17/11/2023 às 07h36min - Atualizada em 17/11/2023 às 19h54min

Senac em Minas lança e-book gratuito sobre Queijo Minas Artesanal

Publicação aborda história, legislação e produção da iguaria em Minas Gerais

Luciana Rodrigues d'Anunciação
Divulgação/ Senac em Minas
Um dos alimentos preferidos dos mineiros, o Queijo Minas Artesanal (QMA), já dispõe de uma publicação totalmente dedicada, com o lançamento do e-book “Queijo Minas Artesanal: Gosto e Território”. A obra está disponível gratuitamente no site do Senac em Minas, neste link

A publicação traz uma perspectiva histórica sobre a iguaria e informações sobre a produção, a legislação, as microrregiões produtoras e alguns aspectos relevantes para a degustação e o conhecimento do Queijo Minas Artesanal. E ainda o mapeamento de informações importantes acerca do produto em sua jornada de reconhecimento enquanto patrimônio da cultura alimentar mineira.

O e-book foi desenvolvido ao longo de 2022 pelo Núcleo de Extensão e Pesquisa da Faculdade de Gastronomia do Senac em Belo Horizonte, como obra de referência tanto para estudiosos da gastronomia quanto para apreciadores e entusiastas da cozinha regional e do Queijo Minas Artesanal.

Atuaram na elaboração da publicação os docentes Frederico Divino Dias e Carolina Figueira da Costa (orientadora do projeto), a colaboradora Karla Lima Cunha Amorim, a docente Aline Monteiro, os estudantes Caio César Diniz Neves, Sofia Emanuele da Cruz Oliveira e Renan Gueiros de Moura Eça. Eduardo Girão e a Renata de Paoli, dois especialistas em queijo, profissionais de referência do mercado, também participaram do projeto. 

Queijo Minas Artesanal 
O Queijo Minas Artesanal é um dos mais antigos e tradicionais queijos brasileiros, reconhecido como elemento simbólico que perpassa as identidades culturais e sociais da sua região originária.  

Elaborados a partir do leite cru, recém ordenhado e não pasteurizado, os queijos artesanais são compreendidos como produtos vivos que dizem muito sobre seus territórios e populações envolvidos em sua produção. Seu valor nutritivo é também simbólico, capaz de nomear culturas e distinguir grupos sociais.  

A produção e divulgação de conhecimento podem contribuir para compreensão e valorização das diversas esferas atravessadas pelo simbolismo do Queijo Minas Artesanal. 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp