacto na funcionalidade da mastigação, sem falar na estética. “Implantes dentários são, talvez, a forma mais atual de se chegar à reabilitação oral com excelência”, afirma o Dr. Paulo.

Por meio de parafusos de titânio fixados nos ossos maxilares, são construídas próteses, ou fixas ou removíveis. Os implantes devolvem ao paciente os três pilares da reabilitação oral: forma, função e estética. “Hoje, é um procedimento extremamente seguro, com chance de mais de 95% de sucesso, e que devolve a autoestima e melhora o bem-estar e a qualidade de vida do paciente”, completa o Dr. Paulo.
Já o dentista que realiza ALINHAMENTOS ORTODÔNTICOS, por exemplo, corrige o posicionamento dos dentes e o alinhamento da mordida. “A tecnologia em torno desse serviço evolui rapidamente e hoje há equipamentos discretos e eficientes, que fazem esse tipo de correção sem comprometer demais a aparência do paciente durante o tratamento”, conta.

Para melhorar o sorriso, o CLAREAMENTO DENTAL é um dos procedimentos mais procurados, pois é um dos mais econômicos e ajuda livrar os dentes dos tons amarelados que adquirem com o tempo. Já as LENTES DE CONTATO DENTAL ganharam destaque, inclusive entre os famosos, por serem próteses finas, ajustadas aos dentes naturais, que corrigem imperfeições como dentes desiguais, desgastados ou manchados.

Além dos dentes, existem as cirurgias de correção das gengivas, ou PLÁSTICA GENGIVAL, que corrige tanto a sobreposição da gengiva aos dentes, quanto os casos de retração da gengiva.
Segundo explica o Dr. Paulo, a função do dentista hoje, no campo da estética, vem crescendo em possibilidades. Já é possível que sejam realizados no consultório, procedimentos como aplicação de toxina botulínica, bichectomia ou até mesmo procedimentos voltados à harmonização facial. “O que se recomenda em todos esses casos, é que se procurem profissionais habilitados e referenciados no mercado, para que o melhor resultado possa ser garantido”, recomenda. 

Sobre o Dr. Paulo Scigliano - Graduado em Odontologia pela Universidade Paulista (UNIP) em 2001, é Especialista em Implantologia Oral e Prótese Dentária pelo Conselho Federal de Odontologia.
Oficial da Reserva do Exército Brasileiro pertencente ao Serviço de Saúde, permaneceu no Serviço Ativo por sete anos, cuidando dos militares e de suas famílias nas Unidades em que serviu e promovendo a saúde bucal, por meio de Ação Cívico-Social (ACiSo) no vale do rio Ribeira e em população ribeirinha no litoral sul do Estado de São Paulo.

Frequentou por dois anos, como visitante, o Departamento de Periodontia e Prótese Dentária da Universidade de Roma1 ”La Sapienza” Faculdade de Medicina e Odontologia, onde aprimorou seus conhecimentos em Reabilitação Oral com enfoque em Cirurgias Reconstrutivas de Maxílas e Mandíbulas Atróficas. Dedica-se à Reabilitação Oral e Odontologia Estética. É membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética e ITI Member (International Team for Implantology).
Atende em consultório próprio no bairro de Higienópolis, em São Paulo (SP) e como cirurgião–colaborador, na Tutti Odonto, em Santo Amaro, São Paulo (SP).

Contato: www.pauloscigliano.com
Facebook: https://www.facebook.com/drpauloscigliano
Instagram: https://www.instagram.com/dr.pauloscigliano_dds/
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/paulo-scigliano-dds/
 
Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp